Deixei esse assunto para ser o último artigo da série, pois, como dito lá no primeiro, o CTR influencia bastante no índice de qualidade, então nada mais justo do que explicar o CTR antes para você já ir trabalhando nele.
Então, para não perder mais tempo, vamos ao que interessa: o Índice de qualidade do Google Adwords e como melhorá-lo.
O índice de qualidade influencia em quatro coisas:
– no lance mínimo da palavra-chave (rede de pesquisa): quanto melhor seu índice de qualidade, menos você terá que pagar para ativar a palavra
– no posicionamento do anúncio na rede de pesquisa: quanto melhor seu índice, melhor será seu posicionamento sem precisar aumentar seu cpc
– no posicionamento do anúncio na rede de conteúdo (segmentado por palavra-chave): quanto melhor seu índice, melhor será seu posicionamento sem precisar aumentar seu cpc e mais impressões seus anúncios terão na rede de conteúdo (até atingir o orçamento diário)
– segmentada por canal: junto com seu CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil), determina se seus anúncios serão ou não exibidos nos sites que você escolheu
Agora vamos às dicas para otimizar cada um dos fatores conhecidos que mais afetam o Índice de qualidade (lembrando que as dicas estão aqui, ó).
Página de Destino (landing page)
A página de destino é aonde seu usuário chega depois que clicou no seu anúncio.
O Google analisa características de sua página, como utilidade, relevância da informação que tem na página, navegabilidade, quantidade de links, estrutura da página etc., para determinar se ela é relevante ou não para sua campanha e se o usuário teria uma boa experiência nela (como, por exemplo, encontrando facilmente o que ele procurava ao clicar no seu anúncio).
O primordial é conseguir organizar bem as informações nessa pagina, não deixá-la pesada, mantê-la simples e com um conteúdo original e bem focado no que você oferece nos seus anúncios. Por isso utilizar na sua landing as palavras-chave principais de sua campanha ajuda na hora dessa avaliação. Outras dicas:
– botão de “Voltar” do navegador precisa estar ativado nesta página para seus anúncios serem aprovados
– caso seja necessário baixar algum programa para o usuário conseguir o que queria ao clicar em seu anúncio, deixe isso claro em sua página.
– evite pop-ups e ferramentas afins
– evite pedir informações pessoais do usuário, mas caso realmente seja necessário, transforme isso num dos passos que o usuário precisa completar após encontrar o que procurava ou realizar sua compra. Caso a informação seja essencial para o usuário encontrar o que precisa, deixe isso claro também em sua página.
– evite excesso de links (assim você também previne a dispersão do usuário do foco de sua página, ou seja, de gerar conversão)
– certifique-se de que há um link para a home do seu site e links para “Política de Privacidade” (ainda mais se você pede informações pessoais do usuário), “Contato”, “Termos de uso” etc.
– se utilizar imagens, certifique-se de que todas têm “alt” tags relevantes para suas palavras-chave principais
O Google oferece o Website Optimizer para te ajudar a montar páginas de destino que se adequam ao que eles consideram interessante para os usuários.
Relevância de suas palavras-chave em relação aos seus anúncios
Quanto mais intimamente relacionados estiverem seus anúncios e suas palavras-chave, melhor será seu índice de qualidade (e maiores são as chances de você conseguir um bom CTR) e, conseqüentemente, seu posicionamento. Seu conjunto de palavras-chave é a base para se montar uma boa campanha, então selecione-as com cuidado, e seus anúncios são o caminho do usuário até seu site, então deixé-los bem relevantes ao que o usuário busca é mais do que essencial.
Na rede de conteúdo você tem uma flexibilidade maior na hora de estruturar seu set de palavras-chave, pois lá você pode usar mais palavras-chave de abrangência ampla e genéricas. Estima-se que as 50 primeiras palavras do seu grupo de anúncio são as que o Google considera para determinar onde seus anúncios aparecerão e, quanto maior for seu set de palavras-chave, maiores são as chances de você “confundir” o sistema do Google e ele não avaliar bem qual é o tema de sua campanha (o próprio pessoal do Google já assumiu que conjunto de palavras muito grande pode confundir o algoritmo).
Na rede de pesquisa, evite o uso de palavras genéricas e trabalhe as variações de correspondência. Lembre-se que nesta rede o CTR é considerado para seu Índice de qualidade, então nada de colocar um monte de palavras-chave para aumentar suas impressões se elas não são realmente relevantes para o que você anuncia.
Desempenho que o anúncio teve no site em que será exibido e sites semelhantes (rede de conteúdo)
Quanto melhor foi o desempenho passado do seu anúncio num determinado site, mais vezes o Google vai exibi-lo neste site e em sites semelhantes e melhor será a classificação desse anúncio. Então, de novo, por mais que seja na rede de conteúdo, selecione palavras-chave relevantes para o tema de sua campanha, assim você aumenta as chances de seus anúncios terem bom desempenho na maioria dos sites em que eles aparecerão.
Relevância da palavra-chave em relação à página de destino
O assunto da sua página de destino tem que ser relevante para suas palavras-chave. Selecione direitinho suas palavras-chave e garanta que sua página de destino está bem otimizada para o objetivo a que ela se propõe. Sobre a página de destino, você já leu as dicas lá em cima.
Lembre-se de que quanto maior for o índice de qualidade de sua palavra-chave, menor será o lance mínimo para ativá-la.
Índice de qualidade da Conta
O Google considera o índice de qualidade da conta para determinar o lance mínimo de uma palavra-chave quando ele tem poucas informações sobre esta palavra (por exemplo: indústria que tem constantemente novos termos associados a ela). Nele, o Google analisa todas as palavras-chave de sua conta independente do grupo a que pertencem (palavras com mais cliques e impressões tem mais peso do que palavras com menos cliques e impressões)
Quando o índice de qualidade de sua conta é alto, o Google considera que você sabe respeitar o usuário e proporcionar boa experiência quando clicam em seus anúncios, logo ele te dá mais “espaço” para agir (como permitindo lances de ativação de palavra mais baixos).
Outros fatores relevantes
Não se sabe exatamente que fatores são esses, então não entrarei em detalhes. Porém engenheiros do Google garantem que tem mais de 100 fatores que podem ser considerados relevantes, além dos já citados, no entanto nem todos serão determinantes na hora de ativar a exibição de seu anúncio, pois isso depende de muitos outros fatores aos quais seus anúncios estão condicionados (como segmentação por região, definição de horários para exibição de anúncios, segmentação demográfica etc.)
Por último, é legal sempre ficar de olho no lance mínimo que o Google está pedindo para deixar sua palavra ativa, pois esse lance utiliza praticamente todas as variáveis de avaliação de índice de qualidade, logo prestar bem atenção nele pode ser um bom índice de avaliação se tem algo errado na sua campanha ou não.