Já faz algum tempo que o a plataforma Opencart se tornou uma ótima opção quando o assunto é a construção de lojas virtuais, seja pela facilidade de utilização, flexibilidade de customização ou pelo grande volume de módulos disponíveis.
Apesar do sucesso conseguido em seus primeiros anos (a plataforma foi lançada em abril de 2010), alguns problemas e limitações da ferramenta ainda podiam ser obstáculos para uma maior adoção por parte das lojas.
“Com essas melhorias, o Opencart se consolida ainda mais como uma ótima opção quando o assunto é e-commerce”.
Porém este cenário mudou consideravelmente no final de 2014 com o lançamento da versão 2.0 do sistema, que trouxe uma série de correções, melhorias e novidades que há tempos são pedidas pela comunidade.
Listei aqui algumas novidades mais interessantes desta nova versão:
Bootstrap
Esta nova versão da plataforma é totalmente baseada no framework Bootsrap, o que torna o seu código mais legível, rápido e facilmente customizável. Além disso, o trabalho de desenvolvimento de módulos e plug-ins se torna muito mais simples.
Velocidade
Em alguns testes comparativos entre a versão 2.0 e a 1.5 foram verificados ganhos de desempenho da ordem de 50%, isso se deve as melhorias do código tanto em sua construção, como na utilização do Bootstrap.
Layout responsivo
Todos sabemos da importância em disponibilizar uma versão compatível de sua loja com o mundo mobile e nesta nova versão, esse comportamento já foi colocado como padrão, dessa forma ao utilizar o tema inicial da plataforma sua loja já estará adequada para smartphones.
Campos customizáveis
Cada loja, segmento ou país possue regras e necessidades específicas, como é o caso do campo CPF no Brasil. Agora a criação de novos campos no cadastro do usuário não dependem mais de alterações no código da loja e podem ser realizadas diretamente pelo administrador da loja no painel de controle.
Gerenciador de módulos
Uma grande dificuldade da versão anterior da plataforma estava na instalação de módulos que sempre precisava ser feita por alguém com acesso ao código da loja. Porém, a partir de agora, os módulos compatíveis podem ser instalados diretamente através do painel de controle com o upload do módulo, em um comportamento similar ao já altamente conhecido sistema de plug-ins do WordPress.
No vídeo abaixo, você confere um resumo das novidades e melhorias:
Essas são apenas algumas das novidades, mas existem centenas de melhorias que você pode aproveitar ao utilizar o Opencart 2.0 como plataforma para sua loja virtual.
Até a próxima!