Olá, pessoal!
Bem, esta semana, eu escolhi um e-mail bem bacana, que recebi pedindo para explicar o que é e como produzimos um “high key effect” no Photoshop. Gostei muito da sugestão e achei interessante abordarmos o assunto. Mas, antes de mais nada, gostaria de lembrar que, caso eu ainda não tenha respondido a seu e-mail, peço que entre em nosso fórum e publique sua duvida por lá, pois existe uma galera bem bacana disposta a te ajudar.
Artista: Fabio Lody (www.fabiolody.com)
Descrição: High Key and Low Key
Software ultilizado: Photoshop CC em Inglês.
Grau de Dificuldade: 8,5
Ao som de: ♫ Chris Medina – What Are Words. ♫
Ao pesquisar sobre o assunto, decidi aproveitar e explicar também o efeito inverso (low key). Encontrei dicas bacanas no Techmundo de como realizar esse efeito com a câmera fotográfica. Vejam a seguir.
Criar imagens com esses efeitos não é difícil, porém exige certo conhecimento, principalmente em iluminação, além, é claro, do material correto. A técnica Low Key pode ser facilmente conseguida com materiais caseiros, porém é mais difícil conseguir uma foto com características High Key usando apenas a luz ambiente.
Afinal, o que é Low Key e High Key?
Fundo preto, sombras marcadas e contraste alto marcam a técnica Low Key.
Esses tipos de imagens podem ser considerados dois extremos da fotografia: a técnica Low Key se beneficia das sombras marcadas, das áreas escuras e da luz dura, enquanto que para se criar uma foto do tipo High Key você precisa abusar da iluminação com luz suave, dos contornos invisíveis e do branco.
Com tanta diferença entre elas, é esperado que cada uma dessas técnicas de fotografia seja usada para um propósito diferente, e é exatamente isso o que acontece. Low Key transmite um sentimento de tristeza, seriedade e mistério, enquanto imagens em High Key são alegres e passam a ideia de esperança e tranquilidade.
High Key
Ao contrário da técnica Low Key, quando você fala em High Key, está se referindo a abundância de luz, brancos estourados e poucas sombras. É obrigatório o uso de iluminação suave, portanto você precisa usar rebatedores ou difusores na frente das luzes.
Diferente de uma foto feita normalmente, na qual a iluminação é posicionada atrás da câmera, de frente para a cena, nesse caso você precisa ter luzes de absolutamente todos os lados. Como fazer isso sem estourar demais ou criar sombras múltiplas? A luz suave é a resposta.
Você pode adicionar filtros posteriormente para estilizar a sua fotografia.
Se você tem em casa uma janela bem grande ou a porta de uma sacada, você pode usá-la como o fundo da sua foto. Para suavizar essa fonte de luz, use um tecido branco cobrindo toda a extensão que vai aparecer na foto.
Se você posicionar um modelo nesse cenário e tentar fotografar, vai ver que o máximo que você vai conseguir é uma silhueta, já que não existe equilíbrio de luz. Você precisa iluminar o seu modelo com o mesmo tanto de luz que está vindo do outro lado, usando sempre, obrigatoriamente, luzes suaves.
Para suavizar uma fonte de iluminação, você pode filtrá-la usando um tecido fino e branco ou papel de seda ou rebater em uma parede branca. Não use a lâmpada do teto para auxiliar, pois ela vai criar sombras. Outra dica importante é pedir para que os seus modelos usem roupas brancas ou claras.
Para o ajuste da máquina, abra o diafragma o máximo possível e use um tripé para poder criar uma superexposição a partir do tempo também. Não adianta nada ter um cenário completamente iluminado e fotografar no automático: é preciso deixar o obturador aberto mais tempo do que seria recomendado para uma fotografia normal.
Low Key
Por usar menos luz e se aproveitar das sombras, é mais fácil criar o efeito Low Key nas suas fotografias. O ideal é um ambiente totalmente escuro, ou pelo menos em grande parte. Um dos grandes segredos para se conseguir um efeito melhor é usar uma parede preta no fundo, ou o mais escura possível.
