E-commerce

23 mai, 2011

Como o crescimento da classe C influencia em meus negócios?

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Conhecida por ser a maior parcela da população brasileira (cerca de
103 milhões de pessoas), a classe C abrange o grupo de famílias que
ganham menos de 10 salários mínimos por mês. Atualmente, esse grupo de
pessoas tem conquistado maior poder aquisitivo, unindo disposição para
consumir e grande curiosidade por tecnologia.

A evolução dos consumidores da classe C é refletida  diretamente no
e-commerce brasileiro. A e-Bit – empresa referência na divulgação de
informações sobre o comércio eletrônico nacional – aponta que a classe
C, além de representar 86% do total de internautas no Brasil, é destaque
nas negociações virtuais, sendo responsável por mais da metade dos
e-consumidores ativos, 52%.

Esse grupo atinge 69% do mercado de cartões de crédito e busca no
comércio eletrônico a facilidade que as lojas físicas não proporcionam,
como comodidade e praticidade. Além disso maior número de formas de
pagamento, variedade de produtos e melhores ofertas atraem esse perfil
consumidor para as lojas virtuais.

Todos esses dados direcionam a classe C para se tornar o alvo
principal das lojas virtuais que buscam consumidores em potencial para
avançar no comércio eletrônico, influenciando diretamente na postura que
as empresas online precisam adotar para conquistar o maior público
consumidor da web.

Como conquistar a classe C?

Conquistar os novos consumidores online não é uma tarefa simples,
pois a compra via internet representa uma inovação no seu modo de
consumir, além de existir a necessidade de adaptação com os processos
das negociações virtuais como cadastro na loja, disponibilidade do
produto em estoque, formas de pagamento disponíveis, acompanhamento da
encomenda etc.

A primeira impressão a transmitir aos consumidores online, com o
objetivo de atraí-los e de fidelizá-los em sua loja é que o ambiente
virtual no qual a transação comercial acontece é seguro. O acesso às
redes sociais está entre as atividades mais praticadas da web,
principalmente pela classe C, que realiza a maioria dos acessos em lan
houses ou no trabalho. Por isso, investir em propagandas nas mídias
sociais é uma ótima oportunidade para aproximar tais consumidores.

Fazer uma relação entre as compras virtuais e os comerciais de
televisão também é uma medida eficaz, quando o objetivo é conquistar a
classe C, pois a integração entre essas mídias é uma realidade para esse
grupo. Além dessas formas, a facilidade e a clareza na finalização das
compras certamente auxiliarão na preferência do novo e-consumidor por
sua empresa.

A classe C não pode mais ser ignorada pelos lojistas, pelo contrário,
esse público deve estar cada vez mais representado no mercado virtual. O
diretor de marketing e inteligência da e-Bit, Alexandre Umberti,
confirma: “A classe C já se tornou muito importante para os resultados
das empresas de comércio eletrônico. Tal fenômeno tende a se manter nos
próximos anos”