Data

22 abr, 2016

Conheça os processos globais no Oracle APEX

100 visualizações
Publicidade

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Hoje vou explicar e exemplificar como funcionam os processos globais no Oracle APEX. Mas antes, é importante saber quais são os escopos de processo do Oracle APEX. Atualmente, temos dois escopos:

  • Página: é o mais comum. É um processo que será executado em algum dos pontos pré-definidos da página. Por exemplo: processos de Row Fetch, validações de campos, o envio de um e-mail, a chamada de um Web Service dentre outros.
  • Global: é um processo que será executado em algum dos pontos pré-definidos em todas as páginas da aplicação. O sentido de existir um processo global é executar algo que é comum para todas as páginas sem a necessidade de criar um processo específico para cada uma delas. Por exemplo: quando uma nova sessão for iniciada, após a autenticação do usuário ou o envio de um e-mail de monitoramento quando determinadas páginas (definida por cadastro) forem submetidas etc.

Como fazer?

Nesse exemplo, vou demonstrar como fazer um processo global que verifica a integridade de um padrão de desenvolvimento pré-estabelecido.

Normalmente, quando criamos uma página no APEX, ela é definida com o título da página igual ao nome. Sendo assim, vamos “lembrar” o desenvolvedor de alterar essa informação quando ele for efetuar o teste da página.

O cadastro de um processo global deve ser feito em: Shared Components > Application Process:

ll01

Escolha um nome e o momento que o processo será executado. Nesse caso, o processo de validação deve ser realizado durante o carregamento da página. Mas veja que existem outros momentos que permitem maior flexibilidade nos processos.

ll02

Veja acima que o código faz uma validação com base no metadados do APEX para verificar os atributos da página que está sendo executada. Em breve publicarei um artigo sobre os metadados do Oracle APEX.

ll03

Não iremos definir nenhuma condição para efetuar essa validação; iremos fazê-la em todas as páginas. Entretanto, tenha ciência que é possível fazer a validação apenas em algumas páginas, assim podemos criar exceções.

Veja como ela funciona:

ll04

Quando o desenvolvedor corrigir a falha de padrão, a página será executada normalmente.

Conclusão

Com a possibilidade de executar processo globais, o APEX permite uma rápida solução para problemas/funcionalidades que são comuns entre as páginas de modo flexível e ágil!

Para acessar a aplicação demo da nossa série de artigos, utilize este link.

  • Usuário: demo
  • Senha: imasters