Front End

28 jun, 2018

Ferramentas para testar a sua página em diversos navegadores

100 visualizações
Publicidade

Sempre que estamos desenvolvendo um novo site, precisamos ter em mente o chamado teste de cross-browser, que significa testar se o seu site dá suporte a diversos navegadores de internet (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer, Microsoft Edge, Opera, Safari, entre outros).

Realizar esses testes é importante para poder visualizar se o seu site funciona perfeitamente em uma versão recente do Google Chrome, ou até em um Internet Explorer 8, por um exemplo. O fato de seu site não funcionar direito em alguma versão de algum navegador pode acarretar em uma perda de visitantes, tráfego e consequentemente dinheiro, dependendo do site. Triste, não é mesmo?

Por isso, testar o seu site deve se tornar um hábito. Porém, ficar testando todas as funcionalidades em todos os navegadores do mercado pode acabar se tornando uma tarefa bem árdua. Felizmente, temos algumas ferramentas disponíveis com a função de realizar testes de cross-browser sem você precisar ficar baixando cada navegador, um por um no seu computador. Vamos conhecer a seguir as cinco ferramentas mais conhecidas:

1 – Browsershots

Ferramenta online gratuita que permite a visualização do seu site em diversos navegadores e versões diferentes. Basta informar a URL da página que deseja testar no site do browsershots, aguardar alguns minutos e depois visualizar as screenshots (capturas de tela) da página informada em todas as versões dos navegadores que você escolheu na lista. Bem interessante. né? Porém, com essa ferramenta só é possível verificar a aparência da sua pagina nos navegadores; para realizar testes de navegação e funcionalidades, ela não é indicada.

2 – IE NetRenderer

Ferramenta online gratuita e bem básica que nos permite executar testes para verificar como a página web informada é exibida em diferentes versões de navegadores IE. Como o nome indica, os testes são feitos somente nas versões da Internet Explorer, da Microsoft.

3 – Browsera

É uma ferramenta online paga que tem a função de comparar automaticamente o visual das suas páginas web em diferentes navegadores e encontrar inconsistências nelas. Para poder realizar os testes, é necessário fazer um cadastro rápido no site e escolher entre os três planos disponíveis. Qualquer plano escolhido tem 30 dias gratuitos para testar a ferramenta. Se por um acaso ela não satisfazer as suas necessidades, você poderá cancelar o plano adquirido e receber todo o dinheiro investido de volta.

Depois de adquirir um plano, você poderá fazer os testes das suas páginas em diversos navegadores, basta informar as URLs e escolher as versões dos browsers que deseja testar. A ferramenta irá fazer uma verificação geral apontando os erros de JavaScript e outros problemas, se existirem. Depois da verificação você receberá um e-mail com todos os resultados e detalhes dos problemas encontrados.

4 – Browser Sandbox

Essa ferramenta traz opções mais robustas de testes cross-browser. Para testes em versões mais recentes dos browsers, a ferramenta é gratuita, porém, se você deseja fazer testes em versões mais antigas é preciso pagar uma taxa de $29.

5 – BrowserStack

Ferramenta paga para testes cross-browser que oferece um preview do layout de sua página web em diferentes navegadores. A ferramenta é paga conforme mencionado, porém, pode também ser testado gratuitamente em diversos navegadores mais recentes. O interessante é que temos a possibilidade de testar sites que ainda não estejam na internet, conectando o Browserstack com o seu servidor local.

Essas são só as cinco principais ferramentas disponíveis na web para testar sites em qualquer browser, porém existem bem mais que cumprem a mesma funcionalidade. Agora você não tem mais desculpas para não testar o site antes de mandar para a produção!