Marketing Digital

7 dez, 2009

Informação: da revolução ao excesso

Publicidade

“As condições ideais para mudar o mundo e criar coisas
extraordinárias atualmente estão à disposição de qualquer um que tenha
um computador e um modem. Porém, mais do que isto, para de fato
mudarmos o mundo precisamos entender o que a Revolução da Informação
representa ou pode representar em nosso cotidiano.” (Fonte: livro Google
Marketing
, de Conrado Adolpho)

Você já parou para pensar em como o mundo está mudando, com a
disseminação da informação através da internet?  Em tão pouco tempo,
mudanças, em diversos campos, estão tornando-se tão perceptíveis quanto
irreversíveis. E é a partir dessa disseminação, mediante a adesão de
milhares de pessoas, que nossa maneira de nos relacionarmos, de comercializar e
trabalhar está sendo alterada significativamente.

Se
hoje vivemos em uma era onde ter tempo tornou-se algo raro (um dos
motivos é essa mudança), parar um pouco para refletir sobre
como somos afetados por essa revolução e como, de alguma forma,
tornar-se parte dela, é dar um grande passo como profissionais e seres
humanos.

Com a produção de informações em grande escala, construídas a partir
da junção entre a necessidade de comunicar e a tecnologia, uma
avalanche de materiais feitos por qualquer pessoa, como textos e
vídeos, invadem os meios que utilizamos para comunicação. Ao recebemos
milhares de informações por dia é fato que, conseqüentemente, ganhamos um
grande desafio: selecionar algo que realmente nos complete e que
faça diferença em nossa maneira de pensar e interagir, trazendo
conhecimento, ou até mesmo diversão.

O que hoje a revolução da informação representa pode ser
exemplificado no que você faz agora. Se você está lendo este texto é
porque, ao buscar algo relacionado à informação, o encontrou e leu porque
você tem interesse por mais conhecimento. Inconscientemente trabalhamos
para isso, pois é a partir da informação que nos tornamos pessoas com
mais valor, porque produzimos mais por possuir mais conhecimentos.

O impacto dessa revolução não atingiu somente pessoas. Ela também
passou a fazer parte das organizações, como algo positivo e primordial,
principalmente na forma de enxergar seu mercado como um todo. A
informação permitiu que as empresas tenham um feed-back dos seus
consumidores, busquem informações sobre seus concorrentes, novas
tecnologias, gerando, assim, a possibilidade de diferenciação através da
inovação e produtividade, pois a informação passou a criar valor sobre
empresas e pessoas.

Podemos afirmar que uma das maiores revoluções da internet está na
maneira como empresas projetam estratégias fantásticas ao perceberem
que a necessidade do usuário está na busca pela informação. Diversas
organizações não só conseguiram mais aproximação com seus clientes,
como também descobriram outros potenciais.

Nós criamos, remodelamos e adaptamos informações que encontramos em
livros, revistas, na internet e mesmo no nosso senso comum. Se escrevemos um
texto ou postamos um micropost ou fazemos um comentário em um fórum,
geramos mais dados/informações na internet. Quanto mais a informação
estiver voltada para seu objetivo, mais você ganha com sua
disseminação. O excesso só é gerado quando a mesma não produz valor
para o usuário final, aquele que realmente é seu foco.

Estar objetivado naquilo que realmente trará valor elimina perdas
de tempo e desgastes, que poderiam ser gastos em outras milhares de 
informações realmente pertinentes e interessantes. Vale a pena pensar
nisso e praticar.

Até a próxima!