Front End

14 nov, 2018

Conheça os erros comuns que podem prejudicar o seu site

826 visualizações
Publicidade

A construção de um site envolve diversos fatores e etapas. É possível criar um site através de plataformas que oferecem templates prontos, como é o caso do WordPress, ou então criar do zero com os famosos: HTML, CSS E JavaScript.

Porém, há pessoas sem muito conhecimento na área, que optam por criar sozinhas o seu próprio site e acabam se perdendo em alguns fatores e erros no desenvolvimento que acabam prejudicando a experiência dos usuários.

O planejamento de um site envolve várias áreas de especialidade com habilidades variadas, como: redator, designer, desenvolvedor, entre outros. Tudo isso para garantir que a experiência do usuário seja positiva, que é o essencial para o sucesso de um site. Vamos conhecer alguns dos erros mais comuns:

Qualidade das imagens

A primeira coisa que o usuário repara quando abre um site é o visual. Por isso, todas as imagens do site devem estar com qualidade alta, porém, não pesadas, para não prejudicar o carregamento do site. O ideal é sempre usar imagens grandes, pouco poluídas e com cores harmônicas para não sobrecarregar a visão do usuário.

POP-Ups

Usar Pop-Up nos sites não é recomendado, tendo em vista que os navegadores já possuem extensões que os bloqueiam. O Pop-Up só deverá ser usado para recados importantes ou ofertas, no caso de um site de compras. Fora desses casos, o uso de modal é mais recomendado.

Site não responsivo

Na atual conjuntura, criar um site não responsivo é um total desperdício, pois a maioria das pessoas gastam mais tempo no celular ou tablet do que no computador. Com isso em mente, é totalmente recomendável que o site se adeque ao tipo de dispositivo que o usuário utiliza para acessá-lo.

Textos e imagens com direitos autorais

Tendo em vista a enorme extensão de imagens e textos encontrados na internet, as pessoas acabam copiando conteúdos criados por outras pessoas. Isso é uma prática que depende do bom senso. Existem bancos de imagens free e pagos com uma quantidade gigantesca de conteúdos sem direitos autorais, que são livres para a utilização no seu site.

Porém, se é preciso utilizar uma imagem ou texto que não é seu, coloque a referência de onde encontrou ou o nome do autor.

Site sem domínio

Muita gente ainda não possui domínio próprio e usa os domínios gratuitos disponíveis. No entanto, domínio é um dos fatores que mais contam para a credibilidade do seu site, então é altamente recomendável investir um dinheiro (que não é muito) para registrar o seu próprio domínio.

Site sem otimizações

Otimização consiste em aplicar técnicas que visam melhorar a experiência dos usuários. Não importa qual o tipo do site – se ele não for otimizado, dinheiro e tempo serão desperdiçados, pois, lembrem-se: o foco é sempre o usuário. Se eles estão satisfeitos, voltarão ao site e divulgarão para outras pessoas. Acima de tudo: o Google leva em conta práticas de otimização para pontuar os sites indexados por ele e decide quem fica na frente no ranking da busca orgânica. Portanto, jamais deixe as otimizações de lado.

Essas são as práticas principais para o sucesso do seu site na rede. E você? Tem algum site que não seguiu algum dos pontos citados? Nos conte nos comentários!