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22 mai, 2012

Google Venice update: o que muda em Local SEO

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Com o Venice Update, uma atualização do algoritmo do Google que procura sempre trazer melhores resultados, o trabalho de Local SEO se torna algo obrigatório e não um serviço adicional para quem quer o site nas primeiras posições do Google. Arriscamos a dizer que estratégias que ignorem o Local SEO estarão fadadas ao fracasso (ou à “inencontrabilidade”).

O que é a otimização de Sites Local?

A otimização de Sites Local, ou Local SEO, é o trabalho feito para obter as primeiras posições para buscas de produtos ou serviços realizadas para uma determinada região ou cidade. Ou seja, os resultados passam a ser personalizados de acordo com a geolocalização (e não estamos falando de resultados horizontais do Google Maps.)

Até pouco tempo, por exemplo, para procurar uma “escola de dança” próxima do local de trabalho, a pessoa digitava no Google “escola de dança” e não encontrava os resultados desejados. Então ela digitava “escola de dança sp” e mesmo assim apareciam escolas em bairros distantes. Por fim, a pessoa digitava “escola de dança SP pinheiros” para encontrar uma escola de dança na cidade de São Paulo e no bairro de Pinheiros; e só então apareciam resultados relevantes.

A otimização de Sites Local foi uma área de SEO que cresceu muito depois do lançamento do Google Maps. Com a possibilidade de procurar serviços e produtos no Google Maps, os especialistas em SEO identificaram uma nova fonte de tráfego para atuar e gerar tráfego para o site.

Há algum tempo, o Local SEO passou a ter um maior destaque porque a página de resultados de buscas (SERP) padrão do Google passou a exibir um mapa do lado direito e alguns resultados próximo a uma determinada região. Esses resultados do mapa geralmente são exibidos após a terceira posição da busca orgânica. Isso já chamou a atenção de muita gente, porque trouxe a possibilidade de aparecer na primeira página do Google no lugar equivalente a quarta posição.

Veja o exemplo abaixo para a busca por restaurantes feitas com o local definido como São Paulo.

Muito tráfego qualificado consegue ser gerado pelos resultados de sites com posições no mapa e avaliações. A existência de comentários positivos, além de ajudar a subir posições no ranking do Google, transmite credibilidade para o usuário que tende a confiar no que foi falado sobre a empresa.

As empresas que atuam localmente não podem ignorar a importância de estar presente no Google Maps. Não basta criar uma conta no Google Places e se cadastrar. Vale a pena colocar a maior quantidade de informações possíveis: desde dados de cadastro, até imagens e vídeos; afinal, quanto mais completo o cadastro, melhor as posições que você pode obter.

Local SEO e o Venice Update do Google

O algoritmo do buscador Google tem mudanças frequentes e geralmente uma vez por ano é lançado um grande pacote de mudanças. Recentemente, o Google informou no blog oficial de Busca Google, que foram feitas mais de 40 modificações. Algumas delas têm um grande impacto no trabalho de SEO e é fundamental saber as novas oportunidades para obter as primeiras posições no Google.

A grande mudança em SEO dessa atualização do robô do Google é chamada Venice. “Esta melhoria aperfeiçoa a ativação de resultados Universais Locais, contando mais no ranking de resultados principais como um sinal… Nós lançamos um novo sistema mais confiável para descobrir resultados da cidade de um usuário. Agora, nós estamos mais aptos para detectar quando os documentos e as buscas são locais para o usuário”, afirma o blog do Google.

O que isso quer dizer? Isso quer dizer que passa a existir uma diferença entre o ranking de uma palavra-chave para o Brasil e o ranking da mesma palavra para a cidade de Belo Horizonte ou São Paulo, por exemplo. As posições no ranking nacional podem ser bem diferentes das posições no ranking de uma cidade. O Google implementa essa modificação com o objetivo de trazer resultados mais relevantes para o usuário, melhorando assim a experiência de navegação e a satisfação do usuário em encontrar aquilo que ele deseja.

Passa a ter mais importância o local onde a pessoa está conectada na Internet e de onde consulta o Google para serem exibidos resultados personalizados e sites mais relevantes para a região na busca orgânica. O Google identifica pelo número do IP e o aplicativo GPS o local de onde você acessa a Internet. A partir dessa informação, ele consulta nos seus bancos de dados internos não apenas os sites mais relevantes para uma palavra-chave específica, mas também os dados regionais dos sites mais relevantes.

