Design & UX

2 ago, 2018

Netflix app para TV’s –  UX Case

100 visualizações
Publicidade

Nova barra lateral, seções separadas, etc.

A Netflix, na semana passada, atualizou a sua interface de TV; adicionou uma nova barra lateral e seções separadas para shows e filmes.

A nova interface foi baseada em pesquisas e testes rigorosos sobre como podemos facilitar a localização de títulos em TVs, onde a navegação pode parecer um pouco mais difícil quando você está restrito a apenas alguns botões em um controle remoto”, escreveu Stephen Garcia, Diretora de inovação de produtos da Netflix, em um artigo no blog da empresa.

As mudanças

A maior alteração é a nova barra lateral à esquerda, com seções separadas para Pesquisa, Home (*), Séries (programas de TV), Filmes, Minha lista e Novidades. O design é muito parecido com a barra lateral que o YouTube usa para seus aplicativos baseados em TV e tem a mesma cor cinza escuro ou grafite – como preferir.

*  Serve para voltar para a visualização tradicional.

A atualização está disponível globalmente para os aplicativos da Netflix para consoles de jogos, aplicativos de smart TV integrados, e assim por diante.

Algumas considerações baseadas no app do Xbox One

1. Na minha opinião, nesse menu caberia uma seção de “Originais Netflix” – conteúdo exclusivo – já que a empresa está investindo tanto em conteúdo original, por que não dar destaque a eles?

Fica a dica, Netflix – deposita lá na minha conta depois um “capilé” pela consultoria.

  • O início da navegação já começa com um conteúdo selecionado esperando uma ação – antes, isso não acontecia: você tinha de movimentar o controle para “ativar” o foco.
  • O acesso à Minha Lista é muito mais rápido; essa opção na versão anterior era escondia – por incrível que possa parecer. A seção Shows e Filmes – finalmente – estão separadas.
  • Pode parecer clichê, mas a navegação está mais simples e intuitiva. Não que antes não fosse, mas é que agora está mais clean! A forma de pesquisar continua ótima –  igual ou melhor que a do app do YouTube.
  • Você mudaria alguma coisa que não foi mencionada ou teria alguma ideia de feature? Escreva aí nos comentários. Eu gosto de propor novas soluções para produtos digitais, isso me deixa mais alerta para encontrar soluções.

Referências