Marketing Digital

26 set, 2008

Dicas criativas para o e-mail marketing

Publicidade

Disputar a atenção do consumidor é algo muito difícil nos dias de hoje. A diversidade de canais de comunicação, além da mudança de comportamento do consumidor, torna a criação um fator ainda mais competitivo na publicidade.

Embora alguns já tenham decretado sua morte, o e-mail ainda faz parte da grande maioria das estratégias digitais das corporações. Evidentemente, muitas empresas já têm políticas claras de privacidade e não se arriscam mais a fazerem disparos de e-mails sem solicitação. As ferramentas de disparo e de métricas também se sofisticaram, garantindo assim um tipo de comunicação eficaz e dirigido. Além disso, o crescimento da participação de smartphones e telefones celulares com mais recursos faz com que as mensagens de e-mail também possam ser lidas com mais facilidade.

O e-mail marketing, portanto, está longe de morrer – mas, como sempre, é necessário garantir sua sobrevivência apostando em estratégias que privilegiem, além da personalização, uma experiência agradável ao usuário, tanto do ponto de vista do conteúdo oferecido quanto do design.

Veja aqui algumas dicas importantes para assegurar uma boa performance de suas campanhas de e-mail:

Certifique-se de que a campanha de e-mail tenha consistência, agindo de forma eficaz como um complemento da linha principal. Tome cuidado com o visual: faça com que ele remeta à marca – de nada adianta promover o lançamento de um produto através do e-mail, se o visual da peça não tiver rigorosamente nada a ver com o restante das ações online e offline.

Se eventualmente você estiver usando o e-mail para uma campanha especial de promoções – como o Dia das Mães, por exemplo – não se esqueça de conceber um design que permita flexibilidade e rapidez na geração e alteração de conteúdo. Afinal, pode ser que uma oferta tenha que ser mudada às pressas e você precisa estar preparado.

Invista na concepção de “subjects” interessantes, em e-mails mais “compactos”, a fim de chamar a atenção para sua promoção. O conteúdo, claro, precisa ser conciso, os produtos oferecidos relevantes para sua audiência e a promoção atraente.

No caso de uma campanha para a data especial, como o Natal, por exemplo, considere fazer um lançamento de campanha que introduza a promoção e sirva como um teaser, atiçando a curiosidade do público e com isso aumentando as possibilidades de êxito da campanha.

Não se esqueça de prover conteúdo informativo, que revele ao consumidor telefones para atendimento ao cliente, dicas para compras seguras e prazos de validade de promoção.

Se você está planejando usar peças com conteúdo dinâmico, esteja certo de que cada oferta será enviada para o nicho de público correto. Nada mais chato do que receber um e-mail com ofertas pouco úteis para as suas necessidades.

E, claro, revise o texto. Adeque sua mensagem ao perfil de público. Não precisa usar uma linguagem rebuscada, é claro, mas não conferir a gramática ou corrigir prováveis erros de digitação é uma falha grave, pois denota descuido.

Com estes pequenos cuidados, e mais uma ferramenta de disparo eficiente, sua campanha de e-mail certamente trará os resultados desejados.