Carreira Dev

13 nov, 2009

Você sabe escolher um fornecedor de BI?

Publicidade

Ter uma solução de Business Intelligence (BI) é considerado hoje como um fator fundamental para as empresas que desejam tomar decisões acertadas e eficazes com base em números, gráficos, cubos, enfim, em relatórios. Muito se escuta falar da importância do BI, suas vantagens e as grandes empresas que utilizam do BI. Então, a primeira questão que surge é “Como escolher um bom fornecedor para implantar o BI na sua empresa?”
 
Antes, o BI era recomendado para as grandes empresas, mas, hoje, as médias e até algumas pequenas já perceberam a importância desse sistema e começaram a implantá-lo. Dessa forma, partindo do princípio de que o funcionamento das empresas de pequeno, médio e grande porte é distinto, entende-se que a escolha do BI varia de acordo com as necessidades de cada empresa.
 
Geralmente quando desejamos comprar algo novo, fazemos uma pesquisa do tal produto, buscamos informações com pessoas que já possuem ou que entendem sobre ele. Com a solução de Business Intelligence é quase igual. Antes de implantá-la em sua empresa, é necessário ter o mínimo de conhecimento do sistema e do fornecedor.
 
Um desenvolvedor que tenha em seu currículo nomes de grandes corporações torna-se uma referência, mas não necessariamente será o mais adequado para atender às necessidades de uma empresa de pequeno porte. O fornecedor, antes de tudo, precisa conhecer a empresa para qual vai trabalhar, analisar qual o sistema ideal e saber assimilar as necessidades do cliente com as tendências de mercado. Ou seja, fazer uma boa análise do cenário e oferecer a solução ideal que se enquadre perfeitamente ao mundo do cliente.
 
Um outro ponto importante a ser avaliado é a capacidade de treinamento do desenvolvedor. É fundamental que a empresa ofereça aulas práticas de como usar o sistema para os usuários-chave, aqueles que mais o utilizarão, para que esses possam ser os multiplicadores do sistema dentro da companhia. Também não posso deixar de citar o suporte técnico, um serviço, que precisa ser bem avaliado, para que o futuro do sistema não seja prejudicado. 
 
Após isso, é definir o que se quer da solução de BI e iniciar o desenvolvimento. Boa sorte e até a próxima!