Back-End

5 abr, 2012

Melhorias e novas funcionalidades do Visual Studio 11 – Parte 02

Publicidade

Caro leitor, no artigo de hoje eu gostaria de mostrar mais novidades do Visual Studio 11, da Microsoft, que pra mim é uma das maiores ferramentas de desenvolvimento de software para web, desktop e mobile.

Em primeiro lugar, gostaria de destacar o modo debug. Agora você pode escolher o browser que quiser, ou seja, o browser instalado na sua máquina. Se você tem todos os browsers instalados, já aparece na ferramenta, como mostra a figura abaixo:

O segundo ponto que gostaria de destacar é o novo TOOLBOX com novos componentes, mas ainda não vou detalhar todos eles. Agumas coisas foram mantidas, como o componente Chart, para gerar gráfico, e o DataPager, entre outros bem interessantes. Veja a seguir:

Note, na imagem acima, que os ícones estão diferentes. E agora existe um componente chamado Substitution. Vamos falar mais a respeito em um próximo artigo.

Já na figura abaixo, temos o DataPager, o EntityDataSource, o QueryExtender e o  LinqDataSource como novos componentes.

Comentar e descomentar código

Agora existem dois botões dentro da ferramenta. Esses dois botões funcionam para comentar e descomentar o código fonte, HTML e C# sem qualquer problema. A novidade aqui é que a ferramenta detecta o início e fim da tag automaticamente para comentar. Vou tentar explicar melhor: quando você posiciona o mouse uma parte do código que está dentro da tag <div>, ao clicar no botão para comentar, a ferramenta comenta do início ao fim dentro da tag <div>. Veja na figura abaixo o exemplo:

A figura acima mostra que foi comentado do início da div até o final. Coloquei o cursor do mouse em cima da letra To Learn e cliquei no botão comment. Após clicar no botão, o outro foi ativado automaticamente.

Veja a seguir o Uncomment e as teclas de atalho:

Ao clicar no botão de Uncomment, todo o código comentado foi descomentado. Essa detecção foi ótima para a ferramenta.

Extrair para o User Control

Agora você pode selecionar uma parte do código e extrair para um User Control – aquele arquivo com extensão .ascx. Muitos não usavam por falta de conhecimento, mas esse tipo de arquivo ajuda muito quando se quer reaproveitar parte do código dentro do projeto tipo web application.

Depois de escolher a opção Extract User Control, outra tela aparece pra dar o nome do arquivo e escolher em quak pasta você deseja armazená-lo.

Essa funcionalidade é muito boa e ajudará bastante o desenvolvedor. Depois de digitar o nome e clicar no botão OK, ele gera o arquivo e já referencia dentro da página o novo controle. Não precisa se preocupar mais com a referência dentro da página.

Note que o Register colocou o novo arquivo e criou o novo <uc1>.

Bom, espero que tenham gostado das novidades da ferramenta Visual Studio 11 da Microsoft. Fico por aqui e qualquer dúvida podem entrar em contato. Abraço a todos!