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17 jan, 2012

Target perfeito de palavras-chaves e otimizações na página

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“Como eu construo uma página otimizada perfeita?”. Se você for um SEO, provavelmente está acostumado a escutar essa pergunta muitas vezes. Infelizmente, não existe uma resposta rápida e direta, mas existe uma série de melhores práticas que podemos desenhar e afiar para chegar perto.

Neste artigo irei compartilhar nossas melhores recomendações para chegar à perfeição – ou o mais próximo de – no target de palavras-chaves na página. Algumas delas são sustentadas por dados, estudos correlatos e extensos testes, enquanto outras são simplesmente baseadas no sexto sentido da experiência. Como todas as coisas em SEO, recomendamos o teste e o refinamento constantes, ainda que esse conhecimento te ajude a dar o pontapé inicial no processo. 

Tags da <head>

  • Título – o elemento mais importante das palavras-chaves da página, o título deve, preferivelmente, conter o termo/ frase-chave, como a(s) primeira(s) palavra(s). Em nossos estudos de dados correlatos, o gráfico a seguir surgiu:

Claramente, o uso do termo/ frase-chave como as primeiras palavras no título da página têm a maior correlação com os maiores posicionamentos, e posições subseqüentes são praticamente correlatas a posições mais baixas.

  • Descrição <meta> – Apesar de não ser usada para “posicionamento” por nenhum dos maiores mecanismos de busca, a descrição <meta> é um lugar importante para usar o termo/ frase-chave devido ao “negrito” que ocorre no fragmento visual dos resultados de busca. Seu uso também tem ajudado a aumentar a taxa de cliques, aumentando assim o tráfego derivado do posicionamento.
  • Palavras-chaves <meta> – O Yahoo! é único entre os mecanismos de busca em gravar e utilizar a palavra-chave <meta> para descoberta, apesar de não usar tecnicamente para posicionamento. No entanto, com o Bing, da Microsoft, determinado a ultrapassar o Yahoo! Search, a última razão que sobra para empregar essa tag se foi. Isto, combinado ao perigo de usar palavras-chaves ali para busca competitiva, significa que o uso dessa tag não é muito recomendado.
  • Robôs <meta> – Apesar de não ser necessária, essa tag NÃO deve conter nenhuma diretiva que poderia potencialmente desabilitar o acesso pelos mecanismos.
  • Rel=”Canonical” – Quanto maior e mais complexo um site é (quão maior/ mais complexo é a empresa trabalhando nele), maior é a recomendação do emprego da tag de URL canônica para prevenir quaisquer duplicatas potenciais ou não intencionais, strings anexadas à URL de criar um problema para os mecanismos de busca e dividindo o link juice potencial.
  • Outras tags <meta> – Tags <meta> como essas oferecidas pelo DCMI ou FGDC parecem convincentes, mas atualmente não fornecem nenhum benefício para o SEO com os maiores mecanismos de busca, e assim, adicionam uma complexidade e tempo de download desnecessários.

URL

  • Comprimento – URLs mais curtas parecem ter melhor desempenho nos resultados de busca e são mais prováveis de serem copiadas/ coladas por outros sites e compartilhadas e linkadas também.
  • Localização de palavras-chaves – Quão mais perto as palavras-chaves alvo estão do nome do domínio, melhor. Assim, site.com/keyword tem melhor desempenho de que site.com/folder/subfolder/keyword e é o método mais recomendado de otimização (apesar de certamente não ser um grande benefício de posicionamento).
  • Subdomínios vs. páginas – Apesar do pequeno benefício de URL que o uso de palavras-chaves nos subdomínios tem sobre sub-pastas ou páginas, os algoritimos de atribuição da popularidade dos links dos mecanismos de busca inclinam a balança em favor das sub-pastas ou páginas ao invés dos subdomínios.
  • Separadores de palavras – Os hífens ainda são os reis dos separadores de palavras-chaves em URLs, e apesar das promessas que o underline teria o mesmo crédito, a inconsistência com outros métodos fazem do hífen uma escolha clara. NOTA: isso não se aplica a nomes de domínio raíz, onde a separação de palavras por hífen quase nunca é recomendada (por exemplo, pinkgrapefruit.com é pink-grapefruit.com).

