Marketing Digital

30 mar, 2010

Marketing no Twitter

Publicidade

A
idéia de escrever este artigo ocorreu do encontro de informações de uma matéria na revista W, sobre os prós e os contras da propaganda no twitter, com uma pesquisa feita pela Bullet, com o objetivo de traçar o
cenário do Brasil no twitter e mapear o perfil dos membros da
ferramenta. Assim, reuni aqui dados interessantes e de grande valor
para quem pretende ter um perfil corporativo que agregue valor aos
seguidores, sejam eles clientes ou futuros clientes.

A customização proporcionada pelo twitter influencia
no uso do marketing na ferramenta. O processo de customizar ocorre
quando o usuário escolhe os perfis que deseja seguir,
sejam esses corporativos ou não. Receber a publicidade no twitter é por
opção. Ao seguir perfis corporativos, o usuário se dispõe a receber
mensagens que variam de dados interessantes sobre a empresa, ramo de
atuação e ações promocionais.

Diante disso, é esperado que haja,
então, um grande percentual de aceitação sobre ações publicitárias, e a
pesquisa da Bullet revela, em números expressivos, a resposta da
diferença na aceitação sobre a publicidade: 54% dos usuários
entrevistados acham interessante o uso da publicidade no twitter, desde
que segmentada e com relevância. Ou seja, o usuário adere a perfis que
contenham publicidade com conteúdo. Apenas 15% não gostam do uso do
twitter como ferramenta de propaganda. Provavelmente esses 15% não
seguem perfis corporativos. 12% disseram que toleram a publicidade no
twitter, 15.03% acham a idéia interessante e 5.72% não se incomodam.

Sobre a participação em ações publicitárias no twitter, 51%
responderam que nunca participaram, mas que possuem interesse. 33%
responderam que já participaram de algum tipo de ação. Esses números
apresentados são relevantes no que se refere à necessidade da
publicidade: atingir prospects e, com isso, receber em troca conversões
em venda, exposição da marca, ações institucionais, entre outros. A
adesão sobre a publicidade no twitter também é refletida nos 70% que
responderam que seguem ou já seguiram perfis corporativos, eventos e/ou
campanhas publicitárias.

Além desses dados estatísticos sobre a publicidade no twitter, outros
também foram divulgados, os quais incluem principalmente perguntas
referentes ao perfil dos usuários da ferramenta. Tais dados, que podem
ser conferidos na pesquisa
completa,
reforçam característica do comportamento dos
usuários na internet e em redes sociais. A necessidade pelo acesso
instantâneo, customização e colaboração são características evidentes
que atraem novos usuários para a ferramenta e fidelizam os que já estão
inseridos nela.

Podemos concluir que uma nova forma de contato e publicidade forma-se sobre o reflexo do comportamento desses usuários: Uma
publicidade que envolve, acima de tudo, benefícios aos usuários.

Para finalizar, a edição 114 da revista W elaborou uma lista de 10
dicas para marketing no twitter. Abaixo, segue uma adaptação e um resumo
dessas dicas.

  1. Torne-se parte da comunidade junto com seus
    seguidores. Transforme seu twitter não somente em uma ferramenta de
    transmissão de informação, mas também de diálogo.
  2. Faça perguntas a seus seguidores. Inicie você
    mesmo diálogos.
  3. Pessoas gostam de estar em contato com outras
    pessoas. Se a conta da empresa for gerenciada por mais de uma pessoa,
    pense em identificar cada post com uma inicial ou símbolo. As mensagens
    precisam ter personalidade.
  4. Mais de duas hashtags por tweet pode dificultar a
    leitura do micropost. Use-as com cuidado e atenção.
  5. Cada tweet deve ter valor próprio. Poste com
    freqüência, mas cuidado para não ser considerado um spammer.
  6. Tenha um plano antes de encarar a ferramenta.
    Perguntas como: Quem vai ter responsabilidade pela conta no twitter?
    Você está preparado para responder e agir ao mesmo tempo?
    Devem
    ser levadas em questão quando prepara-se um perfil para o twitter.
  7. Personalize seu perfil. Crie um fundo de tela
    que exiba seus produtos, identidade de marca e etc (se esse for o seu
    objetivo).
  8. Encontre pessoas em que você e/ou sua marca tem
    interesse e siga-as. Um erro comum é tentar conseguir o maior número
    possível de seguidores, como se mais fosse melhor. O que importa é
    qualidade e não quantidade.
  9. Ofereça descontos e promoções, ou mesmo
    informações em primeira mão. Isso mostra que você dá valor aos clientes e
    aos seguidores.
  10. Uma empresa não é apenas seus produtos. Fale
    sobre seu serviço de forma honesta. Use o twitter para conseguir
    feedback sincero. Aprenda.

Até a próxima!

Fontes de pesquisa:

Edição 114 da revista W

Pesquisa da Bullet