Marketing Digital

14 jan, 2010

A web na comunicação integrada

Publicidade

No atual planejamento estratégico de marketing, a integração da
mídia online e offline para a publicidade tornou-se necessária diante
das características distintas de cada individuo. Somos diferentes pois
sofremos as interrupções no dia-a-dia de formas também diferentes.
Saber exatamente como se comportam e reagem esses indivíduos diante das
exposições de anúncios e mensagens torna-se uma tarefa de muito
estudo, que exige análise profunda do público almejado.

Essas
interrupções ocorrem no caminho para o trabalho, ao entrar em um site,
ao ler uma revista, ao abrir um e-mail, entre outros. Constantemente
somos bombardeados por anúncios sedentos por leitura e apreciação.
Somos bombardeados de formas diferentes e escolhemos recebê-los ou não
por uma série de fatores que envolvem aspectos emocionais e racionais.

As organizações vivem bolando estratégias para tentar entender a
cabeça do consumidor e como de fato conseguir transmitir sua mensagem.
A estratégia por si só não concretiza-se apenas com a mensagem, mas
necessariamente ela precisa do estudo de outros dois fatores que, apesar
de diferentes, não funcionam separadamente: unidade e crossmedia.

Crossmedia é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline (Wikipédia)

Distribuir experiências em plataformas diferentes é essencial em uma
campanha estratégica. Dosar o investimento para cada tipo de mídia,
visando as características de seu público alvo, é parte essencial e definidora do sucesso da campanha. A unidade é o complemento essencial que
confere a integração entre design e experiência, de forma que o cliente
identifique a mensagem.

A vantagem da integração no ambiente online

Uma das diferenças entre a mídia online sobre a offline é a forma
com que a publicidade é inserida e apresentada. A internet tornou-se um
ambiente de entretenimento, cultura, informação e diversão. Assim, a
publicidade teve que adaptar-se a esse meio, ou melhor, de alguma forma
fazer parte do meio.

Bons exemplos não faltam. Se o usuário faz
uma busca no Google, por exemplo, os links patrocinados são relacionados com o que foi pesquisado. Seja por email ou diretamente em sites como Youtube, os vídeos só são vistos e repassados se forem interessantes.
No twitter você segue aqueles que quer seguir. Se você opta por seguir
uma empresa, provavelmente ela lhe dará algo por isso, seja em
informação ou em promoção.

A web toma a frente da comunicação integrada. Por parte dos
usuários, por sua praticidade, facilidade e quantidade de informações
gratuitas; e, por parte das empresas, por sua aproximação com o cliente,
feedback e possibilidade de maior integração e experiência.

Assim, uma ação com crossmedia bem estudada, levando em conta a
unidade, mensagem e investimento alocados de forma coerente com o
público alvo potencializam a marca, dando maior visibilidade e
possibilidades de negócios.

Para fechar a idéia, listei algumas dicas que acredito serem essenciais:

  • Adquira uma visão ampla das mídias e suas possibilidades. Essa
    visão permite que você necessariamente não conheça de tudo, mas saiba
    como é o processo em cada ferramenta e o que ela se pode fazer com ela.
    Se, por exemplo, você é um designer e não entende de 3D, saber quais
    são as possibilidades da ferramenta é essencial para sugerir produtos.
  • A grande vantagem da tecnologia digital é a maior integração entre
    cliente e organização. Ela permite feedback positivo e negativo, por
    exemplo, a partir de comentários em mídias sociais. Por isso, busque
    informações de como conseguir esses resultados. Estudar como funciona o
    Google analytics (Plataforma do Google que auxilia no monitoramento de
    visitantes no site) e como retirar resultados já é um ótimo começo!
  • Passe a ver a solução de um projeto como uma campanha integrada. Em
    uma primeira conversa com o cliente, veja se há uma abertura para
    orçamentos em investimentos diferentes do que ele solicitou primeiro.
    Se você perceber a disposição do cliente em receber orçamento de um
    projeto em diferentes mídias, aproveite seu lado criativo e apresente
    uma proposta inteligente e que mostre a integração de cada mídia.
    Mostre o quanto a campanha será potencializada se for publicada em
    distintas mídias.
  • Estude para quais mídias o investimento deverá ser mais pesado.
  • Permita a unidade em todos os anúncios veiculados, e como juntos podem proporcionar a experiência ao cliente.

Até a próxima!