Saiba como criar Snippets que vão te ajudar e muito a ganhar tempo no SublimeText
Oi, pessoal, hoje vou voltar a falar um pouco sobre o SublimeText e seus snippets, a minha ferramenta preferida para edição de código – eu a citei em um artigo no meu blog.
O SublimeText, é, na minha opinião a melhor ferramenta para edição de código que já foi criada, e isso, basicamente, devido à sua simplicidade e objetividade. Diferentemente de IDEs mais “completas”, a ferramenta não é sobrecarregada de módulos e etc., o que a torna bem rápida de forma geral. Mas vamos ao assunto do dia: criar snippets no SublimeText.
O que são Snippets?
Conceitualmente, snippets são pequenos trechos de códigos que podem ser reaproveitados durante o desenvolvimento de um projeto ou no seu dia-a-dia. No contexto do conteúdo de hoje, vamos colocar como exemplo trechos de código que você digita constantemente.
Dito isto, a utilidade de se criar snippets fica clara o suficiente, correto? Analise o trecho de código a seguir:
<div id=”container” class=”minha-class”> Conteudo da div </div>
Com certeza é um trecho que todo bom desenvolvedor web digita centenas de vezes não? E que tal digitar apenas container e a mágica acontecer?
Bom é exatamente isso que vai acontecer ao criar um snippet so SublimeText, veja passo a passo como fazer. Se preferir, assista o screencast no final do artigo.
Passo 1: Clique em Tools > New Snippet
Será criado um novo arquivo xml com a estrutura abaixo:
<snippet> <content><![CDATA[ Hello, ${1:this} is a ${2:snippet}. ]]></content> <!– Optional: Set a tabTrigger to define how to trigger the snippet –> <!– <tabTrigger>hello</tabTrigger> –> <!– Optional: Set a scope to limit where the snippet will trigger –> <!– <scope>source.python</scope> –> </snippet>
Passo 2 – Altere a estrutura do arquivo para a estrutura a seguir:
<snippet> <content><![CDATA[ <div id="container"> ${2:snippet} </div> ]]></content> <!– Optional: Set a tabTrigger to define how to trigger the snippet –> <tabTrigger>container</tabTrigger> <!– Optional: Set a scope to limit where the snippet will trigger –> <!– <scope>source.python</scope> –> </snippet>
Passo 3 – Salve o arquivo
Pronto, agora é só abrir um novo arquivo html, digitar a palavra container e apertar a tecla TAB, e você será direcionado aos campos para digitar o conteúdo.
Se você não teve paciência para o passo a passo assista o screencast.
É isso pessoal, baixe o Sublime, crie seus snippets e seja feliz!