Carreira Dev

23 out, 2009

Twitter não é apenas “mais uma ferramenta”

Publicidade

É fato. Curiosidade realmente é característica do ser humano. Se a
moda do momento é estar onde todos estão, por que então não criar uma
conta do Twitter?

Segundo pesquisas da Nielsen Online, 60% dos usuários que criaram uma conta no Twitter deixaram de utilizar o sistema.

E foi a partir desse pensamento que muitos criaram sua conta e
deixaram de utilizá-la. Talvez ela tenha sido causada pela curiosidade
mal planejada e sem foco. Os 60% podem achar o que também achei pouco
tempo depois de ter feito minha conta: que o Twitter era apenas mais uma
ferramenta na internet.

Por pouco não entrei nos 60%. Em
setembro de 2008, aderi ao Twitter. De primeira, achei o máximo!
Consegui adicionar muitas pessoas, mandar e receber mensagens.
Passados alguns dias, acabei achando a ferramenta chata e sem sentido.
Só em dezembro, depois que descobri o que eu poderia obter no Twitter,
é que consegui utilizá-lo de maneira potencial, principalmente no que
diz respeito à coleta e divulgação de informações e dicas.

Por que gostar do Twitter?

O Twitter conseguiu fazer parte do meu dia-a-dia. Através dos perfis
de sites e pessoas, consigo manter-me atualizada. Sou informada do que
está rolando na minha cidade, o que há de novo na área de tecnologia,
indicações de artigos para leitura, portfólios para referência, entre
outros.

Uma boa estatística para mostrar que não só eu, mas outros
twitteiros estão utilizando a ferramenta para isso, foi divulgada pelo @mestreseo :

“Muitos utilizam o Twitter para buscar informação e se
atualizarem pela internet ( 91.42%), compartilham opiniões, críticas e
seus pensamentos, podendo conversar com outras pessoas da rede. A
maioria dos Twitteiros, 80%, segue perfis de agências de notícias, jornais, revistas e portais.”

Fazendo seu networking com o Twitter

O Twitter é ótimo para fazer seu networking e a criatividade deve ser
utilizada constantemente. Falo em criatividade não só nos tipos de
mensagem para atrair seu público, mas também na hora de escrever algo
com conteúdo em um espaço pequeno, de apenas 140 caracteres. Sites que
reduzem as URLs e os RT já são bons exemplos dessa criatividade.

Quanto ao público do Twitter, é bem interessante o que disse o @publicidadeweb:

“No perfil do público brasileiro no Twitter
há uma predominância de homens jovens-adultos, entre 21 a 30 anos,
solteiros do estado de São Paulo e Rio de Janeiro. As pessoas que estão
plugadas nessa rede são predominantemente estudantes do ensino superior
ou graduadas e estão geralmente conectadas a internet mais de 50 horas
na semana.”

Quando você Twitta ou Retwitta informações relevantes, seus
microposts ganham valor, atraindo, conseqüentemente, a atenção dos
usuários para seu perfil. E o micropost não precisa necessariamente ser
sério. Transmitir informações com humor é também uma forma de transmitir
conteúdos relevantes. O sucesso não pertence apenas aos portais
de noticias que estão no Twitter. Seguir perfis como o @kibeloco e @rafinhabastos, entre outros,  é ótimo
para quebrar a rotina.

Crescimento do Twitter no Brasil

O Twitter vem crescendo muito. Já e até
normal você divulgar seu telefone, e-mail e Twitter.
Comentaristas, emissoras de TV, rádio, jornais, anunciam seus nomes de usuário.
Se falarmos em “interatividade”, o Twitter conseguiu representar
bem isso.

Segundo o Nielsen Online:

“De fevereiro a março, o número de usuários brasileiros do Twitter cresceu 97% (334mil para 677mil)”

O Twitter também aproximou a empresa do cliente. De forma explícita,
com o nome da empresa, ou de forma maquiada, através de sites que
possuem o objetivo de serem guias. E é nesse ponto que as empresas
estão investindo na ferramenta. Segundo o @oficinadanet:

“Cerca de 53,6% dos usuários do Twitter acham
interessantes ações publicitárias nesta ferramenta, 33% já participaram
de alguma ação publicitária e 70% seguem perfis de empresas, eventos ou
campanhas publicitárias.”

O usuário do Twitter é mais adepto à publicidade, pois é ele que
escolhe se quer receber ou não informações sobre determinada empresa.
Se o perfil que ele escolheu seguir não repassar aquilo que ele
esperava, deixar de segui-lo é simples. Assim, quanto mais a
organização entender o perfil do seu público e qual o tipo de
informação ele deseja receber, mais adeptos terá.

Para finalizar

Somando dados e informações, é possível perceber que o tipo de
usuário que permanece no Twitter é bem diferente dos usuários de outras
mídias sociais.

Diferentemente do Orkut, por exemplo, no Twitter, dependendo dos perfis que você segue, se você não está constantemente na frente de um PC, é quase
impossível acompanhar o que cada um está repassando,
pois as informações são constantemente atualizadas. Assim, acredito que se o
usuário não trabalha sempre na frente de um computador com internet
e/ou se ele não tiver algum foco na utilização do RTwitter, logo ele não
achará utilidade em tal ferramenta.

60% é uma quantidade expressiva de usuários que deixaram de
utilizá-lo, mas como a ferramenta ainda é relativamente nova, situações como essa se tornam inevitáveis.

Diante desse contexto, acredito que se o seu objetivo é transformar
o Twitter em algo que lhe acrescentará valores profissionais e
pessoais, utilize-o como ferramenta de geração de conteúdo e
informações. Seja autêntico, espontâneo e transmita valor aos seus
seguidores. Siga perfis não só de amigos, mas de sites e pessoas que
repassam informações da sua área e interesse.

Já se o objetivo do seu Twitter é divulgar seu perfil como ferramenta de publicidade, transmita
o conteúdo sobre aquilo que você objetivou. Veja como seu público-alvo
está reagindo a esse tipo de ferramenta de mídia social e que tipo de
informação ele deseja receber. Esteja sempre focado, seja espontâneo e
sempre envie mensagens. Se um usuário está te seguindo é porque ele quer
receber informações suas. Mas informações relevantes.

Para finalizar deixo uma dica que procuro aplicar em todas as
atividades que pratico que envolvem aprendizado: potencialize-se.
Utilizar o Twitter de forma potencial com certeza agrega valor –
transformado em conhecimento, informação e até diversão – ao seu
dia-a-dia.

Até a próxima!

*

Fontes:

http://www.mestreseo.com.br/twitter-seo/estatisticas-twitter-brasil
https://imasters.com.br/noticia/13020/midiasocial/pesquisa_sobre_brasileiros_no_twitter_e_divulgada/
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/2047/estatisticas_sobre_o_twitter
https://imasters.com.br/noticia/14424/midiasocial/usuarios_do_twitter_sao_mais_abertos_a_publicidade/
Revista www.com.br ediçao 111