Dicas para aumentar o CTR de sua campanha:
Como visto no primeiro artigo dessa série, o CTR influencia no posicionamento de seus anúncios na rede de pesquisa e no lance mínimo de suas palavras-chave, por isso vou focar as dicas de hoje em como melhorar o CTR de sua campanha na rede de pesquisa.
#1 – palavras-chave: selecione-as bem
A base de qualquer campanha bem estruturada é o conjunto de palavras-chave que ela tem. São as palavras-chave que você escolhe que nortearão a exibição dos seus anúncios na rede de pesquisa e isso por si só já é mais do que o suficiente para se compreender por que elas são super importantes.
Comece anotando as palavras-chave principais relacionadas ao que você vai anunciar e, a partir delas, vá expandindo sua lista com todos os termos diretamente relacionados ao seu produto. Depois amplie esse conjunto de palavras-chave utilizando as variações de correspondências de palavras que o Adwords oferece:
– Correspondência ampla: padrão do Google, com ele você abre a possibilidade de o Google exibir seus anúncios não só para essa palavra que você escreveu, mas também para variações relevantes da mesma, como palavras-chave relacionadas que não estão na sua lista de palavras (exemplo: se sua palavra chave é camiseta, o Google pode exibir para camisas), sinônimos, variação de singular e plural e qualquer outra busca que tenha essa palavra-chave, não importando a ordem dos termos (exemplo, se sua palavra-chave for sapato de couro, seu anúncio pode ser exibido para conserto sapato de couro, sapato 45 de couro e conserto sapato).
– Correspondência de frase: é quando você coloca sua palavra-chave entre aspas. Fazendo isso, você indica ao sistema que quer que seus anúncios sejam exibidos para buscas que contenham a sua palavra-chave escrita exatamente naquela ordem, mas ainda deixa aberta a possibilidade de variações com essa palavra. Por exemplo, se sua palavra for “sapato de couro”, seu anúncio será exibido quando buscarem por conserto sapato de couro, mas não será exibido para sapato preto de couro ou conserto sapato.
– Correspondência exata: é quando você coloca sua palavra entre colchetes. Com isso você indica ao sistema que você quer que seu anúncio seja exibido apenas quando o usuário buscar exatamente a sua palavra-chave. Ou seja, se sua palavra é [comida francesa], seu anúncio só será exibido quando o usuário buscar comida francesa nesta ordem e sem nenhum outro termo ou variação. Essa é a correspondência mais segmentada do Google.
– Correspondência negativa: particularmente é uma das correspondências que acho mais interessantes, pois com ela você diz ao Google em que buscas você NÃO quer ter seus anúncios exibidos. Para configurar uma palavra como negativa, coloque o sinal de menos ( – ) na frente. Ela funciona assim: se sua palavra for sapato de couro e palavra negativa for -preto, seu anúncio não será exibido para sapato de couro preto ou qualquer variação da sua palavra que contenha o termo preto.
#2 – Divida suas palavras-chave por temas bem específicos
Depois de escolhidas e com as devidas correspondências, organize suas palavras-chave em grupos. O ideal é que cada grupo tenha um foco específico, um tema, e seja bem segmentado para este foco. Por exemplo, se você vai anunciar celulares Nokia N65 e N95, o ideal é ter um grupo de anúncio focando o N65 e outro focando o N95, assim você amplia suas chances de ser mais relevante para a consulta do usuário. Quanto mais focado for seu grupo de anúncio, maiores são as chances de um alto CTR.
#3 – Foque-se no texto de seus anúncios
Trabalhe bem o texto do seu anúncio. Tendo suas palavras-chave selecionadas e já divididas em seus focos específicos, fica bem mais simples criar anúncios relevantes para cada um desses focos.
– Utilize um linguagem a qual seu público está acostumado
– Evite erros gramaticais e ortográficos desnecessários para evitar a reprovação de um anúncio
– Utilize as palavras-chave principais de suas campanha no texto do anúncio. Com isso, você não só mostra ao Google que elas são completamente relacionados a sua seleção de palavras, como também mostra ao seu usuário que seu anúncio tem muito a ver com a pesquisa que ele fez (o Google põe em negrito termos buscados pelos usuários que estejam no texto do seu anúncio e, acredite, isso chama atenção).
– Utilize call to actions para deixar claro ao usuário o que você espera que ele faça. Assim você desperta nele a vontade de tomar uma atitude naquele momento em que lê seu anúncio.
– Crie variações de anúncio com inserção automática de palavras-chave, assim as palavras-chave buscadas pelos usuários serão inseridas automaticamente no seu anúncio.
#4 – Gere relatório de palavras-chave
Monitore sempre o desempenho de suas palavras-chave. Veja quais dão mais retorno, quais têm baixo CTR, quais variações de suas palavras estão ativando seus anúncios e por aí vai. Tendo esse tipo de controle, você consegue “limpar” sua campanha, excluindo as palavras ruins e deixando/inserindo apenas aquelas que colaboram para seu objetivo final e para o CTR.
É importante fugir do ranço da mídia tradicional (é, ponha em mente que mais importante do que ser visto milhões de vezes, é ser relevante para cada uma dessas exibições). Lembre-se que o Google preza pela relevância e para o Adwords isso em nada está relacionado com a quantidade de vezes que seu anúncio foi exibido. Comece com um set de palavras-chave bem redondo, com palavras-chave escolhidas literalmente a dedo e sem pecar pelo exagero, assim você contribui com seu índice de qualidade e evita que um desempenho ruim inicial possa afetar o histórico de sua campanha.
No terceiro e último artigo dessa série, darei dicas de como melhorar seu índice de qualidade.