AWS

15 jan, 2014

Estudo de Caso AWS: Vielite

100 visualizações
Publicidade

Hoje temos o prazer em publicar mais um estudo de caso sobre a utilização da Nuvem da Amazon Web Services. Se você também quer contar sua história para nós, entre em contato conosco!

O caso é da VIELITE, uma rede social onde você pode compartilha a experiência com a sua marca de preferência, selecionando as informações que são de seu interesse.

6a00d8341c534853ef019b004be2a5970b

Antonio Calderón, Diretor de Programação da VIELITE, nos conta abaixo um pouco mais sobre a empresa e como utilizam a Nuvem da Amazon Web Services. “Nós somos uma rede social que fornece uma plataforma dinâmica para pessoas que gostam de acompanhar as tendências de suas marcas favoritas, agregando valor à elas, participando de eventos exclusivos, promoções e muito mais.

A VIELITE tinha como objetivo principal se desvincular da compra desnecessária de servidores físicos além do custo de sua manutenção. Também estávamos preocupados com os serviços de Hosting pois tivemos algumas experiências negativas com este tipo de serviço.

Um dos conceitos que mais nos chamou a atenção na escolha da Amazon Web Services, foi a ideia de podermos dimensionar nossos
servidores de acordo com a nossa demanda e disponibilidade. A primeira vez que implantei o site em uma plataforma EC2, tinha apenas o conhecimento dos tutoriais que estudei. Mesmo assim, este processo é muito fácil e rápido de se fazer e, em pouco minutos, já tinha desenvolvido o ambiente. Em nossa solução utilizamos os seguintes serviços da AWS: o Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) evoluindo com nosso banco de dados MySQL, o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) juntamente com o sistema operacional CentOS e o Apache para arquivos maiores.

Abaixo está o diagrama de nossa solução utilizando os serviços da Amazon Web Services:

6a00d8341c534853ef019b004be2a9970b

 

A utilização do Suporte Premium da AWS é realmente fantástico. Nós o utilizamos devido a um imprevisto com a latência do servidor
de dados e o suporte nos ajudou a resolvê-lo rapidamente.

 

Desde a implantação da AWS nossa tranquilidade em relação à segurança aumentou. É um sistema muito seguro e foi um dos fatores
que interferiram em nossa tomada de decisão pois trabalhamos com informações confidenciais de nossos usuários. Também não tivemos problemas com demandas de alta acessibilidade em nosso site, o que tornou a experiência de nossos usuários muito agradável e confiável.

 

Algo que gostaria de compartilhar é a rápida implementação do Amazon EC2 e do Amazon RDS e a facilidade de dimensionar o
tamanho das instâncias em um curto espaço de tempo e com alguns cliques.

 

O próximo passo da nossa empresa, é a implantação do Amazon Simple Storage Service para armazenar todos os arquivos que são inseridos por nossos usuários. Provavelmente também desenvolveremos uma estrutura mais complexa e necessitaremos de mais servidores EC2”.

 

E este foi mais um estudo de caso de uso da Nuvem da AWS. Aproveite também para nos contar a sua história.