Olá pessoal. Gostaria de iniciar este artigo pedindo-lhes sugestões para artigos futuros. É preciso lembrar que esta coluna é de vocês. Conto com o seu apoio.
O Dreamweaver disponibiliza diversos behaviors do tipo Show Region; que são expressões condicionais utilizadas para exibir ou ocultar determinada informação/elemento da página em questão quando tal condição for verdadeira. Ao todo, eles são seis. Vamos conhecê-los:
- Show If Recordset Is Empty
- Show If Recordset Not Empty
- Show If First Page
- Show If Not First Page
- Show If Last Page
- Show If Not Last Page
Os dois primeiros são utilizados em conjunto com os Recordsets disponíveis na página e só funcionam na presença deles. Através do primeiro, você exibirá alguma informação/elemento quando determinado Recordset estiver vazio, isto é, quando não houver nenhum dado para ser exibido referente ao Recordset em questão. Já o segundo, é utlizado quando o Recordset não está vazio. Concluindo que um é o oposto do outro.
Já os demais são utilizadas no recurso de paginação do Recordset, não os abordaremos por estarem fora do escopo deste tutorial.
Como podemos perceber, o Dreamweaver não disponibiliza nenhum recurso para que possamos exibir ou ocultar determinada informação/elemento quando um campo específico da tabela está vazio (ou não). Analisando esta ausência e a dificuldade de alguns leitores em desenvolver esse recurso, veremos como criá-lo neste tutorial.
Primeiramente, vamos analisar o código que o Dreamweaver utiliza para os behaviors Show If Recordset Is Empty e Show If Recordset Not Empty, respectivamente:
<?php if ($totalRows_rsTutoriais == 0) { // Show if recordset empty ?>
<p>Informação a ser exibida quando o Recordset (rsTutoriais) estiver vazio </p>
<?php } // Show if recordset empty ?><?php if ($totalRows_rsTutoriais > 0) { // Show if recordset not empty ?>
<p>Informação a ser exibida quando o Recordset (rsTutoriais) NÃO estiver vazio </p>
<?php } // Show if recordset not empty ?>Como podemos perceber nos códigos acima, o Dreaweaver realiza a seguinte lógica:
- Cria uma variável com o nome $totalRows_maisNomeDoRecordset;
- Atribui à variável, $totalRows_maisNomeDoRecordset, o total de linhas retornadas no resultado;
- Verifica se o valor da variável é igual a zero (Show If Recordset Is Empty) ou maior que zero (Show If Recordset Not Empty);
Como nosso objetivo é criar um “Show Region” para um campo espefício de tabela, utilizaremos a seguinte lógica:
- Consultar o campo da tabela desejado;
- Verificar se o campo consultado está vazio ou não;
Com este pensamento, chegamos ao seguinte código:
<?php if ($row_nomeDoRecordset['campo_foto'] != "" ?>) { // Exibir se o campo não estiver vazio ?>
<p><img src="fotos/<?php echo $row_nomeDoRecordset['campo_foto']; ?>" /></p>
<?php } // Exibir se o campo não estiver vazio ?>Para exibirmos uma foto caso o campo desejado, campo_foto, não esteja vazio. Podemos fazer o oposto também, ou seja, exibir uma informação caso o campo esteja vazio. Observe:
<?php if ($row_nomeDoRecordset['campo_foto'] == "" ?>) { // Exibir se o campo estiver vazio ?>
<p>Não há foto a ser exibida.</p>
<?php } // Exibir se o campo estiver vazio ?>Simples, não é? Espero que esse recurso lhe seja útil. Um forte abraço a todos.