Utilize um fundo preto e foco de luz pontual.
Não adianta estar totalmente no escuro se você colocar o seu modelo na frente de uma parede branca. Quando você acender a luz frontal para iluminá-lo, a parede atrás vai funcionar como um refletor, clareando o ambiente.
Além do fundo preto, o ideal é usar apenas uma luz, ou no máximo duas, criando sombras fortes pelo uso da iluminação dura.
Posicione um foco de luz diagonal (de frente para o modelo, porém levemente afastado para o lado), e vá testando até conseguir o efeito que você quer.
Para objetos menores, você pode usar um foco de luz superior e conseguir bons resultados.
A segunda luz precisa ser bem mais fraca, apenas para detalhar a silhueta. Esse foco precisa ficar atrás do modelo, totalmente escondido e, de preferência, vindo de baixo. Lembre-se de que, para um melhor efeito Low Key, você deve usar focos de iluminação pontuais e direcionados, para clarearem apenas a área desejada.
Efeitos moderados
Se você gostou dessas técnicas, porém não quer um efeito completamente High Key ou Low Key, é possível utilizar os conceitos no dia a dia para aproveitar melhor as sombras e a superexposição no que você estiver fazendo.
Esses são apenas alguns exemplos. É possível tirar proveito dos seus conceitos e aplicar isso nas fotografias feitas no dia a dia.
Fonte de textos: Tecmundo
Agora vamos colocar a mão na massa, ou melhor, no Photoshop.
Vamos usar a mesma foto como base para criar os dois efeitos, ficará bem bacana, confiem em mim. 😉
Iniciaremos pelo “High Key”.
PASSO 1
Pegue uma boa foto para usarmos como base.
Esta eu encontrei no Shutterstock (cod_122418400):
PASSO 2
Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer)
PASSO 3
Escolha a opção “Níveis” (Levels) e altere como a seguir:
Entenda o que quero dizer:
PASSO 4
Clique sobre a ferramenta picel (B).
PASSO 5
Deixe as cores primárias e secundárias como na imagem abaixo:
PASSO 6
Agora faremos o que eu disse anteriormente, ou seja, usar o pincel para acrescentar ou subtrair pontos de efeito na foto.
E assim ficou a minha:
A variação nas nuances das máscaras depende da percepção e do gosto de cada um.
PASSO 7
Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).
PASSO 8
Novamente, vá em “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).
PASSO 9
Repita o passo 3, mas altere os valores para estes:
PASSO 10
Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer)
Em seguida, escolha o degradê padrão, como abaixo:
PASSO 11
Por fim, repita o mesmo passo, mas escolha a opção “Cuvas…” (Curves) e altere seus valores:
PASSO 1
Vamos usar a mesma como base.
Shutterstock (cod_122418400).
PASSO 2
Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).
PASSO 3
Vá até a opção:
Escolha “Brilho/Contraste” (Brightness/Contrast) e altere como abaixo:
PASSO 4
Utilizando a técnica que usamos em “High Key”, clique sobre a ferramenta pincel e em seguida sobre a máscara em determinados pontos (mais uma vez, vai do critério de cada um).
Os pontos que aconselho são próximos ao rosto, para que tenham maior exposição ao final do efeito.
PASSO 5
Vá novamente até a opção: “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).
PASSO 6
Repita o passo 4, mas dessa vez vá em “Curvas” (Curves) e deixe como abaixo:
PASSO 7
Repita o processo “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer)
PASSO 8
Escolha a opção “Níveis” (Levels) e altere como a seguir:
PASSO 9
Vá novamente até a opção: “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).
PASSO 10
Por fim, repita o passo 8, mas altere os valores para:
Brilho: -31 / Contraste: -32
Bom, ensinei o caminho das pedras. Acredito que, caso queira a foto mais escura ou mais clara, você conseguirá facilmente um resultado bastante satisfatório usando essa técnica.
Um abraço a todos e fiquem com Deus.
Aguardo sugestões para as próximas matérias! 🙂
twitter: @fabiolody
e-mail: fabiolody[at]imasters[dot]com[dot]br