Carreira Dev

15 jul, 2010

Os três pilares da empresa 2.0

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Todos têm falado nas empresas
2.0 e suas quebras e rupturas de paradigmas com as corporações tradicionais. Assim
como os grupos de mídia, quem não inovar será engolido pela revolução digital. Porém,
a empresa 2.0 tem por pilares muito maiores do que questões digitas: ela se
estrutura mais na própria gestão da empresa. Veja abaixo três alicerces de uma
empresa 2.0,

A empresa deve ser 2.0

Ser amarelo e dizer que é
verde não é um bom negócio. Não minta, não invente números, não esconda fatos,
atualize suas estruturas físicas e intelectuais. Tenha objetivos e planos
traçados. Coloque-os no topo e corra atrás disso, faça planos. Se concentre e tenha em mente seu foco de conquista.

O foco, aliás, é sempre o
consumidor, que é exigente e munido de informações por todos os lados. Ele sabe
quando sua empresa está alinhada ou não aos bons valores. Seja uma marca 2.0. Inovação
deve ser a palavra de ordem para sua empresa. A ousadia nesses tempos é fator
decisivo para decidir quem entra, quem sai ou quem permanece na escolha dos
clientes.

Seja mais do que bons discursos. Demonstre a todos que a sua empresa é uma marca alinhada com as novas
tecnologias, com a preocupação ambiental, social e que está disposta a mudar a
realidade ao redor dela.

A propaganda paga, aqui, é o
pior negócio. Todos devem falar espontaneamente da sua empresa, instituição ou
produto. A publicidade gratuita demonstra que você está fazendo a lição de
casa, que sua marca caiu no gosto dos consumidores e que irão levar adiante seu
discurso. Irão defender sua empresa, e isso é a melhor propaganda que você
nunca poderia pagar.

A empresa deve estar 2.0

O novo modelo empresarial,
denominado 2.0, não remete somente às questões tecnológicas, mas devemos
assumir que o digital move grande parte das novas estruturas de uma marca. Chegou
ao mercado agora? Talvez sua empresa provavelmente já esteja no digimundo. Já
estava no mercado antes? Sua empresa tem a obrigação de realizar mudanças em
suas bases, se por algum motivo ela ainda não tenha feito isso.

Redes e mídias sociais, interação, interatividade, resposta, amostra, produtos verdes. Tudo isso faz
parte de uma empresa 2.0. Sua gestão deve ser 2.0. Sua empresa deve ser 2.0
para que você esteja certo de que sua empresa é 2.0. É a questão do ser para
dizer que é, do ser para poder estar, e estar para poder ser.

A fórmula é simples, porém o
trabalho, não. As análises a serem feitas, os discursos a serem trabalhados, o
pessoal a ser treinado e, principalmente, a mídia social a ser fiscalizada. Sim,
fiscalizada. Não sejamos tolos ao pensarmos que nenhuma empresa deve fiscalizar
as novas mídias. Amigos amigos, mídias sociais à parte. O monitoramento é
crucial para um trabalho benéfico em sua imagem.

Entretanto, para monitorar é necessário,
antes de tudo, ter o que monitorar. Quais ferramentas sua empresa está
utilizando? Quais mídias ela implantou no dia-a-dia dos funcionários? O que ela
usa como plataforma de respostas rápidas e reclamações de clientes? Seu pessoal
está profundamente preparado para lidar com uma empresa 2.0? Lembre-se: esteja
2.0.

A empresa deve fazer 2.0

Fazer 2.0 é tudo aquilo que as
outras não fazem, ou, por algum motivo, fazem de maneira precária. Fazer significa
agir, correr atrás, demonstrar, construir, modificar e, principalmente, inovar.
Trilhe caminhos diferentes, produza de maneira consciente. Faça absolutamente tudo
para sua empresa mudar padrões atuais e melhorá-los, agregando valor à sua
marca.

Os discursos traçados, os
objetivos visados e os planos a serem empregados levarão sua empresa para um
patamar diferente, novo, conceitual. Faça 2.0, esteja 2.0 e seja 2.0. Repetindo:
a fórmula é simples, o trabalho, não. Porém, com o tempo sua empresa irá ganhar
novos rumos, objetivos, forças e, sobretudo, clientes.

Sua empresa já é 2.0? Se ainda não, o que precisa ser feito para que ela entre nesse novo modelo?