AWS

7 nov, 2013

Estudo de Caso AWS: emotion.me – One-Stop-Shop de Casamentos

100 visualizações
Publicidade

Hoje temos o prazer em publicar mais um estudo de caso sobre a utilização da Nuvem da Amazon Web Services. Se você também quer contar sua história para nós, entre em contato conosco!

O caso é do emotion.me, o primeiro one-stop-shop de casamentos do Brasil, ajudando noivos a planejar um casamento de maneira simples, e fornecedores a adquirir mais clientes e vender mais. A emotion.me foi a grande vencedora da primeira edição da DEMO Brasil, realizada em 2013.

6a00d8341c534853ef01910462f0e3970c

Alexandre Ferreira, CTO da emotion.me, nos conta abaixo um pouco mais sobre a empresa e como utilizam a nuvem da Amazon Web Services.

“O emotion.me é um one-stop-shop para casamentos com sede no Rio de Janeiro, fornecendo uma ferramenta de software as a service (SaaS) que ajuda mais de 30 mil casais em todo o processo de planejamento de seu casamento – englobando todas as tarefas
necessárias como, agenda, busca de fornecedores, assessoria, RSVP, lista de presentes e integração com redes sociais – e ajuda mais de 3 mil empresas a construir a sua presença on line – o que demonstra que o emotion.me é uma poderosa ferramenta de marketing.

O nosso desafio era encontrar um serviço que nos atendesse de maneira rápida, escalável e confiável com um custo apropriado ao nosso orçamento. Sabíamos que o emotion.me seria uma plataforma que cresceria de uma forma muito rápida. A maioria das Startups clamam por flexibilidade e uma gama enorme de serviços para poder construir de maneira sólida o seu produto e oferecer segurança e
qualidade aos seus usuários. Flexibilidade e ferramentas que os serviços da AWS nos proporcionam de maneira surpreendentemente eficaz.

Atualmente o emotion.me funciona 100% na nuvem da Amazon Web Services e usa todas as ferramentas necessárias para proporcionar aos nossos clientes uma plataforma segura e estável.

Utilizamos serviços como o Amazon EC2 e Amazon EBS, armazenando os arquivos de usuários e backups no S3. O Route 53 com API de tempo real gere centenas de domínios conectados com o Amazon Elastic Load Balance. Amazon RDS armazena e faz os backups
necessários do banco de dados finalizando com o CloudWatch que nos envia alertas e nos garante que está tudo correndo normalmente. Nossa plataforma é construida sobre Grails (Groovy/Java) rodando em um Tomcat/Linux e MySql, funcionando com uma mistura de Scrum e Lean gerenciando e medindo o processo de implementação desde o primeiro dia que estávamos usando a Amazon Web Services.

A AWS nos trouxe muitos benefícios quando falamos em OPEX. Também fomos capazes de lançar o nosso MVP em um mês graças a alguns API’s e a capacidade da infraestrutura. Contudo, visualizamos um crescimento dramático no número de usuários e os recursos de ajuste do Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) foram cruciais para suportamos esta demanda.

Como planos futuros, trabalhamos para que o nosso caminho sempre melhore e se houver qualquer solução nova que se aplique às nossas necessidades, iremos aprendê-la para melhorarmos ainda mais o nosso produto.

A Amazon Web Services é uma plataforma muito rica e robusta para gerenciar e implantar o seu produto ou serviço. Ela possui ferramentas de aprendizagem muito rápidas, documentação abundante e uma grande comunidade para ajudá-lo”.

E este foi mais um estudo de caso de uso da Nuvem da AWS.