Dicas LPI 103.6: modificar a prioridade de execução de um processo
Aprenda a modificar a prioridade de execução de um processo para a certificação LPI.
Em ambientes Linux↳Linux34 conteúdosKali Linux em um Servidor VPS: como, quando e por que usar?DevSecOps · dez 2024Construindo um Windows Service ou Linux Daemon com Worker Service & .NET Core – Parte 2Dev (Back & Front) · jul 2020Criando uma WebApi utilizando .NET, Linux e VSCodeDev (Back & Front) · ago 2019Ver tudo em DevSecOps →, ou na maioria de sistemas multitarefa, existe a possibilidade de atribuir prioridades aos processos. As prioridades são definidas com números chamados nice (NI), usados para alterar a prioridade de CPU e balancear seu uso.
No diretório /proc contém um subdiretório para cada processo em execução. Os nomes desses subdiretórios são os PIDs desses processos. Os arquivos cmdline, environ e status, dentro desses subdiretórios, contêm informações detalhadas sobre a execução desses processos. Os comandos ps, pstree e top são utilizados para obter informações de processos.
Gerenciamento de processos
Nice
Executa um processo com uma prioridade diferente da padrão.
Exemplo:
nice -4 find / -name xinitrc
Renice
Modifica a prioridade de um processo em execução. Pode ser aplicado a um processo, usuário ou grupo de usuários.
Exemplo:
renice +15 10570
Utilizando as opções -g e -u, é permitido alterar os processos do grupo ou do usuário, respectivamente. Com renice +5 -g users, todos os processos de usuários do grupo users tiveram suas prioridades (número nice) alteradas +5.
Com isso encerramos este objetivo. Até a próxima!








Cezar Taurion
José Carlos Macoratti
John Calistro




