Marketing Digital

16 jun, 2008

Como gerar buzz em mídias sociais

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Gerar buzz em produtos como games, gadgets em geral ou novos aparelhos eletrônicos é algo importante, especialmente em mídias sociais, onde se encontram certamente grandes aficcionados sobre estes produtos.

No entanto, algumas táticas de buzz podem ser igualmente efetivas no lançamento de produtos. Elencamos a seguir algumas dicas que podem ser muito úteis para seus objetivos.

Analise o público.

Antes de você lançar mão de uma ação em mídias sociais, é preciso analisar cuidadosamente o público para o qual a mensagem se destina. Considere estilo de vida, idade, localização, profissão e interesses gerais. Se seu público é composto de profissionais executivos, por exemplo, um podcast pode ser uma boa pedida, já que pode oferecer um conteúdo interessante em um formato adequado para o perfil destes profissionais.

Vídeos.

Postar um vídeo no YouTube é uma grande oportunidade de conquistar melhores posições na busca orgânica dos buscadores, especialmente no Google. Além disso, o YouTube atinge uma audiência enorme e consegue gerar buzz acerca de produtos interessantes, especialmente se este produto tiver um apelo visual diferenciado.

Conteúdo, sempre.

Quando sua empresa decide colocar a mídia social em seu mix de marketing, é preciso realmente optar por conteúdo relevante para o público a ser atingido. O objetivo é gerar discussão, links e audiência para seu conteúdo. Além disso, é preciso pensar numa estratégia de longo prazo. Se você fornece bom conteúdo seus clientes vão gostar. Portanto, abandoná-los à própria sorte quando o furor do lançamento se dissipar, pode ser um tiro no pé, que prejudicará sua reputação e colocará por terra seus esforços. E para isso a mídia social também é muito útil. Cuidado, portanto.

Valorize o conteúdo exclusivo.

Pense em ações que valorizem seu conteúdo: pense em conteúdo que só poderá ser acessado, por exemplo, através de senha ou códigos. Os consumidores ficarão felizes se este esforço para se inscrever em um fórum, por exemplo, significar acesso a conteúdo diferenciado e exclusivo. Além disso, você pode oferecer preços interessantes ou facilidades especiais para este grupo de pessoas. O boca-a-boca será interessante e benéfico, pode ter certeza.

Liberdade, mas com responsabilidade.

O conteúdo que você prover para seus clientes deve enfatizar a boa experiência com o produto. Portanto, você deve atualizar seu conteúdo sempre, seja via blogs, fóruns, Twitters etc. Mas não se esqueça de sempre monitorar o que é dito nestes veículos, a fim de manter a reputação de sua marca e construir um relacionamento sadio com seus consumidores.

Com estas dicas rápidas, uma ação de mídia social pode gerar o buzz desejado e com isso sintonizar sua marca com o que seus consumidores realmente precisam – e com isso, a garantia de bons resultados.