Habitualmente, o Google implementa essas atualizações no algoritmo de buscas para a versão em inglês do buscador (algo como um projeto piloto) e após a comprovação do sucesso da atualização e a realização de ajustes, é feita a atualização dos buscadores nas demais línguas.

Hoje já é possível ver o que muda nos resultados da busca orgânica com a atualização funcionando nos Estados Unidos. Nós fizemos uma consulta que você também pode fazer no site. Faça uma busca por “notebook shop”, isto é, loja de notebook. Após fazer a primeira consulta, nós especificamos duas cidades diferentes.

No menu da esquerda é possível especificar a cidade de onde você faz a consulta. Abaixo, a página de resultados pela busca de “notebook shop” em New York.

Como eu não estou em Nova York, especifiquei esta cidade e o primeiro resultado que aparece na busca orgânica é de uma loja que tem o nome da cidade e duas abreviações da cidade no título da Home. Juntamente com isso, a Meta Description também tem a abreviação da cidade.

Depois disso especifiquei uma outra cidade para fazer a busca e veja só que interessante o ranking. O primeiro resultado da busca orgância é outro site. Preste atenção ao fato que não foi escrito “notebook shop los angeles”, somente está escrito “notebook shop” e por causa do local de referencia ser diferente, os três primeiros resultados são diferentes. Perceba também que o primeiro resultado também é um site que contém Califórnia, o estado ao qual pertence a cidade de Los Angeles, no título da página e na Meta Description.

O ranking dos resultados do Google a nível de país é um, porém se existem sites que possuem Local SEO, o Google vai posicionar melhor os sites com Local SEO sobre os resultados “genéricos” para a palavra-chave.

No artigo sobre a nova Política de Privacidade do Google, falamos sobre a integração dos produtos e serviços do Google. Continuando com essas ações de integração, o Venice Update não é algo isolado no buscador do Google. Outra modificação pode ser observada nos resultados de vídeos do YouTube, que também levam em consideração o local onde a pessoa está; portanto quem busca por Britney Spears no Brasil visualiza vídeos diferentes de quem busca por Britney Spears nos Estados Unidos.

Cada vez mais o Google torna sofisticado os resultados de busca e exige que as pessoas que trabalham com SEO sejam muito competentes, afim de adequar os sites à essas atualizações e continuar com boas posições.

Vamos ver a seguir algumas estratégias para otimização de Sites Local.

Estratégias de otimização de Sites Local on-page

É fundamental que o endereço da empresa esteja no próprio site, mas em alguns casos não basta que a cidade e o esado estejam no rodapé do site. Pode ser interessante colocar no título da página, em subtítulos, textos, imagens e na tag <alt> das imagens.  Lembre-se que todo esse conteúdo deve estar em formato de texto.

Se o objetivo for aparecer bem para diferentes bairros, vale a pena ter uma página do site com conteúdo diferente para cada bairro, por exemplo, uma página para “escola de dança em Pinheiros” e “escola de dança em Perdizes”, desde que essa página seja relevante para o usuário; do contrário, poderá ser considerado black hat e seu site poderá ser punido pelo Google.

É quase desnecessário dizer que não se deve fazer keyword stuffing para evitar punições e perda de posições no Google.

Estratégias de otimização de Sites Local off-page

O cadastro completíssimo das informações no Google Places é o primeiro passo para Local SEO. Porém, isso não é suficiente para Local SEO off-page. É importante que o endereço da empresa esteja no próprio site e em outros sites e diretórios como Apontador e Telelistas.

Outra dica valiosíssima é conseguir links apontando para o site com o texto âncora [palavra-chave] + [referência local], por exemplo, “escola de dança em Pinheiros”. Isso agrega valor ao seu site para os resultados locais.

Em breve, o Venice Update passará a funcionar plenamente no buscador do Brasil. Já notamos algumas diferenças no tráfego de sites de clientes que estão recebendo mais visitas locais, o que gerou um aumento de conversões para esses sites com um trabalho de otimização de Sites Local bem feito. Quem sabe, em breve, publicamos um estudo mais profundo sobre o tema…

E você, vai esperar até quando para começar a fazer Local SEO?