Tags no corpo do conteúdo

  • Número de repetição de palavras-chaves – É impossível apontar o número exato e otimizado de vezes que se devem empregar um termo/ frase-chave na página, mas essa regra simples tem nos ajudado por muito tempo – “2-3X em páginas curtas, 4-6X em páginas maiores e nunca mais do que faz sentido no contexto da cópia”. O benefício extra de outra instância de um termo é tão minúsculo que parece insensato ser agressivo com esta métrica.
  • Densidade de palavras-chaves – Um grande mito como um algoritmo componente, a densidade de palavras-chaves ainda permeia toda mente SEO afiada. Mesmo sendo verdade que o maior uso de termo/ frase-chave pode aumentar potencialmente o posicionamento/ targeting, não existe dúvida que a densidade de palavras-chaves nunca foi a fórmula pela qual q relevância é medida.
  • Variações de uso de palavras-chaves – Suspeita-se que essa prática influencie os posicionamentos dos mecanismos de busca (apesar disso nunca ter sido estudado a fundo). Acredita-se que o uso variado de palavras-chaves através de uma página pode ajudar a otimização de conteúdo e otimização vale o esforço. Recomendamos empregar pelo menos uma ou duas variações de um termo e potencialmente espalhar frases de palavras-chaves e usá-las também no body copy, ou pelo menos nele.
  • Título H1 – a tag H1 sempre foi considerada de grande importância para a otimização de páginas. Mas um dos nossos estudos recentes, no entanto, mostrou que existe uma correlação muito pequena com altos posicionamentos (perto de zero, na verdade). Mesmo que essa seja uma evidência convincente, a correlação não é causalidade, e por razões semânticas e de SEO, ainda aconselhamos o uso correto da tag H1 como headline da página e, preferivelmente, o emprego do termo/ frase-chave alvo.
  • H2/H3/H4/H* – Mesmo tendo menor importância que a H1, é recomendado aplicar somente se necessário. Essas tags parecem carregar pouco valor de SEO.
  • Atributo Alt – Surpreendentemente, o atributo alt, que há muito tempo é levado em consideração por carregar pouco peso para o SEO, mostrou-se ter uma correlação robusta com altos posicionamentos nos nossos estudos. Assim, é aconselhável o uso de uma ilustração/ imagem/ foto gráfica de páginas alvo de palavras-chaves com o termo/ frase empregada no atributo alt da tag img.
  • Nome de arquivo da imagem– Como o tráfego de imagem pode ser uma boa fonte de visitas, os nomes de arquivo das imagens são tão valiosos para isso quanto a busca web normal, por isso sugerimos usar o termo/ frase-chave como o nome do arquivo de imagem empregado na página.
  • Negrito – Usar uma palavra-chave em negrito parece carregar uma quantidade muito pequena de peso SEO, dessa forma, sugere-se o uso do termo/ frase-alvo pelo menos uma vez em negrito, apesar de bem discreto.
  • Itálico– Surpreendentemente, o texto em itálico parece ter uma correlação levemente maior com posicionamentos altos do que o negrito, e assim, sugerimos usá-lo no termo/ frase-chave no texto.
  • Âncora de links internos– Nenhum teste confirmou que âncoras internos são pegados/ contados pelos mecanismos de busca.
  • Comentários em HTML – Parece que os mecanismos ignoram os textos nos comentários.

Links internos e localização na arquitetura do site 

  • Profundidade de clique – Nossa recomendação geral é que quanto mais competitivo e desafiador for um termo/frase-chave para ser posicionado, maior ele deve ser na arquitetura interna do site (e assim, menos cliques a partir da home page devem ser necessários para atingir esse URL).
  • Número/porcentagem de links internos – Páginas com um maior número de links que direcionam para elas tendem a ter melhores posicionamentos, e assim – em termos competitivos – pode ajudar a linkar essas páginas a partir de um número/ porcentagem maior de páginas em um site.
  • Links em conteúdo vs. navegação permanente – Parece que o Google e outros mecanismos de busca estão se empenhando para reconhecer a localização da página como um elemento de consideração de link. Assim, empregar links para páginas no estilo da Wikipédia (no corpo do conteúdo) ao invés da navegação permanente pode, potencialmente, fornecer algum benefício. Não se esqueça, no entanto, que o Google somente conta o primeiro link para uma página, que ele vê em HTML.
  • Localização de link nas barras laterais e rodapés – Recentes pedidos de patentes, trabalhos de busca e experiência de dentro SEOmoz e de muitos praticantes externos sugerem que o Google esteja descontando fortemente os links localizados no footer, e em um nível menor, nas barras laterais das paginas. Assim, se você estiver em um link de navegação permanente, pode valer a pena usá-lo no topo da navegação (acima do conteúdo) para objetivos de SEO. 

