Marketing Digital

22 jan, 2010

O sorvete social – o consumidor e a distribuição de conhecimento e informação

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Comecei, há alguns dias, a leitura do livro “A bíblia do marketing digital
do autor Claudio Torres, e já no primeiro capítulo encontrei uma
excelente história que ilustra muito bem o processo de transformação do
consumidor com a chegada de meios para distribuição de conhecimento e
informação. Gostei tanto de seu desenvolvimento e da forma com que
encaixa-se com o contexto que estamos vivendo, que fiz questão de
digitá-la e comentar para que vocês também pudessem tê-la como
referência ilustrativa desse processo.

Em alguns pontos do texto, coloquei em negrito frases que merecem uma atenção especial durante a leitura.

Espero que também gostem!

O Sorvete Social

Scoopville é uma pequena cidade famosa por seu sorvete,
onde há mais de vinte anos a empresa Big Ice Cream vem produzindo
sorvetes de excelente qualidade, em sua grande fábrica na cidade.

Um dia, a Big Ice Cream, preocupada com o atendimento de seus clientes, criou um grupo de trabalho que após vários estudos, descobriu que poderia maximizar os lucros da empresa, oferecendo três diferentes sabores de sorvete: chocolate, baunilha e morango. Os consumidores de Scoopville ficaram contentes com a novidade, afinal, nunca haviam imaginado que sorvetes pudessem ter sabores diferentes.

Mas um dia algo aconteceu em Scoopville. Uma nova invenção chegou à cidade. Um novo eletrodoméstico, que permitia a qualquer um fazer seus próprios sorvetes, a um custo competitivo. Isso mudou tudo.

Os Smith decidiram fazer sorvete de abacaxi. John fez sorvetes de
pistache. Silvia, apaixonada por conservas, inventou o sorvete de
picles. E de repente, todos na cidade começaram a inventar seus
próprios sorvetes, de todos os sabores imagináveis, a um custo baixo, distribuindo depois a seus amigos e parentes.

Obviamente, alguns sorvetes eram mais populares que outros, mas tudo bem. O sorvete de picles da Silvia tinha poucos fãs, mas eles eram muito fieis, e se divertiam com a idéia de que eram os únicos que gostavam de sorvete de picles.
o sorvete de John ficou tão famoso entre os amigos que ele criou sua
própria loja, onde passou a vender os sorvetes que criava.

Com o tempo as pessoas começaram a pensar diferente sobre o
sorvete.  Ele não tinha que vir só de uma fabrica: podia ser produzido
por amigos e parentes. O sorvete se transformou em algo para compartilhar, para reunir pessoas, para se divertir.

A Big Ice Cream continuou fazendo seu melhor sorvete de baunilha da cidade e, para a surpresa deles, por causa do interesse em sorvetes, as vendas da empresa aumentaram. Mas foram os sabores originais e a criatividade dos sorvetes feitos pelos moradores que trouxeram pessoas de todos os lugares para a cidade.

Entretanto, os visitantes enfrentavam um problema. Eram muitos
sabores e muitas pessoas fabricando. Os visitantes ficavam perdidos.
Queriam conhecer os mais populares, os mais novos, os mais
interessantes, mas tinham dificuldades de encontrá-los.

Então John teve uma idéia: colocou um painel na frente de sua loja e convidou seus clientes para escreverem o que achavam dos sorvetes que experimentaram. Eles podiam dar notas, indicar sorvetes e colocar comentários com suas impressões pessoais.

As pessoas adoraram a idéia. O painel de Silvia mostrou como seu sorvete era único, e o John se encheu de comentários positivos.

No final, algumas coisas ficaram claras: os sorvetes melhoraram, porque
os fabricantes aprendiam diretamente de seus clientes; as opiniões nos
painéis funcionavam melhor que qualquer propaganda, atraindo mais
clientes; e os painéis permitiam que os consumidores encontrassem
exatamente os sorvetes desejados.

A combinação da nova tecnologia com uma nova maneira de se
relacionar com as pessoas e os consumidores tornou Scoopville uma
cidade única.

Fim!

Troque agora a fábrica em Scoopiville por grandes organizações
detentoras de conhecimento e informação, os sorvetes pela informação, o
eletrodoméstico utilizado para fazer os sorvetes por blogs e
ferramentas de interação e as placas por mecanismos de busca.

O interessante é a reflexão sobre cada detalhe da história. O quanto
a informação e sua personalização são ilustradas pelo gosto de cada
pessoa por determinados sorvetes e como elas, entre si, identificam-se
por isso. Os diferentes sabores aproximaram pessoas, pois muitas se
encontraram em locais que só possuíam o tipo de sabor que gostavam,
semelhante aos blogs e comunidades de redes sociais, onde pessoas
encontram-se e compartilham assuntos e gostos em comum.

A indicação pelas placas pode ser comparada às ferramentas de
buscas. Pelos resultados de uma busca você consegue encontrar mais
daquilo que deseja saber; assim, quanto mais pessoas apontam para você,
melhor você será posicionado, consequentemente, mais visitas terá.

Para finalizar, acredito que o mais importante é a reflexão sobre um dos últimos detalhes da história: como toda a cidade mudou e cresceu por causa do conhecimento, do encontro, da opinião e por compartilharem daquilo que gostam.

Aproveito para indicar a leitura do livro a A Biblia do Marketing Digital, de onde essa história foi retirada. Ele é um
grande guia para quem deseja obter mais informações sobre marketing e
publicidade na internet.

Até a próxima!