E-commerce

22 mar, 2011

Evite erros em prol do crescimento de sua loja online

Publicidade

Com as inúmeras inovações tecnológicas do comércio eletrônico
brasileiro, o espaço para o desenvolvimento de lojas virtuais se tornou
muito propício. No entanto, algumas lojas virtuais cometem
erros que acabam atrasando o processo de crescimento e o sucesso.

Na minha palestra “A logística inicial para pequenas e médias lojas virtuais”, durante a Conferência E-Commerce Brasil – Logística, falei sobre esse assunto e apontei alguns dos principais erros que muitos cometem ao focar apenas no crescimento da loja, mas sem observar o entorno.

Vejamos alguns deles:

Utilização de “Depósito Bancário” como forma de pagamento

Essa forma de pagamento atrapalha a logística de qualquer loja virtual,
pois necessita da confirmação. Imagine a seguinte situação: 30
pedidos no mesmo dia com pagamento por “depósito bancário” no mesmo
valor, sem que o cliente tenha enviado algum tipo de confirmação. Não
vai dar certo!

Utilizar fotos que não condizem com a realidade ou mal definidas

Apresentar produtos na loja virtual com imagens que não condizem com a
verdade acaba por insatisfazer o cliente, provocando a decepção e a
devolução do produto.

Descrições mentirosas ou mal elaboradas

As más descrições caracterizam-se quando as informações importantes e
relevantes dos itens não são informadas, levando o cliente a se
decepcionar com o produto, desistir da compra e devolver a mercadoria.
Os produtos com boas descrições são aqueles que exibem todas as
informações focando a qualidade e as funções.

Prazos impossíveis de serem cumpridos

Mesmo que seus concorrentes ofereçam prazos menores que o seu, não se
complique. Coloque prazos que possa cumprir e com margem de
segurança para possíveis atrasos. Para conseguir cumprir seus prazos de entrega,
estabeleça parcerias com fornecedores, contrato com transportadoras,
crie estoque físico e, acima de tudo, automatize os processos de sua loja
virtual.

Reposição de estoque mal controlada

Quando o estoque da loja virtual não é atualizado e as informações nele
contidas estão erradas, prejudica as negociações. Várias causas podem
ser percebidas como cliente insatisfeito, diminuição de vendas, perda
de credibilidade e acesso perdido às páginas da loja. Uma solução para
esse problema seria a integração com sistemas ERP.

Embalagens mal protegidas facilitando a danificação do produto

Uma loja confiável cuida do produto até o momento em que ele chega às
mãos do cliente. Portanto, uma boa embalagem, segura e que mantenha o
produto em perfeito estado é fundamental para o crescimento do seu
negócio.

Ao evitar esses erros, a loja virtual consegue conquistar um crescimento mais
rápido no mercado virtual. Portanto, fique atento às suas ações!

Boas vendas!