AWS

27 mar, 2013

Estudo de caso AWS: e-smart – Plataforma de e-commerce e montador de lojas na Internet

100 visualizações
Publicidade

Hoje temos o prazer de publicar mais um estudo de caso da utilização da Nuvem da Amazon Web Services por empresas no Brasil. Se você também quer contar sua estória para nós, entre em contato conosco!

O case de hoje é plataforma de e-commerce e-smartRodrigo Radaieski, co-fundador e COO, e Vinicius Pessin, co-fundador e CEO, nos contam abaixo como usam a Nuvem da AWS para sua plataforma de e-commerce:

“A e-smart possui uma plataforma de comércio eletrônico robusta, poderosa e flexível, que pode ser dimensionada para suportar as maiores e melhores lojas online. Fornecemos uma interface simples, que permite a qualquer pessoa configurar uma loja virtual sem necessidade de conhecer programação. Nossa loja de e-commerce começa com um valor a partir de 50 reais mensais. Também oferecemos soluções de e-commerce customizadas para grandes empresas. Nos primeiros 60 dias tivemos mais de 2 mil lojas montadas e funcionando.

O projeto foi desenhado para funcionar em ambientes de nuvem, com escalabilidade automatizada de forma a atender o aumento de acessos de clientes automaticamente. Desenvolvemos tudo na linguagem PHP. Utilizamos serviços de Route 53 e Elastic Load Balancing para distribuição de acessos/carga entre as zonas e instâncias EC2. As instâncias EC2, ou servidores de aplicação, são quem recebem os acessos web e tratam as mesmas. Os dados das lojas virtuais são todos armazenados em banco de dados (RDS MySQL). A única informação mantida fora do RDS são as imagens de produtos, que são armazenadas no Amazon S3. A escalabilidade do ambiente é realizada através do instanciamento de novos servidores de aplicação (EC2) quando os mesmos superam 70% de CPU em uso (utilizando métricas de Cloud Watch). Ao subir um novo EC2 o mesmo realiza atualização da aplicação através de conexão com Github, o que o deixa disponivel em poucos minutos.

Decidimos usar a Amazon Web Services pela possibilidade de escalar o ambiente de forma automatica, algo fundamental para lojas de e-commerce que possuem picos de requisição em datas festivas, e por causa de todas as ferramentas e recursos fornecidos pela Amazon que permitem a automação da solução. As ferramentas e flexibilidade que AWS oferece hoje são fundamentais e até essenciais para que um negócio possa iniciar e crescer sem necessitar repensar tecnologia quando o mesmo crescer. Além da plataforma online de e-commerce já estamos definindo a utilização da AWS em projetos de e-commerce dedicados e com grande nível de personalização e integração com sistemas externos como ERPs e CRMs.”

6a00d8341c534853ef017ee62643ae970d

E este foi mais um estudo de caso de uso da Nuvem da AWS. Aproveite para também contar sua estória para nós, entre em contato conosco!