Gerência de Projetos Dev & TI

31 jul, 2008

Em que estágio de TI sua empresa se encontra?

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Agregar valor e inteligência aos serviços e produtos deve ser o motivo da implantação de TI nas empresas. Mas será que essa tarefa está sendo bem feita?

Faremos uma análise abaixo de acordo com um teste divulgado recentemente pela empresa P2HE para descobrirmos qual o grau de maturidade em TI da sua empresa. As etapas do teste foram definidas segundo institutos acadêmicos de tecnologia, autores especializados e a própria empresa.

Pré-Informático – empresas de pequeno porte que necessitam de pouco ou nenhum recurso de TI. Utilizam processos informais.

Introdução da Informática – O elemento de TI mais marcante neste estágio é “o computador”. Nesta etapa, as primeiras aplicações desenvolvidas são tipicamente utilizadas para controle básico, como folha de pagamento, contabilidade e estoque.

Estágio da Euforia Tecnológica – Conscientes do grande volume de trabalho que será requerido, as organizações optam pela criação de um Centro de Processamento de Dados (o famoso CPD).

Caos – Certos de que a simples utilização de novas técnicas e ferramentas de TI resolvem todos os problemas e carências, as organizações começam a perceber resultados abaixo do esperado, além de elevados custos associados aos profissionais e infra-estrutura alocados no CPD. Não se pode mais administrar a área de TI sem planejamento adequado e, principalmente, com processos informais e soluções paliativas.

Retomada do Controle – Retomada do controle ocorre quando se põe “ordem na casa” para evitar maiores prejuízos, que normalmente ocorrem pela falta de uso da tecnologia já adquirida e por gastos adicionais com a proliferação de soluções isoladas, que criam um sistema do tipo “colcha de retalhos”.

Gestão da Informação – É consolidado o processo de eliminação de redundâncias de ferramentas e estabelecida a unificação das bases de dados. É de fundamental importância a introdução do Gestor de Informações.

Maturidade da TI – Todos os setores da empresa são atendidos por aplicações que fazem uso de uma base de dados unificada sob uma infra-estrutura sólida de TI inteligente e de alta disponibilidade.

Queimando etapas

Mas nem todos esses estágios são obrigatórios. “O intuito principal da Gestão de TI é não passar pelos estágios Euforia, Caos e Retomada, e sim ir diretamente da Introdução para a Gestão da Informação para reduzir gastos”, diz Edmilson Rosa, diretor da P2HE, empresa que oferece consultoria e soluções de TI.

“Os negócios das PME´s demandam soluções de TI, da mesma forma que as empresas maiores, para que garantam a sua produtividade e eficiência. Assim, existem muitas opções de acesso aos recursos de tecnologia da informação, de baixo custo, adaptadas à realidade de cada uma”.

Entre as vantagens de ter uma Gestão de TI estão a segurança no gasto de recursos (eliminando desperdício de verbas), maiores chances do empresário focar no negócio (em vez de gastar tempo com uma atividade não relacionada ao seu core business), controle de custos e a oferta de um diferencial de mercado. “Para o pequeno empresário, comprar um simples software pode gerar muitas vantagens, mas se for o software errado ou no momento errado, ele estará comprometendo o seu negócio”, diz ele.