Design & UX

21 fev, 2014

Reproduzindo os efeitos: Low Key e High Key

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Olá, pessoal!

Bem, esta semana, eu escolhi um e-mail bem bacana, que recebi pedindo para explicar o que é e como produzimos um “high key effect” no Photoshop. Gostei muito da sugestão e achei interessante abordarmos o assunto. Mas, antes de mais nada, gostaria de lembrar que, caso eu ainda não tenha respondido a seu e-mail, peço que entre em nosso fórum e publique sua duvida por lá, pois existe uma galera bem bacana disposta a te ajudar.

Artista: Fabio Lody (www.fabiolody.com)
Descrição: High Key and Low Key
Software ultilizado: Photoshop CC em Inglês.
Grau de Dificuldade: 8,5
Ao som de: ♫ Chris Medina – What Are Words. ♫

Ao pesquisar sobre o assunto, decidi aproveitar e explicar também o efeito inverso (low key). Encontrei dicas bacanas no Techmundo de como realizar esse efeito com a câmera fotográfica. Vejam a seguir.

Criar imagens com esses efeitos não é difícil, porém exige certo conhecimento, principalmente em iluminação, além, é claro, do material correto. A técnica Low Key pode ser facilmente conseguida com materiais caseiros, porém é mais difícil conseguir uma foto com características High Key usando apenas a luz ambiente.

Afinal, o que é Low Key e High Key?

Fundo preto, sombras marcadas e contraste alto marcam a técnica Low Key.

Esses tipos de imagens podem ser considerados dois extremos da fotografia: a técnica Low Key se beneficia das sombras marcadas, das áreas escuras e da luz dura, enquanto que para se criar uma foto do tipo High Key você precisa abusar da iluminação com luz suave, dos contornos invisíveis e do branco.

Com tanta diferença entre elas, é esperado que cada uma dessas técnicas de fotografia seja usada para um propósito diferente, e é exatamente isso o que acontece. Low Key transmite um sentimento de tristeza, seriedade e mistério, enquanto imagens em High Key são alegres e passam a ideia de esperança e tranquilidade.

High Key

Ao contrário da técnica Low Key, quando você fala em High Key, está se referindo a abundância de luz, brancos estourados e poucas sombras. É obrigatório o uso de iluminação suave, portanto você precisa usar rebatedores ou difusores na frente das luzes.

Diferente de uma foto feita normalmente, na qual a iluminação é posicionada atrás da câmera, de frente para a cena, nesse caso você precisa ter luzes de absolutamente todos os lados. Como fazer isso sem estourar demais ou criar sombras múltiplas? A luz suave é a resposta.

Você pode adicionar filtros posteriormente para estilizar a sua fotografia.

Se você tem em casa uma janela bem grande ou a porta de uma sacada, você pode usá-la como o fundo da sua foto. Para suavizar essa fonte de luz, use um tecido branco cobrindo toda a extensão que vai aparecer na foto.

Se você posicionar um modelo nesse cenário e tentar fotografar, vai ver que o máximo que você vai conseguir é uma silhueta, já que não existe equilíbrio de luz. Você precisa iluminar o seu modelo com o mesmo tanto de luz que está vindo do outro lado, usando sempre, obrigatoriamente, luzes suaves.

Para suavizar uma fonte de iluminação, você pode filtrá-la usando um tecido fino e branco ou papel de seda ou rebater em uma parede branca. Não use a lâmpada do teto para auxiliar, pois ela vai criar sombras. Outra dica importante é pedir para que os seus modelos usem roupas brancas ou claras.

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Em um dia de sol, é possível conseguir um bom resultado ao ar livre se você conseguir filtrar toda a iluminação por meio de difusores, usando tecidos brancos de fundo para criar o visual desejado. É preciso ser criativo, usando materiais que você pode conseguir em casa e adaptando para a produção fotográfica.

Para o ajuste da máquina, abra o diafragma o máximo possível e use um tripé para poder criar uma superexposição a partir do tempo também. Não adianta nada ter um cenário completamente iluminado e fotografar no automático: é preciso deixar o obturador aberto mais tempo do que seria recomendado para uma fotografia normal.

Low Key

Por usar menos luz e se aproveitar das sombras, é mais fácil criar o efeito Low Key nas suas fotografias. O ideal é um ambiente totalmente escuro, ou pelo menos em grande parte. Um dos grandes segredos para se conseguir um efeito melhor é usar uma parede preta no fundo, ou o mais escura possível.

Utilize um fundo preto e foco de luz pontual.

Não adianta estar totalmente no escuro se você colocar o seu modelo na frente de uma parede branca. Quando você acender a luz frontal para iluminá-lo, a parede atrás vai funcionar como um refletor, clareando o ambiente.

Além do fundo preto, o ideal é usar apenas uma luz, ou no máximo duas, criando sombras fortes pelo uso da iluminação dura.

Posicione um foco de luz diagonal (de frente para o modelo, porém levemente afastado para o lado), e vá testando até conseguir o efeito que você quer.

Para objetos menores, você pode usar um foco de luz superior e conseguir bons resultados.

