Em um cenário global onde a inovação tecnológica é constante, se destacar frente à concorrência ao atender às necessidades dos clientes é um diferencial. Nesse sentido, vemos que mais empresas passam a empregar recursos cibernéticos inovadores que trazem diferencial competitivo e que agregam mais possibilidades para a equipe interna de TI.
Um caminho para se destacar da concorrência é construir, executar e entregar serviços seguros de forma eficiente; o uso de cloud – também conhecidas como nuvem – têm crescido para esse propósito. Uma boa opção para organizações que desejam mais agilidade, controle de custos e liberdade geográfica para suas operações.
O uso da nuvem é uma realidade e conquista cada vez mais espaço no setor tecnológico. Em um estudo feito pela Enterprise Cloud Index (ECI) da Nutanix, com 1.700 tomadores de decisão de TI ao redor do mundo, 64% dos entrevistados esperam estar operando em um ambiente multicloud dentro de um a três anos. Além disso, mais de um terço (36%) deles atualmente usam a nuvem como seu modelo principal de ambiente de TI.
Algumas mudanças positivas que os recursos em nuvem podem trazer para as empresas são: maior disponibilidade de recursos e serviços inovadores, maior número de ferramentas para as equipes de cibersegurança; atualização rápida dos ambientes de TI; mais eficiência na gestão e visibilidade de custos; mais agilidade e melhora na experiência do cliente e maior capacidade de processamento próximo da edge, reduzindo a latência.
Mas por que a nuvem pode ser uma grande aliada dos desenvolvedores?
O desenvolvimento de software em nuvem vem mudando a forma como os humanos interagem com a tecnologia. Empresas e pessoas se beneficiam de acessibilidade aprimorada e menos complexidade graças à computação em nuvem.
O primeiro fator que demonstra ser favorável aos desenvolvedores é o mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas necessitam de profissionais qualificados de tecnologia, tanto no Brasil como no exterior. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estimam que haverá uma demanda de 797 mil trabalhadores na área de tecnologia até 2025, e os cloud developers não ficarão de fora dessa equação.
O profissional de TI que atua como cloud developer desenvolve ferramentas para o uso da computação em nuvem. Ele cria soluções de armazenamento de dados e aplicativos, além de conseguir gerenciar as sessões dos usuários. Dessa forma, a nuvem otimiza o trabalho dos profissionais de cloud devido a mobilidade que ela traz. Isto, por exemplo, torna possível desenvolver aplicativos e acessá-los a qualquer instante.
Com as soluções cloud, a migração de dados acontece mais rapidamente e é adquirida uma alta capacidade de escalabilidade, dando mais potência ao servidor, levando em consideração a
demanda da empresa. Além disso, elas podem ser aliadas dos desenvolvedores pelo fato de que muitas empresas grandes apostam na nuvem para desenvolverem seus serviços e produtos.
Os cloud developers podem contribuir para a criação de servidores virtuais com alto grau de segurança e que agilizam a sua própria rotina, já que eles podem ser capazes de atender grandes demandas e com melhor custo-benefício.
Além do mais, o trabalho dos desenvolvedores pode ser potencializado quando uma empresa conta com uma solução de cloud eficiente e segura, dado que isto torna mais fácil focar no desenvolvimento de aplicativos e em outras demandas ao invés de questões relacionadas à infraestrutura e segurança dos ambientes internos. Por fim, as plataformas de cloud podem gerar economia aos desenvolvedores, visto que um provedor de Software como um Serviço (SaaS) pode oferecer descontos devido a possibilidade do acesso a aplicativos em comparação com a compra de um software. Eles podem incluir esses benefícios da nuvem nas condições específicas para adquirir o seu software.
E como as empresas se beneficiam ao ter desenvolvedores especialistas em cloud?
Com os cloud developers desenvolvendo e implantando as soluções em nuvem, será possível contar com recursos em tempo real e oferecer melhores serviços para os clientes. Além disso, esses profissionais podem trabalhar ao lado de outras equipes da empresa de forma dinâmica ao adotarem metodologias ágeis para otimizar o tempo na execução de projetos de TI.
Eles também podem contribuir na elaboração de orçamentos dos projetos, na execução e elaboração do produto, o que facilita a gestão de custos da organização. Também tornarão mais fácil ajustar o produto às necessidades dos usuários, já que um cloud developer é capaz de realizar testes e corrigir erros dos sistemas, atendendo melhor às necessidades dos clientes.
É visível como o panorama das soluções cloud está evoluindo rapidamente e isso representa grandes oportunidades para empresas e desenvolvedores. Os setores de tecnologia das organizações devem escolher cuidadosamente as opções mais adequadas para o seu negócio, bem como contratar desenvolvedores cloud ou parceiros de segurança que entendam a real necessidade do negócio aliado às necessidades de soluções tecnológicas. Usufruir do que cada um desses atores têm de melhor a oferecer é uma equação que pode trazer bastante sucesso para todos os envolvidos.