Quem trabalha com marketing de conteúdo e SEO, ou possui blogs e sites, e quer atrair mais visitas, sabe que o impacto que o título das postagens causa é o grande divisor de águas entre um internauta que apenas vê distraidamente o link e não clica e o que lê o título e pensa “isso parece interessante, vou ler”. No nosso caso, usamos um número percentual no título (250%), para dar uma validade científica e aguçar a curiosidade. Mas a verdade é que, criando bons títulos, você pode receber muito mais do que 250% de visitas!
Confira abaixo um estudo que fizemos na Conversion, levantando títulos que receberam otimizações, como as que ensino para vocês aqui, em comparação aos que não receberam. Os resultados são muito interessantes e, com mais atenção e criatividade, você poderá, sem dúvida, duplicar o seu tráfego!
Um bom e atrativo título é parte importante da estratégia de conteúdo e deve receber uma atenção especial dos redatores. Com a preocupação – mais que justa – de produzir um texto excelente e que envolva o leitor, acaba sendo muito fácil deixarmos o título por último, como se ele fosse apenas um “arremate” do material escrito.
Tenha em mente que o título é tão importante quanto o restante do texto, isso é primordial para o sucesso do seu site ou blog.
Sempre é necessário reforçar que a qualidade do texto (material inédito sem trechos de cópia ou plágio, conteúdo relevante, informações corretas, clareza, divisão em tópicos, uso conveniente das keywords, entre outras técnicas) é indispensável. Um texto bom, completo, leve e consistente tem chances muito maiores de ser compartilhado e viralizado entre o seu target.
Texto pronto, é hora de encarar o desafio do título. É ele que vai atrair o leitor, e garantir que todo o trabalho feito não fique esquecido em um cantinho nas páginas de resultados dos buscadores.
Se um conteúdo sobre um destino turístico maravilhoso e único, por exemplo, for bom e tiver um título como “Viagem para o Marrocos”, certamente atrairá menos leitores do que se tivesse uma chamada como “Marrocos: cores, magia e sabores do Mediterrâneo”.
Se tivermos sorte, o título surge em nossa mente em um estalar de dedos e voilà! Sucesso! Mas nem sempre podemos contar com a sorte, ainda mais quando tratamos de estratégias para conteúdos de empresas e marcas, certo? Portanto, dedique um tempo razoável e crie seus títulos com esmero. Imagine-se no lugar do leitor e pense o que o atrairia mais: um título bem bolado ou uma chamada genérica?
Um texto que tenha como foco a gastronomia peruana no centro de São Paulo ficaria melhor com o título “Gastronomia peruana no centro de São Paulo” ou “Prove o melhor da culinária peruana e andina no centro de São Paulo”? Pense nisso!
Uma ideia bastante utilizada por blogs e sites de grande tráfego é o teste entre algumas opções de títulos. Um dos portais que utilizam essa técnica é o Upworthy, que cria uma média de até 30 títulos por artigo, e depois extrai apenas o melhor para então chegar à chamada definitiva. Pode parecer exagerado em um primeiro momento, mas certamente não foi à toa que eles alcançaram a marca de 30 milhões de acessos únicos mensais, segundo dados do próprio portal. Faça desde modelos mais simples até os mais elaborados, e só então decida qual é o melhor.
Porcentagens também são interessantes. “Venda de eletrônicos em sites de compras coletivas aumenta 25%”, “Mais de 90% dos consumidores são atraídos por conteúdo de qualidade”, e outras introduções do tipo fisgam logo de primeira o público interessado naquele determinado assunto. As pessoas adoram listas, das mais simples e de puro entretenimento às mais técnicas e profissionais. Títulos como “10 dicas que irão aumentar a conversão da sua loja virtual” ou “15 fatores que impedem o abandono de carrinho no e-commerce” tendem a chamar mais atenção.
Guias dos mais diferentes assuntos também são excelentes formas de conquistar o leitor. Além de serem materiais úteis para o público que acessa esse tipo de conteúdo, eles agregam autoridade à sua página, afinal, só é possível ensinar corretamente quando temos total domínio sobre um assunto. Explore os seus conhecimentos e compartilhe com o leitor!
Exemplos como “Aprenda a criar promoções na sua loja virtual” ou “Passo-a-passo para aumentar as vendas no Black Friday” atraem e ensinam. Porém, só ofereça informações plausíveis: indicar no título que vai ensinar algo e não cumprir o prometido tende a repelir o leitor e até mesmo gerar uma repercussão negativa.
Bem, e não adianta nada escrever um conteúdo que recebeu muitas visitas quando foi publicado, mas não fica bem posicionado na busca orgânica, não é mesmo?
Portanto, você não pode esquecer das técnicas de SEO. A dica principal para os títulos é que eles contenham palavras-chave que possam gerar tráfego para o seu site. No título pode haver duas palavras-chave que, combinadas em uma pesquisa, podem retornar o seu site.
E você, qual sua dica especial para um conteúdo bem elaborado e atrativo e um título de efeito?