Carreira Dev

24 nov, 2010

BI para Market Share ou Lucro?

Publicidade

Certa vez, em uma de minhas reuniões de apresentação de Soluções de BI, fui questionado de forma taxativa pelo cliente quanto à razão pela qual ele
deveria aderir à nossa solução. A empresa possuía uma ferramenta de análise de informação transacional, mas que era totalmente rígida e
limitada, e ainda não permitira cruzar informações dos segmentos e setores da empresa. O cliente havia dito que, se surgisse a necessidade de
cruzar as informações entre setores e outras empresas do grupo, faria isso manualmente, e que conseguiria alcançar o mesmo resultado que o BI
poderia apresentar, portanto, não havia necessidade de investir em BI.

A tomada de decisão em uma empresa deve ser tratada com o mais alto nível de importância, levando em consideração a dinamicidade do mercado
atual, que tem clientes cada vez mais preocupados com a qualidade do produto oferecido e dos serviços prestados. A história mostra que as empresas que possuem a capacidade de tomar decisões de forma mais rápida e eficiente estão à frente da concorrência, pois têm a vantagem de se adaptar mais rapidamente à frequente mudança do mercado.

A solução de BI estabelece um foco para a análise crítica de resultados e, a partir daí, para a tomada de decisões. Em termos de análise de
informações, o BI não é só uma ferramenta que permite a integração de informação; estamos falando de uma solução abrangente que compõe desde a
base de dados, passando pelo front-end, parte voltada para análise em cima de dashboards, relatórios, KPIs até a maneira pela qual se analisam os
resultados.

Muitas das informações de que CEOs e gerentes precisam estão disponíveis dentro da empresa, mas outras não. Soluções de BI conseguem ajudar os
usuários a melhor entenderem o ambiente interno e externo através de resultados mensuráveis na identificação de tendências de mercado, na
análise de finanças e analisando a base de clientes (CRM), que irão indicar o grau de desempenho da empresa para que, dessa forma, possam melhorar o controle e a eficácia do negócio.

Um ótimo exemplo de informações úteis para uma empresa e que não estão dentro dela é exatamente o CRM. A partir de várias visões que são construídas em cima das informações que clientes podem oferecer, é possível identificar do que o cliente realmente precisa e tomar decisões estratégicas visando ao lucro.

De acordo com Hermann Simon, importante especialista alemão em marketing e priceing, “o lucro é o custo da sobrevivência, é preciso de lucro
para manter uma empresa e para atingir o lucro é preciso controlar todas as variáveis e vertentes ao seu negócio.” Soluções de BI fornecem as
ferramentas para se controlar indicadores e outras várias informações que qualquer CEO ou gerente precisa ter em mãos para gerenciar seu negócio.

O Market share, que significa a parcela de participação de uma empresa no mercado, é muitas vezes tido como o objetivo principal das organizações. Porém, poucas entendem que o passo para se alcançar sua parcela do market share é o lucro. Partindo dessa idéia é possível entender como empresas menores atingem uma parcela maior do market share em detrimento de outras maiores, e a resposta disso é uma só, lucratividade.

Sob um aspecto cultural, o brasileiro ainda não vê o BI ou, por exemplo, o planejamento estratégico, como soluções ou componentes essenciais para se crescer, obter lucro; veem apenas como soluções alternativas que a organização pode sobreviver sem, mas qual empresa consegue sobreviver
sem Lucro? O que todo cliente deseja é lucro e market share, e ambos estão interligados: não se pode obter um aumento do market share sem lucro.

Soluções como a de BI têm como objetivo trazer resultado, lucro e, com isso, gerar o tão esperado aumento do market share. E, para finalizar, termino repetindo, para deixar bem enfatizado: não há como negar que lucro, market share e BI não estão interligados.

Soluções de BI, por outro lado, são um tema relativamente novo, requerem tempo para que os clientes as vejam como fundamentais, exigem tempo para que novas soluções e conceitos entrem na chamada “zona de conforto” de líderes de organizações que, na maioria, são conservadores. Mas é claro, com a frequente evolução do mercado em termos de fluxo de informação, inovações  e da própria economia, logo teremos visão de quanto o BI poderá ser aproveitado dentro de organizações.