As empresas precisam estar onde seus clientes estão, e com mais de 800 milhões de usuários no Instagram, a maioria delas está no aplicativo de compartilhamento de imagens. Para ajudar as empresas a alcançar, inspirar e serem descobertas pelos clientes na rede, o Instagram lançou o “Business Profiles” em 2016.
Esses perfis permitem que as empresas adicionem informações extras, como horário de funcionamento, localização e números de telefone, além de oferecer acesso para métricas de mídia social em tempo real.
O serviço é totalmente gratuito, então, a única barreira para a entrada é a configuração, que o Instagram torna super fácil com o fluxo do onboarding.
Por que isso é uma boa UX:
- Para maximizar a motivação no primeiro passo, o Instagram utiliza o conceito da prova social: o fenômeno social em que as pessoas assumem as ações dos outros. Eles fazem isso informando ao usuário que 135 pessoas que ele segue utiliza o Business Profiles. Essa mensagem adiciona credibilidade e fornece o “go ahead” que o usuário precisa para concluir o processo.
- Para minimizar a carga mental, o Instagram não mergulha nos detalhes no primeiro fluxo. O fluxo de integração destaca visualmente os principais recursos e o valor associado, para que o usuário possa obter a configuração antes de aplicar as novas configurações.
- O Instagram tem uma abordagem de interface minimalista para alcançar um processo de configuração simples, facilmente navegável e de fácil navegação. O ruído visual é mínimo, com no máximo 30 palavras por etapa. Cada elemento serve um propósito para criar uma experiência de impacto e simples.
- Antecipando um erro do usuário ou – potencialmente – a curiosidade do usuário, o Instagram inclui um botão “Não é uma empresa” no canto superior direito para permitir que usuários não-comerciais saiam do fluxo de maneira rápida. O famoso Skip/Next.
Anotações
O fluxo de configuração realmente é muito bom e super prático – gastei menos de 3 minutos para configurar meu perfil. As ferramentas de monitoramento também são muito boas – valem até um artigo.
Depois de aplicada as configurações, quase nada muda: é adicionado o botão “promover” para venda de publicidade e debaixo da foto do perfil tem um texto com a sua área de atuação e nada mais.
Dicas de leitura
- Experiência Onboarding para usuários de aplicativos Mobile
- Experiência do Cliente (CX)
- Aplicativos Mobile — A primeira impressão
Referência