Desenvolvimento

31 mai, 2018

Redimensione imagens no Azure em menos de 5 minutos

Publicidade

Introdução

Todo desenvolvedor já precisou – pelo menos uma vez na vida – redimensionar imagens, e em muitas das vezes, sendo necessário redimensionar em mais de um tamanho. Independentemente da sua senioridade como desenvolvedor, sabe-se que redimensionamento de imagens é uma tarefa que exige um certo trabalho.

Nesse artigo, vou demonstrar como simplificar a sua vida redimensionando uma imagem em dois tamanhos diferentes de maneira automática, mantendo a mesma proporção, e em menos de 5 minutos.

Vale lembrar que, caso você ainda não tenha uma subscription no Azure, será necessário criar uma (caso queira um passo a passo, clique aqui).

Criando nosso Storage no Azure

Primeiro vamos acessar o Portal do Azure através do link: https://portal.azure.com e efetuar o nosso login. Já no portal do Azure, vamos utilizar a busca para achar o “Storage Account”, conforme nos mostra a figura seguir, e selecioná-lo.

Figura 1

Agora, vamos preencher o Name e o Resource Group (caso já possua um, não é necessário criar outro) para criar nossa Storage Account, conforme nos mostra a figura abaixo:

Figura 2

Depois de finalizado o processo de criação da nossa Storage Account, clique sobre ela, e em seguida clique em Blobs para criarmos o serviço de armazenamento de arquivos, conforme mostra a figura 3:

Figura 3

Agora vamos clicar em Container, e em seguida vamos dar um nome e assim que ele for criado, repetiremos esse mesmo passo mais duas vezes, criando assim 3 Blobs, sendo que um Blob armazenará a imagem original, o outro Blob a versão “média” da imagem, e o outro Blob a versão “pequena” da imagem, conforme a imagem a seguir:

Figura 4

Note que usei as notações “md” e “sm” para facilitar a localização das imagens redimensionadas. Agora vamos para a segunda parte, que é automatizar o redimensionamento das futuras imagens que serão inseridas no nosso Blob Storage.

Criando nossa Function de redimensionamento no Azure

No Portal do Azure, vamos clicar em “Create Resource”, e em seguida vamos clicar na opção “Serverless Function App” conforme na figura abaixo:

Figura 5

Agora vamos preencher os dados necessários da mesma maneira que fizemos anteriormente na criação do nosso Storage. Vale ressaltar que, como já criamos um Resource Group e uma Storage Account anteriormente, podemos utilizar o mesmo para nosso serviço de Functions, conforme figura abaixo:

Figura 6

Assim que finalizar a criação do nosso recurso, vamos abri-lo para criarmos nossa Azure Function clicando no símbolo de adição (+) ao lado de “Functions”, e em seguida vamos clicar na opção “Create your own Custom Function”.

Feito isso, vamos utilizar a busca para encontrar a opção “Image Resizer”, conforme nos mostra a figura abaixo:

Figura 7

Clicando em “Image resizer”, vamos criar nossa Function e configurar nossos Blob’s Storages que criamos anteriormente, como na figura abaixo:

Figura 8

Como você pode observar no código gerado pela Function, ele já predeterminou os tamanhos, entretanto, nada impede que você ajuste para a sua necessidade.

Agora, por fim, voltaremos para o nosso Blob Storage que armazenará a imagem original e faremos o upload de uma imagem qualquer, conforme nos mostra a figura a seguir:

Figura 9

Assim que terminar o Upload da imagem, acesse os outros Blob’s e poderemos ver as imagens redimensionadas devidamente salvas.

Figura 10

Fontes de Estudo

Pra quem quiser ver uma aplicação completa utilizando o Azure Storage, você pode acessar aqui mesmo no portal iMasters esse outro artigo (Utilizando o Azure Storage), ou caso você queira entender mais sobre a Arquitetura Serverless e o que o Azure pode nos oferecer a respeito, você pode acessar esse artigo (Crie sua primeira Azure Function em 5 minutos) e esse outro aqui (Criando um fluxo de trabalho no Azure com o Logic Apps).

Bom, por hoje é só. Espero que tenham gostado e até a próxima!