Com o crescimento na demanda por inovação, criação de novos serviços, produtos e aplicações, os desenvolvedores buscam maneiras de tornar o processo de criação e manutenção de código mais eficiente, ágil e eficaz.
Recentemente, uma pesquisa conduzida pela Github com 2 mil desenvolvedores mostrou que 88% daqueles que já utilizam a Inteligência Artificial (IA) para desenvolver aplicações relataram uma notável melhoria em sua produtividade em comparação com métodos tradicionais. Os profissionais destacaram que a IA não apenas os auxiliou a permanecer no fluxo de trabalho (73%) como também lhes permitiu economizar esforço mental durante tarefas rotineiras (87%).
Além de aliviar a carga de trabalho repetitiva e operacional, a IA tem o potencial de revolucionar a forma como os desenvolvedores de software criam, melhoram e otimizam o código. A IA pode ser uma aliada dos profissionais no que tange a pesquisa por criações de códigos e pode oferecer informações relevantes, o que contribui para que os profissionais mais recentes no setor encontrem informações sobre linguagens mais antigas e para os mais experientes pode auxiliar na atualização sobre novos códigos.
Aplicações com IA
Para os novos profissionais, a IA se apresenta como um guia confiável. Quando confrontados com uma linguagem de programação desconhecida, a tecnologia fornece exemplos de código, apoiando na curva de aprendizado e também oferecendo um material inicial na produção de novos materiais.
Aqueles mais experientes se beneficiam com uma otimização do tempo e no fornecimento de informação ou mesmo na criação de novos códigos, reduzindo consideravelmente as chances de erros de implementação. A disponibilidade de modelos poderosos de linguagem, como o gpt-3.5-turbo e gpt-4 que estão presentes em plataformas de nuvem como o Azure OpenAI Service, acelera o processo de desenvolvimento.
Essa solução permite que os desenvolvedores criem código a partir de linguagem natural, escrevam testes de unidade, insiram comentários e até mesmo gerem documentação. Em geral, os desenvolvedores são proficientes em até três linguagens de programação, tornando a capacidade de conversão de código pela IA extremamente valiosa.
LEIA TAMBÉM: Cursos e trilhas de aprendizagem ajudam desenvolvedores e estudantes de tecnologia a se manterem atualizados
Esse recurso agiliza tarefas como a manutenção de sistemas em COBOL em mainframes, por exemplo, ou mesmo no auxílio para a migração de sistemas legados para linguagens mais atuais, facilitando o trabalho dos desenvolvedores e otimizando seu tempo de pesquisa. Quando os desenvolvedores se deparam com um trecho de código que está em uma linguagem com a qual não estão familiarizados, eles podem fornecer o código à IA e pedir que ela o explique ou então converta uma linguagem de programação em outra. Ela ainda oferece uma explicação detalhada de um algoritmo complexo ou identifica erros em um código.
As possibilidades são diversas! Esse recurso se torna especialmente útil para pessoas novas no mercado, que precisam se tornar proficientes em uma linguagem, ou desenvolvedores seniores, que precisam, por exemplo, colaborar com pessoas que utilizam linguagens diferentes.
Auxílio da Inteligência Artificial
A IA também chega para tornar a tarefa de documentação mais ágil e acessível. Ainda que muitas vezes seja vista como tediosa e demorada, sua relevância é inegável. A documentação desempenha um papel fundamental na construção e manutenção de aplicações de alta qualidade, facilitando o compartilhamento de conhecimento, impulsionando a colaboração entre desenvolvedores e melhorando a eficiência da manutenção a longo prazo.
Além disso, é possível criar um ambiente mais transparente e responsável no desenvolvimento de software. O auxílio da IA nesta tarefa libera os desenvolvedores para se concentrarem no que verdadeiramente os apaixona: a criação de soluções tecnológicas inovadoras.
LEIA TAMBÉM: Soluções de cloud: aliadas das empresas, mas também dos desenvolvedores
Consequentemente, o desenvolvimento de soluções inovadoras ganha um novo impulso com a assistência da IA, que, longe de substituir os desenvolvedores, os capacita a atingir níveis de excelência ainda mais altos. À medida que abraçamos essa revolução tecnológica, é evidente que a IA é uma aliada indispensável que aprimora a capacidade de inovar, colaborar e manter sistemas de alta qualidade.
Aliar o conhecimento técnico e o poder de decisão desses profissionais a uma ferramenta que colabora com a criatividade e inovação, nos leva para um novo patamar para moldar um futuro repleto de possibilidades relevantes no setor de desenvolvimento.