Marketing Digital

23 fev, 2010

O Twitter é a cara do futuro

Publicidade

Instantaneidade, colaboração e customização. Podemos resumir assim a
cara do futuro. E nada melhor que o Twitter para exemplificar como os
três conceitos juntos funcionam muito bem!

Instantaneidade

Com a otimização de processos, encurtamos prazos e aproveitamos o
tempo ganho para preenchê-lo com outras atividades, projetos e
trabalhos. Com isso, convivemos e nos acostumamos com a idéia de que não
temos mais tempo para esperas e que tudo deve ser muito rápido.

Através dessa mudança no dia-a-dia do homem é que o Twitter
conquistou adeptos, atingindo assim grande sucesso entre as mídias
sociais. Tal sucesso provocado pelo encontro das possibilidades do Twitter com nossa necessidade atual: agilidade no acesso à informação.

No Twitter a informação pode vir como atualização de perfis, que
variam dos corporativos aos de amigos. Dependendo de quem segue, você
recebe notícias, atualizações de blogs, dicas, comentários e o que
nossos amigos estão fazendo e pensando.

“(?) como o Twitter é
uma mistura de mini e-mail, microblog e rede social, foi rapidamente
descoberto por blogueiros e jornalistas, que começaram a usá-lo para
atualizações freqüentes de informações, como links e fotos, no conceito
chamado de microblogging” . (Cláudio Torres, em
A bíblia do marketing Digital)

A informação multiplica-se pela facilidade em escrever e bolar algo
para um espaço curto e restrito a 140 caracteres. A informação curta
facilita a leitura. Rapidamente conseguimos ler o que cada perfil da
nossa lista está escrevendo, pensando ou noticiando. Puro processo de
usabilidade. Afinal, aprendemos com as convenções que, como títulos e
letterings em jornais, por exemplo, encontramos mais facilmente aquilo
que desejamos ler, por saber que são resumos.

O espaço curto também auxilia na redução de tempo para se escrever
algo. Um texto maior, contendo detalhes do assunto, que por padrão
encontramos em portais e blogs, logicamente aumenta o tempo de
divulgação da informação. Já o Twitter, em seus 140 caracteres, permite que se solte rapidamente uma frase que resuma o ocorrido.

Colaboração

A necessidade de difundir uma informação, seja ela em primeira mão ou
não, também auxiliou no crescimento e sucesso do Twitter. O homem
naturalmente tem a necessidade de participar, de colaborar e trocar
informações.

“Entender como a web
funciona, e assim entender como inserir sua empresa neste novo mundo,
passa por entender como as pessoas colaboram com a criação e a recriação
da informação. Não é à toa que alguns sites como MySpace, Facebook,
Orkut e vários outros apostam no conceito de comunidade virtual – as
pessoas precisam estar em contato umas com as outras, e pela internet
isto é potencializado. Afinal, segundo Aristóteles, o homem é um animal
social e político”, Conrado Adolpho, em Google Marketing.

A internet já é, por si só, uma grande aliada da disseminação da
informação, e o blog é um excelente exemplo de ferramenta que cresceu com
a colaboração de pessoas dispostas a gastar, ao menos um pouco do seu
tempo, para compartilhar informações, opinar e discutir.

No Twitter, basta uma câmera na mão, um PC conectado à internet e um
bom motivo para que você facilmente espalhe seu micropost, fomentando assim o
famoso jornalismo colaborativo.

“A geração digital se
comporta de forma muito mais critica e opinativa. Hoje cerca de 50 a 100
milhões de blogueiros que se comunicam pela internet, expressando
idéias e experiências com produtos e compartilhando informações sobre
empresas e negócios. (?) O consumidor virou mídia”  André Telles, em Geração
Digital.

Customização

Na web há uma tendência à customização, uma vez que o usuário é que
tem total poder de o que ele quer ver e receber, ou seja, por onde ele
quer navegar. Com o Twitter não é diferente. O usuário escolhe os
perfis que quer seguir, para que assim receba informações personalizadas
de acordo com aquilo que escolheu.

“No Twitter você pode
encontrar perfis de pessoas que falam constantemente o que estão
fazendo, serviços de notícias e informações de agências de notícias e
tuits de blogueiros que reproduzem pequenos trechos de seus posts, além
de comunidades que divulgam informações sobre suas causas”. Cláudio Torres, em A
bíblia do marketing digital.

Bem diferente da cultura de massa, a customização é a tendência que
está presente na internet. Toda ferramenta ou produto que podem ser
customizados recebem uma grande vantagem em relação a outros
produtos/ferramentas justamente porque os consumidores não querem
receber mais aquilo que todos recebem.

A customização é um dos pontos essenciais para que se atinja a
valorização ideal para os produtos/serviços. Se a ferramenta customizada
torna-se a cara do usuário (ou seja, no Twitter escolhendo aquilo que
quer receber), certamente ele retornará e fomentará a tal ferramenta.

Para finalizar, deixo uma frase que fecha muito bem os conceitos
abordados neste texto:

“Essa conversa mundial
em tempo real muda tudo porque criou-se um imenso boca-a-boca global
sobre absolutamente qualquer assunto. Você sabe o que as pessoas pensam
em tempo real sobre políticos, um produto, uma marca, etc. As opiniões
estão lá, são transparentes, e afetam a forma de se fazer marketing e
entretenimento”. Loic Le Meur, criador do site Seesmic.com (fonte:
estadão.com.br)

Até a próxima!

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