DevSecOps

8 jun, 2009

Wireless com Mikrotik – Parte 06 – manipulando arquivos, backup, restore e funções básicas

Publicidade

Veja outros artigos da série:

Parte 01 – Introdução
Parte 02 – Configurando roteamento e NAT
Parte 03 – Configurando DHCP Server e Client
Parte 04 – Servidor PPPoE
Parte 05 – Criando HotSpot no Mikrotik

*

Continuando a falar sobre Mikrotik, vou apresentar algumas coisas básicas que as pessoas têm me perguntado. Mãos à obra!

Acesse a RB pelo aplicativo winbox e em seguida clique em FILES.

Na opção FILES é possível utilizar para duas tarefas comuns no Mikrotik, uma delas, efetuar o Backup e o Restore das configurações da RB.

Efetuando o Backup

Selecione a opção Backup, verifique que será gerado um arquivo .backup na janela de diretórios.

Selecione o arquivo, como mostrado na figura, e copie para uma pasta em seu computador.

Obs: muito cuidado ao apagar este arquivo da RB, apague somente o arquivo .backup.

Restaurando backup

Copie o arquivo que está em seu computador e em seguida utilize o botão de colar, no FILES do sistema Mikrotik.

Em seguida, selecione o arquivo .backup e clique em Restore.

Manipulando Arquivos

Verifique na estrutura de diretórios que são apresentados, além do arquivo de Backup, os arquivos gerados para utilização do HotSpot.

Podemos efetuar a cópia dos arquivos principais para o nosso computador e efetuar a edição dos mesmos. A cópia é feita pelo Ctrl+C e Ctrl+V ou pelos botões disponíveis na janela FILES como mostrado na janela anterior.

Exemplo: veja na pasta IMG que existe uma imagem logobottom.png. Copie esta imagem para seu computador e edite com um editor de imagens como Photoshop e coloque a imagem de sua empresa. Retorne com o arquivo para a mesma pasta no Mikrotik e em seguida faça login no HotSpot. Veja que a imagem da logo será da sua empresa.

Os arquivos HTML também são editáveis.

Funções Básicas

No menu lateral encontramos os seguintes botões dispersos que não utilizamos em outros artigos, por isso vou levantar algum deles para deixar mais claro as funções dos mesmos.

Menu “Users” Configurações e permissões de usuários no Mikrotik.

Podem ser dadas permissões de grupo e acesso e as ações dos usuários cadastrados.

Menu “Password” Opção para alteração da senha do usuário ativo no Mikrotik.

Menu “Certificate” Caso a empresa ou rede possuam um certificado digital para uso em serviços como HotSpot, o mesmo deve ser importado por esta ferramenta e durante a configuração dos serviços os mesmo devem ser informados.

Menu “Radius” Nesta opção devem ser configurados os dados do servidor RADIUS que irá prover o acesso aos clientes do PPPoE. O servidor Radius é quem possui o cadastro dos usuários com suas senhas para acesso à rede.

Esta é uma forma bem comum utilizada em provedores de acesso à internet, pois os usuários ficam centralizados em um servidor Radius e as conexões são feitas de vários equipamentos RBs com MK. 

Menu “Tools” Opções de ferramentas para testes, scan e diagnósticos de rede.

Menu “SNMP” Protocolo para gerenciar rede, este serviço tornará o servidor Mikrotik ou a RB ativos disponíveis a monitoramento.

Menu “Files” Opção para visualização dos arquivos dentro do Mikrotik, esta ferramenta será utilizada para manusear os arquivos como Backup mikrotik, arquivos de acesso ao hotspot, certificado digital, etc.

Um abraço a todos e boa semana.

Até a próxima.