Desenvolvimento

30 mai, 2019

Scrum Gathering anuncia novidades

Publicidade

Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2019, o Rio de Janeiro receberá a sexta edição do Scrum Gathering©, com a chancela da Scrum Alliance. Ferramenta de gestão ágil, o Scrum é um método usado para a administração de projetos. Ele desempenha ciclos curtos e resultados constantes, dinamizando e facilitando mudanças. Isso o torna diferente de processos engessados e burocráticos.

Scrum Gathering

Além do Scrum, o evento traz palestras sobre outros métodos ágeis e diversas formas de adotá-los. Os temas englobam não só a tecnologia, mais difundida nos últimos anos, mas assuntos fora da área técnica também. Durante os três dias, serão apresentadas palestras e workshops divididos em seis temas centrais, chamados de trilhas.

Farão parte os key notes, que são palestras de destaque do evento. Já estavam confirmados Klaus Leopold e Mari Zaparolli. Agora, foram anunciados mais três key notes. São eles:

O ator e apresentador Marcio Ballas, o superintendente de planejamento de RH do banco Itaú, Breno Luz, e o fundador da Refactory, Joe Yoder, também estarão presentes para falar de suas experiências com a gestão de métodos ágeis.

Marcio Ballas

Pioneiro e a maior referência de Improviso no Brasil, o ator Marcio Ballas viveu em Paris onde estudou na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Apresentou-se com os “Palhaços Sem Fronteiras” franceses na África e em campos de refugiados durante a guerra do Kosovo. Foi campeão mundial de improviso no festival Internacional de Bogotá. No Brasil foi palhaço em hospital nos “Doutores da Alegria” e apresentador do “É Tudo Improviso” na Band, “Cante se Puder” e “Esse Artista Sou Eu” no SBT. Diretor artístico da Casa do Humor e está em cartaz com a “Noite de Improviso” no Comedians Club.

Breno Luz

Breno Luz é formado em Engenharia pela UNICAMP e está há 16 anos no Itaú Unibanco, onde iniciou sua carreira como estagiário e passou pelas áreas de Operações, Eficiência e Qualidade, até chegar ao RH. Há pouco mais de 1 ano, como Superintendente de Planejamento do RH, assumiu a missão de transformar o modelo de trabalho do RH através da Agilidade, atuando na automação de processos e uso de people analytics. Esta transformação tem permitido ao RH ser tornar ainda mais estratégico e capaz de não só acompanhar a evolução dos negócios, mas também ajudar ao banco a se adaptar neste contexto de Transformação Digital.

Joe Yoder

Joe Yoder é o fundador e diretor do The Refactory, uma companhia focada em arquitetura de software, design, implementação, consultoria e mentoria em todas as facetas do desenvolvimento de software. Joe é também presidente do Hillside Group, uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida de pessoas que usam, constroem ou lidam com sistemas de software. Joe já apresentou diversos tutoriais e palestras, organizou workshops e colaborou na organização de grandes conferências internacionais técnicas e de Agilidade. Ele é conhecido como o autor do Pattern “Big Ball of Mud”, que expõe muitas falácias presentes na arquitetura de software.

Trilhas:

– Agile Everywhere: Agilidade pode ser aplicada em qualquer contexto. Muito além da TI, onde os principais métodos ágeis nasceram, o Ágil vem transformando o mundo do trabalho dentro dos mais diversos tipos de conhecimento.

– Agile Management: Qual é o caminho para uma gestão verdadeiramente ágil? Dentro da transformação das organizações, a gestão tem um papel fundamental e influencia diretamente na cultura de melhoria contínua. Essa trilha apresenta os principais desafios de gestão vividos dentro da Agilidade.

– Coaching e Facilitation: O Coaching e a Facilitação são muito importantes dentro de ambientes criativos e produtivos, principalmente quando o foco está no aprendizado e na melhoria contínua. Essa trilha apresenta técnicas, cases e também as principais tendências praticadas atualmente.

– Product Management: Nada é mais ineficiente do que construir um produto que ninguém quer usar. Esta trilha discute o futuro da Gestão Ágil de Produtos, desde a definição do que fazer, passando pela estratégia de produto até o uso de métricas para entender mais sobre os usuários e o próprio produto.

– Technical Excellence: Esta trilha dedica-se às discussões técnicas do seu time ou organização. O time é Ágil, mas ele está realmente construindo o Software com qualidade e da melhor forma? Essa trilha apresenta técnicas e ferramentas de automação.

– Trends: Aqui serão apresentadas as tendências no mundo da Agilidade, na área técnica, de produtos, cultural e organizacional.

As inscrições para o Scrum Gathering podem ser feitas através do site https://scrumrio.com O valor do investimento, para os três dias de evento, é de 660 reais.