Design & UX

13 ago, 2013

Storytelling no webdesign: fortalecendo sua marca com inteligência

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Storytelling nada mais é do que contar histórias. Este contar de histórias, quando empregado corretamente em ações de marketing, é uma poderosa ferramenta de comunicação que conquista a atenção plena do público e, assim, te permite transmitir a mensagem que deseja.

No mercado, muitos não usam corretamente este ‘artifício’, mas é possível, sim, integrar a narrativa à sua marca e ao seu design. Veja algumas dicas:

Não diga, mostre

Um dos princípios da redação criativa é este: não dizer, mostrar. Leve isso para o seu projeto de storytelling e procure maneiras de mostrar a história de sua marca, sua personalidade e posicionamento. Contar histórias é uma maneira de levar o cliente para o universo da marca de forma pessoal, de acordo com suas interpretações.

Descubra quem você é

Tudo que estará em sua história deve ser uma realidade de sua empresa, ou seja, suas características desempenham importantes papéis na narrativa. Quem é você? O que você está vendendo? Por que isso importa? Que tipo de ambiente você quer representar com o seu negócio? Quem são seus principais clientes?

Parta para a ação

Com a história já em mente, você pode utilizar diversos elementos do design para contá-la. Exemplos:

Palavras e tipografia

É preciso compreender que as palavras fazem parte do web design. As palavras emprestam sua definição e atribui “atmosfera” à sua história. Estilo de escrita, tom e vocabulário desempenham um importante papel na narrativa online. Lembre-se que é a partir do texto que se chama para a ação. A mesma atenção deve ser dada à tipografia; o que ela te faz sentir está de acordo com a marca e a mensagem?

Fotografia, ilustração, vídeo

As fotografias mostram simultaneamente a definição, caráter e ação de uma história. Mostrar alguém usando um produto conta uma história, assim como o seu fundo que mostra o ambiente. As ilustrações estão no mesmo teor, porém são melhores para ‘explicar’ conceitos mais abstratos. E o vídeo é o que traz a história para a vida, veja este exemplo de narrativa ilustrada.

Mascotes

Mascotes são ótimos elementos que podem guiar o visitante através do site, ou mesmo demonstrar o papel que você quer que seu visitante desempenhe na história da marca. Não importa o que ou quem é seu mascote desde que ele esteja encaixado em sua história e ajudando a passar o que você tem a dizer. Aposte em um destes ‘representantes’.

Você ainda pode apostar em ícones e símbolos que agregam bons valores à sua marca e, ainda, apostar na interatividade com botões, fundo e rolagem personalizados.

Tudo pode ser utilizado para contar uma história, aposte nisso e estenda a história para suas mídias sociais, ações de marketing, atendimento ao cliente, transporte e até a embalagem do produto. Fortaleça sua marca de forma inteligente!

Sucesso!