O processo de design de UX pode ser considerado crítico para o sucesso de um site ou aplicativo móvel. Criar e testar protótipos antes do lançamento é uma grande parte desse processo, e a lista de ferramentas que estão disponíveis para fazer isso está crescendo em um ritmo rápido.
Com tantas ferramentas diferentes por aí, como se escolhe qual usar? Escolher a ferramenta certa para sua equipe de UX pode significar o mundo quando se trata de eficiência. Antes de se comprometer com uma, você deve perguntar a si mesmo algumas coisas a fim de verificar qual ferramenta é a ideal para você.
- Você está procurando fazer protótipos de alta ou baixa fidelidade?
- Com que frequência sua equipe é colaborativa (isso provavelmente depende do tamanho da equipe)?
- Você é um novato em UX, ou um designer experiente?
- Quanto dinheiro você está disposto a gastar com suas ferramentas?
O que segue não é “apenas outra lista” de ferramentas de prototipagem, mas sim uma lista de ferramentas que são as favoritas entre a equipe de design UX na empresa onde eu trabalho (Codal) e o porquê.
1 – Axure
Axure é uma ferramenta de prototipagem popular no campo do UX, popular entre os designers de UX da Codal. Esta ferramenta é amplamente utilizada desde aproximadamente 2002, e é uma das mais abrangentes de prototipagem em termos de funcionalidade.
Axure permite que o designer faça wireframes clicáveis e interativos dos quais os clientes gostam. No entanto, se você não está muito familiarizado com o sistema, as interações podem levar um pouco de tempo para serem aprendidas.
Junto com protótipos, designers de UX usam Axure para sitemaps e fluxo de usuários ao longo do processo de UX. Esta ferramenta pode ser usada para criar os mais simples barebones, wireframes de baixa fidelidade, bem como wireframes de extrema alta fidelidade, dependendo das necessidades do designer.
Na última atualização do Axure, eles adicionaram um novo recurso que permite que as equipes de UX facilmente compartilhem e colaborem em um projeto. Isso garante que toda a equipe tenha acesso à última versão do protótipo, em vez de recorrer à comunicação para frente e para trás a fim de localizar a versão mais recente.
O custo do Axure varia de US$29 – US$99 mensais por usuário.
2 – Sketch
Junto com Axure, Sketch é outra ferramenta de prototipagem popular na indústria. Esta ferramenta é especificamente feita para usuários do Mac OS X, e muitos designers a comparam com o Adobe Illustrator.
Sketch é 100% baseada em vetor, para que nunca perca a qualidade, e seus guias de pixel-snapping e alinhamento tornam simples garantir que tudo está no lugar correto.
Sketch também torna muito fácil compartilhar informações com seus colegas de trabalho ou clientes. A ferramenta também comprime o seu arquivo para você, de modo que é mais fácil de compartilhar arquivos de projeto entre os membros de sua equipe.
Ela não tem uma curva de aprendizado muito grande e, em apenas alguns dias, pode acelerar o fluxo de trabalho da sua equipe de UX.
O custo do Sketch é de US$99 depois de um trial de 30 dias.
3 – Balsamiq
Balsamiq pretende recriar a experiência de usar um quadro branco, a fim de criar um protótipo rápido ou wireframe. Esse processo normalmente permite que você tenha mais ideias em um curto período de tempo.
Wireframes criados com Balsamiq são de muito baixa fidelidade (quase como um esboço). Se você é um novato em UX, esta ferramenta faz maravilhas, pois é altamente simples de usar. A parte mais legal do Balsamiq é a fase de ideação do UX. A equipe de UX da Codal gosta de usar o Balsamiq durante as sessões de brainstorming internamente, bem como com os clientes.
O custo do Balsamiq varia de US$12 a US$199 por mês (dependendo do número de projetos ativos).
4 – InvisionApp
InvisionApp fará seu projeto tomar vida em apenas alguns cliques. Quando seu projeto é concluído, você pode enviá-lo para o Invision, adicionar algumas animações ou transições e transformar o arquivo em um protótipo clicável.
Invision também fornece um link para abrir em seu telefone, então se ele é um protótipo para dispositivo móvel, você pode clicar na aplicação como se fosse um aplicativo ao vivo baixado da app store. Normalmente, um protótipo do Invision é de uma fidelidade maior do que as feitas com o softwares comparáveis.
É uma ótima ferramenta para colaboração e feedback, especialmente com os clientes. Os usuários podem clicar em qualquer lugar no projeto para deixar comentários ou responder ao comentário de outro usuário. Outro bônus: é super simples de usar. Quase nenhum conhecimento da plataforma é necessário antes de se iniciá-la.
O custo do Invision varia de US$0 – US$90 por mês.
5 – FramerJS
FramerJS é uma ótima ferramenta para mostrar certas características e interações em uma plataforma. Em vez de usar FramerJS como uma ferramenta para prototipagem de um aplicativo móvel inteiro ou website, nossa equipe de UX a usa para mostrar as interações e as animações específicas que podemos criar.
Se você é um designer de UX que não tem muita experiência com código, FramerJS pode lhe ajudar a ficar mais familiarizado com isso. Quando você carregar um gráfico, o código é gerado no lado esquerdo da tela, e ele pode ser reutilizado ou ajustado para ilustrar variações.
O custo do Framer JS é de US$129.
6 – OmniGraffle
OmniGraffle não é apenas uma ferramenta de prototipagem útil, mas é ótima para usar durante a criação de navegação e fluxos do usuário. É uma ferramenta projetada especificamente para iOS e Mac que possui uma interface de arrastar e soltar simples de usar.
Com o OmniGraffle, um designer de UX pode juntar páginas como se fossem uma parte de um sitemap real. A desvantagem do OmniGraffle é que não é a melhor ferramenta para colaboração na equipe, devido às suas limitações de computadores e tablets.
O custo do OmniGraffle varia de US$99 a US$199.
***
UsabilityGeek é um blog de UX que faz a ponte entre pesquisa acadêmica e teórica e recomendações práticas e pessoais sobre como entregar uma ótima experiência de usuário. Eles convidam colaboradores e autores para oferecer um hub de dicas e insights de experts do setor. Esta tradução foi feita com autorização pela Redação iMasters. Você pode checar o original em: http://usabilitygeek.com/6-prototyping-tools-ux-designer/.