E-commerce

30 mai, 2011

Como o atendimento influencia os clientes?

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Atendimento personalizado. Esse é o desejo dos consumidores atuais, e
não há escapatória para as empresas que querem conquistar mais
clientes. Com a padronização de preço e de produtos, o atendimento se
tornou o grande diferencial de uma loja online.

Recados e pendências sem retorno, pedidos entregues com atraso e
falta de compromisso são posturas contrárias aos clientes e só
prejudicam a empresa, mostrando que nem todas estão preparadas para
assumir a responsabilidade de bem atender. A qualidade de um atendimento
só é visível quando a satisfação dos clientes é percebida.

Porém, quais as melhores práticas para atrair e fidelizar o perfil
mais curioso e exigente de consumidor? Será que sua loja está
transmitindo aos clientes que é uma empresa comprometida com sua
satisfação? Observe as posturas abaixo e compare com seu atendimento
atual:

1. Promessa é divida

Por que é importante? Prometer o que pode cumprir e cumprir tudo
aquilo que prometer faz com que o cliente tenha confiança nas
negociações realizadas em sua loja virtual. Qual o retorno para a loja? O
cliente saberá que sempre poderá contar com a loja, pois ela possui uma
postura de seriedade, apresentando prazos corretos e cumprindo com os
todos os tópicos relacionados na negociação.

2. Nada mais que a verdade

Por que é importante? Nas negociações, a verdade para com os
consumidores nunca deve faltar. Mentir ou omitir informações para o
cliente é algo grave e antiético.

Qual o retorno para a loja? O cliente sente-se seguro ao negociar com
a empresa que fala a verdade. É importante ter em mente que o
consumidor é capaz de perdoar falhas, afinal somos humanos. Mas não
perdoará enrolação e mentira.

3. Lição de casa

Por que é importante? Antes de priorizar inovações na loja virtual, é
fundamental garantir qualidade e competência em todos os serviços já
atuantes em seu empreendimento.

Qual o retorno para a loja? O cliente, ao verificar a qualidade dos
serviços que a loja disponibiliza, aceitará de bom grado todas as
novidades implantadas, pois entende que tudo correrá com as
características que já conhece.

4. A facilitação

Por que é importante? O mercado virtual tem a proposta de facilitar a
vida dos consumidores, permitindo que eles negociem sem sair de casa.
Portanto, seu e-commerce precisa facilitar a vida do cliente.

Qual o retorno para a loja? É automático: todas as vezes que seu
cliente precisar comprar algo de forma facilitada, lembrará que sua loja
dá preferência a esse aspecto.

5. Calma e paciência

Por que é importante? No comércio eletrônico, perceber que o lojista é
impaciente ao auxiliar no processo de compra é muito prejudicial à
empresa. Isso porque há novos consumidores chegando ao e-commerce, e
eles precisam de um acompanhamento calmo até se adaptarem à ideia de
comprar pela internet.

Qual o retorno para a loja? O consumidor desenvolve uma confiança com
a loja virtual e se fideliza ao entender que é atendido com respeito e
atenção por uma empresa profissional.

6. O compromisso da empresa

Por que é importante? Nada pior que a indiferença. No e-commerce, o
sentimento é o mesmo. Se o seu cliente faz uma reclamação, um comentário
ou uma sugestão, não tenha dúvidas de que ele vai querer um retorno da
sua loja.

Qual o retorno para a loja? Cliente satisfeito é aquele que sabe que
possui um papel importante diante da empresa com quem negocia e, além
disso, entende que a loja virtual tem um compromisso firmado com ele.

7. A personalização

Por que é importante? Atualmente, as lojas virtuais já não possuem
muitos diferenciais para que possam se destacar no mercado online. Por
isso, o atendimento é a melhor forma de apresentar aos clientes um
benefício que possa conquistá-los.

Qual o retorno para a loja? Um atendimento personalizado é mais do
que um bom atendimento. É algo direcionado ao perfil de seus
consumidores e, por mais que seus clientes sejam exigentes, eles saberão
reconhecer um atendimento eficaz e satisfatório.

O atendimento que é disponibilizado em sua loja influencia os
clientes a permanecerem como consumidores constantes ou não. Se os
clientes percebem que seu atendimento é personalizado conforme suas
características, que a empresa tem um caráter sério, verdadeiro,
atencioso, compromissado e facilitador, certamente eles serão
fidelizados, promovendo, ainda, a ampliação da divulgação do seu
e-commerce.

Boas vendas!