Analytics

15 mai, 2015

Novo Search Analytics no Google Webmaster Tools

Publicidade

Após vários meses de testes, o Google lançou recentemente seu tão esperado relatório de Análise de Pesquisas (ou Search Analytics), recurso que está substituindo a opção Consultas de Pesquisa dentro do Google Webmaster Tools.

A nova funcionalidade foi lançada oficialmente no dia 6 de maio e anunciada no mesmo dia pelo Blog Oficial do Google para Webmasters. Ela traz recursos muito mais interessantes e opções que facilitam a vida de quem precisa entender como os usuários encontram o seu site e como suas páginas aparecem nos resultados de busca do Google.

O novo relatório de Análise de Pesquisa fornece muito mais informações e detalhes sobre quantas vezes seu site aparece no serviço de busca. Caso você ainda necessite dos relatórios fornecidos pela opção antiga, Consultas de Pesquisa, ela ainda estará disponível por mais três meses até que seja completamente substituída. Para conhecer o novo recurso, acesse o Google Webmaster Tools, Tráfego de Pesquisa e Search Analytics.

Segundo o texto oficial, “o novo relatório nas Ferramentas do Google para webmasters permite que você analise os dados de pesquisa do seu site detalhadamente e filtre-os de muitas maneiras diferentes a fim de analisá-los com maior precisão”.

Isso significa entender com muito mais clareza o comportamento do seu tráfego de pesquisa, como ele muda ao longo do tempo, qual a origem desse tráfego e quais termos são mais relevantes para o seu site.

O que mudou

Antes, as Consultas de Pesquisa permitiam apenas a visualização de consultas ou páginas em determinado período, número de impressões, cliques, CTR e posição média:

 

search-analytics-google-webmaster-tools

Agora é possível não só ter acesso a essas mesmas informações, como também comparar essas métricas em computadores desktop, smartphones e tablets.

Outro recurso adicional é a possibilidade de filtrar os dados por país de origem e compará-los. Essa característica pode ser muito útil para sites que oferecem serviços em mais de um país.

Há também ainda como analisar suas buscas a partir das novas atualizações do Google, como o Mobilegedom update, atualização que dá mais relevância para sites mobile-friendly em buscas feitas pelo celular.

Para conhecer mais, o Google disponibilizou uma documentação de como aproveitar ao máximo essa nova funcionalidade.