Carreira Dev

22 dez, 2017

Eventos indispensáveis para devs em 2018 – Parte 02

Publicidade

Bem, desejo que tenham gostado da primeira parte do artigo. Caso não tenha visto os eventos que descrevo na primeira parte, basta acessar aqui. Nessa segunda parte, vamos falar de mais eventos que são indispensáveis se você é dev.

Darkmira Tour

Mais um evento indispensável se você é programador PHP. E, ainda mais se você mora perto da capital nacional. Realizado em Brasília, o Darkmira Tour é um evento focado em segurança e qualidade de software. Em conjunto com as comunidades, é sempre uma festa a parte a interação entre desenvolvedores de diversos locais do país

RubyConf+

O maior evento sobre a linguagem Ruby no Brasil, com mais de 10 anos de tradição. A RubyConf+ deve estar na sua agenda caso você seja entusiasta na linguagem Ruby ou de outras linguagens back-end e front-end, por exemplo: elixir, go, crystal, javascript, entre outras. Grandes nomes nacionais e internacionais da linguagem sempre estão presentes na RubyConf. Em 2017, o evento contou com um palco com temas de comunidade e diversidade em conjunto com o Codamos.

JS Experience

Um evento exclusivo sobre JavaScript em São Paulo. Em 2017, contou com uma trilha de alto nível técnico, com grandes desenvolvedores JavaScript como: Zeno Rocha, Leo Balter, Loiane Groner, Fernanda Bernardo e também com um painel sobre frameworks. Além da apresentação em primeira mão do braço mecânico desenvolvido pelo Guilherme de Souza. Com certeza para 2018 teremos muito mais do JS raiz.

Mobile Summit

Tudo de mobile em um só lugar. Quer conhecer o que está acontecendo de novo no mercado mobile brasileiro, de negócios às linhas de código? Corre para o Mobile Summit. O evento é organizado pela comunidade Mobile Brasil e nasceu em setembro de 2015, na cidade de Porto Alegre, reunindo grandes desenvolvedores mobile de todo o Brasil. Na edição 2017, o evento trouxe assuntos como: acessibilidade, bots, mobile marketing, data science, UI e outros. Em 2018, já temos confirmado duas edições: São Paulo e Porto Alegre.

BrazilJS

O evento mais tradicional de JavaScript do País. Realizado tradicionalmente em Porto Alegre, em 2017 contou com uma edição em Fortaleza e, em 2018, promete expandir as fronteiras. São 2 dias do que há de melhor sobre a linguagem mais versátil da web. Contando com palestrantes de renome e Keynotes como: Salva de La Puente, Mariko Kosaka e Jem Young.

Women Dev Summit

O evento #womenintech que você não pode perder. É um evento gratuito exclusivo para mulheres, organizado pelas comunidades Desprograme, WoMakersCode, PHP Women e Rails Girls SP, com o objetivo de fornecer uma base técnica e também um direcionamento de carreira para que mais mulheres possam ingressar no mundo de TI. Na sua segunda edição, contou com 18 palestrantes de altíssimo nível técnico que falaram de tudo que se deve pensar quando falamos de desenvolvimento. PWA, Segurança Server-Side, IoT, Processadores de CSS, Machine Learning, entre outros. Se você é mulher e dev não pode deixar e ir no próximo Women Dev Summit.

PHPESTE

Onde a comunidade PHP do nordeste se encontra. O PHPeste nasceu da ideia de unir as comunidades de PHP do nordeste brasileiro para discutir a linguagem com talks de alto nível.  O evento é itinerante entre as cidades do nordeste sendo que a primeira edição foi em João Pessoa, a segunda em Salvador, em 2017 tivemos Fortaleza e em 2018 teremos São Luís, no Maranhão. Sempre contando com palestrantes internacionais, tivemos a presença de nomes como Marco Pivetta, Anthony Ferrara e Rasmus Lerdorf.

AWS Summit

O principal evento de tecnologias Amazon no Brasil. O AWS Summit acontece em São Paulo e conta com vários cases da utilização das tecnologias. Bem como com a apresentação de novidades no mundo AWS. É uma ótima pedida se você utiliza AWS em algum momento do seu desenvolvimento.

Bem galera, por hoje é só. Semana que vem irei comentar mais eventos. Mas caso você queira já ver o calendário do que vai rolar em 2018, existe uma iniciativa muito legal da Alda Rocha, junto com a comunidade, onde são selecionados os eventos que possuem ou querem ter inclusão e diversidade. Com isso, é possível ter acesso a vários eventos de tecnologia em um único lugar, ainda saber qual tipo de inclusão o evento proporciona. Dá uma olhada lá 🙂 https://www.codamos.club/