Arquitetura de página

  • Local de palavras-chaves – Aconselhamos que palavras-chaves importantes devem, preferencialmente, estar nas primeiras poucas palavras (de 50 a100, mas, esperançosamente, até antes disso) de um conteúdo de texto da página. Os mecanismos de busca parecem ter uma certa preferência por páginas que empregam palavras-chaves mais cedo em um texto.
  • Estrutura de Conteúdo – Alguns profissionais apostam no uso de formatos particulares de conteúdo (introdução, corpo, exemplos, conclusão ou estilo jornalístico de narrativa, conclusão, parábola) para SEO, mas nós não vimos nenhum dado que sugira que eles sejam valiosos para melhores posicionamentos e, assim, tome como ideal aquilo que funcionar melhor como conteúdo e para os visitantes.

Por que nós não obedecemos a essas regras o tempo todo?

Essa resposta é relativamente fácil. A verdade é que no processo de produção de um ótimo conteúdo web, nós às vezes esquecemos/ ignoramos/ desobedecemos intencionalmente as melhores práticas dispostas acima. Otimização de uma página, mesmo sendo importante, é apenas uma peça no quebra-cabeça maior do posicionamento:

(FYI – Os novos dados da pesquisa sobre fatores de posicionamento está programado para ser lançado muito em breve)

De fato, vale a pena ter locais de posicionamento corretos de palavras-chaves na página, mas SEO na página, na minha opinião, segue a regra 80/ 20 muito de perto. Se você tiver 20% dos lugares mais importantes (títulos, URLs, links internos) da lista acima, então você terá 80% (talvez mais) de valor possível na equação da página.

Melhores práticas para posicionamento #1

Curiosamente, a verdade é que a otimização da página não é necessariamente a mais importante na busca pelos melhores posicionamentos. Uma lista que, de fato, percorre o processo de conseguir aquela primeira posição se parece mais com isso:

  1. Accessibilidade – Mecanismos de busca não conseguem ver, ou acessar – ou não conseguem nem ser indexados. A habilidade de rastreamento é a mais importante desta lista.
  2. Conteúdo – Você precisa ter material de alta qualidade e convincente, que não apenas atraia interesse, mas faça com que os visitantes compartilhem a informação. A viralidade do conteúdo é, possivelmente, o fator mais importante/ valiosos na equação de posicionamento, porque ele irá produzir a maior taxa de conversão (a proporção daqueles que visitam vesus aqueles que linkam depois de ver).
  3. Elementos de página básicos – Ter o target correto das palavras-chaves nos elementos mais importantes (títulos, URLs, links internos) fornece grandes chances de uma página ter um bom desempenho.
  4. Experiência do usuário – A usabilidade, interface do usuário e experiência em geral fornecida por um website influencia fortemente os links e citações que ele recebe, bem como a taxa de conversão e exibição do tráfego de visitas.
  5. Marketing – Gosto de dizer que “bom conteúdo não substitui um bom marketing”. Um bom mecanismo de busca, ou uma campanha poderosa, tem o poder de atrair muito mais links do que o conteúdo pode “merecer”, e apesar disso parecer injusto, é um princípio sob o qual o capitalismo tem funcionado pelas últimas centenas de anos. Fazer propaganda às vezes é tão importante quanto (ou até mais) do que estar certo, ser honesto e valioso (apenas veja o cenário político).
  6. Otimização de página avançada – Aplicar tudo que foi dito acima com atenção aos detalhes certamente não é inútil, mas, por via das dúvidas, este tópico volta ao final da lista por um motivo: nossa experiência não tem muito valor quanto as outras técnicas descritas.

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/perfecting-keyword-targeting-on-page-optimization