Cloud Computing

22 mai, 2015

Infográfico – Do mainframe ao cloud computing

Publicidade

A TI e a internet revolucionaram as comunicações, mas como tudo isso começou? Criamos um infográfico que demonstra a rápida evolução e desenvolvimento da TI, do mainframe ao cloud computing. A ideia é refletir sobre a rapidez com que as comunicações evoluíram e sobre o impacto dessas inovações no nosso dia a dia.

Mais de meio século depois dos mainframes, os computadores e a Internet se popularizam tanto que permeiam nossos dias como ferramentas básicas e, porque não, essenciais para comunicação, trabalho, informação e lazer. Esta difusão foi possibilitada por uma cadeia de acontecimentos, mas uma coisa é certa, os preços (que se tornaram cada vez mais acessíveis) tiveram um papel importante nesse processo. Imagine que o custo de armazenamento por MB em 1966 chegava a mil reais, enquanto hoje não precisamos nem citar os vários serviços de armazenamento gratuito ou com preços incomparáveis a isto na web. Os processadores também surpreenderam, antes eram lentos e ocupavam muito espaço. Agora, mesmo se levarmos em conta os processadores de smartphones, eles são rápidos, permitindo quase tudo que é possível fazer em um desktop.

Os primeiros passos da Internet

Foi na década de 1970, que os conceitos e elementos sobre infraestrutura e Internet começaram a serem desenvolvidos. Muitas das maiores empresas de TI foram fundadas nessa época e a Internet nasceu. Em 1971 fomos apresentados ao primeiro microcomputador. Este foi o início de uma transformação econômica e social sem precedentes.

Quando a rede se tornou um fenômeno mundial

Foi na década de 1990 que a Internet se firmou como um lugar para comunicar e comercializar. Tim Berners Lee facilitou (podemos dizer até que permitiu) o uso da Internet para o público em geral quando lançou a World Wide Web, em 1991. Este lançamento em um primeiro momento foi para uso não comercial e, em sua maioria, as Universidades eram as responsáveis pelos acessos a Web. Em 1993, junto com o lançamento do browser Mosaic, empresas tiveram acesso à rede pela primeira vez. Uma vez que as empresas perceberam o potencial comercial da comunicação instantânea com o mundo através do clique, alguns dos maiores negócios online foram fundados (como por exemplo o Ebay e a Amazon).

O amadurecimento da Web

Quando falamos de Internet, o estouro da bolha foi um dos fatos mais marcantes dos anos 2000. Isso aconteceu com a especulação e consequente supervalorização das empresas pontocom, devido a empolgação do mercado com as infinitas possibilidades que a Internet prometia. Em maio de 2001, diversas empresas online tiveram seus valores de mercado reduzidos a pó. Foi o fim de muitos negócios virtuais de pequeno porte, que ainda estavam dando seus primeiros passos no ramo. No entanto, as empresas maiores saíram ilesas deste episódio. Este fato foi muito importante para o amadurecimento do mercado online como um todo.

A partir de meados daquela mesma década, começamos a descobrir a Web 2.0. Nesse movimento, também chamado de  “web como plataforma”, usuários passaram a enriquecer o conteúdo de wikis, fóruns, redes sociais, blogs, metadata baseadas em folksonomia e muito mais. Mais uma vez o mercado precisou se adaptar, construindo aplicativos e soluções que aproveitassem a inteligência coletiva para se tornarem cada vez mais interessantes aos usuários.

A vez do cloud computing

Atualmente, cloud computing está revolucionando diversas áreas. Ela está sendo usado para reduzir custos e otimizar processos. Por exemplo, a cloud influenciou no desenvolvimento da tecnologia mobile e da infraestrutura flexível de TI. Outro exemplo pode ser visto através de aplicações que utilizam big data, uma vez que a cloud está favorecendo a convergência de dados e o acesso à muita informação, permitindo que problemas sejam resolvidos e processos sejam repensados de forma rápida e eficaz.

Confira nosso infográfico!

2015-07-05-infografico-do-mainframe-ao-cloud-02-02