A segunda luz precisa ser bem mais fraca, apenas para detalhar a silhueta. Esse foco precisa ficar atrás do modelo, totalmente escondido e, de preferência, vindo de baixo. Lembre-se de que, para um melhor efeito Low Key, você deve usar focos de iluminação pontuais e direcionados, para clarearem apenas a área desejada.

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Efeitos moderados

Se você gostou dessas técnicas, porém não quer um efeito completamente High Key ou Low Key, é possível utilizar os conceitos no dia a dia para aproveitar melhor as sombras e a superexposição no que você estiver fazendo.

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Por exemplo, as fotografias acima mostram uma atmosfera suave e iluminação branca, remetendo bastante ao High Key. Para quem quer uma solução menos extremista, essa pode ser uma ótima alternativa.

Esses são apenas alguns exemplos. É possível tirar proveito dos seus conceitos e aplicar isso nas fotografias feitas no dia a dia.

Fonte de textos: Tecmundo

Agora vamos colocar a mão na massa, ou melhor, no Photoshop.

Vamos usar a mesma foto como base para criar os dois efeitos, ficará bem bacana, confiem em mim. 😉

Iniciaremos pelo “High Key”.

PASSO 1

Pegue uma boa foto para usarmos como base.
Esta eu encontrei no Shutterstock (cod_122418400):

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PASSO 2

Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer)

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PASSO 3

Escolha a opção “Níveis” (Levels) e altere como a seguir:

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Nossa foto ficará assim:

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Note que nossa foto ficou um pouco lavada, e a layer com o efeito possui uma mascara.
O que devemos fazer é usar o pincel para acrescentar ou subtrair pontos de efeito na foto.

Entenda o que quero dizer:

PASSO 4

Clique sobre a ferramenta picel (B).

PASSO 5

Deixe as cores primárias e secundárias como na imagem abaixo:

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Na dúvida, digite “D” para resetar as cores.

PASSO 6

Agora faremos o que eu disse anteriormente, ou seja, usar o pincel para acrescentar ou subtrair pontos de efeito na foto.

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Com isso, iremos exibir alguns detalhes da camada inferior, trazendo assim alguns detalhes que sumiram por causa do efeito “Níveis” no PASSO 3.

E assim ficou a minha:

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São pequenos detalhes (aliás, alguns imperceptíveis nesse tamanho), mas que fazem a diferença na entrega final.

A variação nas nuances das máscaras depende da percepção e do gosto de cada um.

PASSO 7

Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).

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Escolha “Brilho/Contraste” (Brightness/Contrast) e altere como abaixo:

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PASSO 8

Novamente, vá em “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).

image_11

E escolha “Exposição…” em seguida, aplique os valores abaixo:

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PASSO 9

Repita o passo 3, mas altere os valores para estes:

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Achei necessário corrigir alguns pontos da imagem, alterando sua máscara como no passo 6.

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PASSO 10

Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer)

image_11

e agora escolha “Mapa de Degradê…”

Em seguida, escolha o degradê padrão, como abaixo:

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PASSO 11

Por fim, repita o mesmo passo, mas escolha a opção “Cuvas…” (Curves) e altere seus valores:

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E aqui está nossa imagem final (High Key):

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Agora vamos para o efeito “Low Key”.

PASSO 1

Vamos usar a mesma como base.
Shutterstock (cod_122418400).

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PASSO 2

Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).

image_11

PASSO 3

Vá até a opção:

Escolha “Brilho/Contraste” (Brightness/Contrast) e altere como abaixo:

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PASSO 4

Utilizando a técnica que usamos em “High Key”, clique sobre a ferramenta pincel e em seguida sobre a máscara em determinados pontos (mais uma vez, vai do critério de cada um).

Os pontos que aconselho são próximos ao rosto, para que tenham maior exposição ao final do efeito.

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Até então, nossa foto está assim:

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PASSO 5

Vá novamente até a opção: “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).

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Escolha “Brilho/Contraste” (Brightness/Contrast) e altere como abaixo:
Brilho: 43 / Contraste: 54

PASSO 6

Repita o passo 4, mas dessa vez vá em “Curvas” (Curves) e deixe como abaixo:

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Note que o efeito forçou demais nossa foto. Novamente, vamos usar a técnica do pincel sobre a máscara para subtrair pontos da imagem.

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PASSO 7

Repita o processo “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer)

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e em seguida escolha “Black & White” (Preto e Branco) e mude como abaixo:

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PASSO 8

Escolha a opção “Níveis” (Levels) e altere como a seguir:

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PASSO 9

Vá novamente até a opção: “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).

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Escolha “Brilho/Contraste” (Brightness/Contrast) e altere como abaixo:
Brilho: -30 / Contraste: 100

PASSO 10

Por fim, repita o passo 8, mas altere os valores para:
Brilho: -31 / Contraste: -32

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Esse é nosso efeito final (Low Key).

Bom, ensinei o caminho das pedras. Acredito que, caso queira a foto mais escura ou mais clara, você conseguirá facilmente um resultado bastante satisfatório usando essa técnica.

Um abraço a todos e fiquem com Deus.
Aguardo sugestões para as próximas matérias! 🙂

twitter: @fabiolody
e-mail: fabiolody[at]imasters[dot]com[dot]br