Back-End

26 nov, 2018

Netlify Drop – A melhor plataforma gratuita de hospedagem de sites

100 visualizações
Publicidade

O Netlify Drop é a evolução do já consagrado BitBalloon, que sem dúvidas era a forma mais fácil de hospedar sites e aplicativos estáticos gratuitamente. Ele automatiza o processo de hospedagem sem a necessidade de FTP ou de compilação. Bastava simplesmente arrastar e soltar a pasta com o site na área indicada no BitBalloon e pronto, seu site estava no ar!

A excelente notícia é que tudo isso continua com a migração para o Netlify Drop e os antigos clientes do BitBalloon terão a mesma capacidade de acessar seus sites na web, porém, agora terão também acesso aos recursos e benefícios mais poderosos do Netlify. Vamos conhecer a seguir as funcionalidades do BitBalloon que continuam no Netlify:

  • 1. Infinitamente escalável: ele otimiza de forma automática o seu site mantendo-no funcionando rapidamente do desenvolvimento local para a produção. Irá reduzir e agrupar seu CSS e JS, compactará suas imagens sem perdas, definirá headers de armazenamento em cache e gerenciará a integração de CDN.
  • 2. Detecção de formulários: detecta formulários HTMLs e cria automaticamente um banco de dados para os envios de formulários. Obtém ferramentas de exportação, notificações por e-mail e integrações, sem precisar de nenhum código back-end!
  • 3. API REST implementada: ele vem com uma API REST e ferramentas de linha de comando.
  • 4. Senhas: possibilidade de criar senhas para evitar que pessoas indesejadas acessem seus sites.
  • 5. Criação de versões: o Netlify cria uma nova versão toda vez que houver alterações no site/aplicativo, dando muito mais segurança, sabendo que é possível a todo momento voltar para qualquer versão mais antiga.
  • 6. Integração de scripts: possibilidade de integração de scripts de terceiros no site e criação de páginas de agradecimento com o utilitário de injeção de fragmentos.
  • 7. 100% programável: é controlado por meio de uma API, podendo usá-lo para dar aos seus próprios aplicativos a possibilidade de publicar e gerenciar sites.

Bem interessante, né? Veremos agora as principais diferenças entre BitBalloon x Netlify Drop:

  • Novo visual do site: assim que você tentar acessar o antigo endereço do BitBalloon (bitballoon.com), será redirecionado para o endereço app.netlify.com/drop. Os antigos clientes irão perceber que a antiga página de implantação de drag e drop foi substituída por uma nova página chamada Netlify Drop, com um visual bem mais elegante, mas com a mesma funcionalidade de drag e drop.
  • Exclusão das taxas para domínios personalizados: Antigamente os clientes do BitBallon pagavam uma taxa mensal para atribuir domínios personalizados aos seus sites. Agora esse recurso será totalmente gratuito para todos os clientes (antigos ou novos).
  • HTTPS gratuito para a segurança dos sites: Agora os clientes do Netlify poderão implementar certificados digitais gratuitos nos seus sites via HTTPS. Foi feito uma parceria com o Let’s Encrypt para fornecer de uma forma automática e gratuita para todos os clientes.

Para ver mais informações sobre o Netlify Drop e conferir na prática como é extremamente fácil hospedar seu site no Netlify Drop, confira o vídeo de Diego Pinho, da Code Prestige.