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18 jul, 2012

Conteúdo como ferramenta de marketing

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Aqui na Conversion, nós sempre batemos na tecla dizendo que o conteúdo é fundamental para toda e qualquer estratégia em SEO. E não é difícil percebermos isso: é o conteúdo que atrai leitores para o nosso site, aumentando o nosso PageRank; é ele que faz com que o robô do Google nos deixe melhor posicionados nas SERP; é ele (juntamente com o design, logicamente) que aumenta a permanência do leitor em nossas páginas; e, finalmente, é ele que abre as portas para a geração de leads e conversões.

Do bom conteúdo também saem dúvidas, comentários e a oportunidade de interagir com seguidores, como temos vivenciado no nosso blog. E isso é muito interessante, pois, devido às mudanças nos algoritmos do Google com preocupação em relação à experiência do usuário e à usabilidade dos sites, podemos enxergar nessa interação dentro da própria plataforma de blog do WordPress ou Blogger uma oportunidade incrível de estabelecer um canal de comunicação direta com os leitores, aproveitando para aplicar técnicas de SEO.

Bom conteúdo gera comentários e compartilhamentos

Criando um conteúdo informativo e original, você acaba abrindo espaço para a opinião dos leitores, para que eles tirem dúvidas, para que eles entrem de cabeça junto com a sua marca em um assunto que interessa para ambos. É uma aplicação certeira do conceito de Engagement, no qual há uma troca de informações transparente: todos os envolvidos aprendem e todo mundo sai ganhando.

E como a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos, como a nossa professora da escola costumava dizer, o bom conteúdo também é compartilhado nas redes sociais e citado em outros blogs, trazendo mais visitantes para a sua página e aumentando a relevância de seu site.

Você pode até pensar: ter muitos leitores é legal, mas será que isso realmente tem muita importância em SEO? A resposta é sim!

Interações estão ganhando cada vez mais importância

Como eu já disse anteriormente, a tendência é que o Google valorize cada vez mais as interações dentro do site, pois isso é uma prova de que o usuário está encontrando o que ele quer naquele ambiente e está dando uma resposta (positiva ou negativa). Inclusive, há fortes rumores no meio de que o Facebook está abrindo muito mais informações para os mecanismos de busca, que por sua parte estão se adaptando para aproveitar esses dados da melhor maneira possível.

Os comentários cadastrados em HTML, e não em javascript, como o Diego pontuou em seu artigo, também são indexáveis, ou seja, geram conteúdo e ajudam o seu site a ser encontrado. Portanto, acompanhe sempre e dê extrema importância às interações de suas publicações, respondendo comentários, tirando dúvidas e etc.

Mas espere um pouco: se as interações e os comentários geram compartilhamentos de seu link e ajudam seu site a ficar bem posicionado, seria o bom conteúdo uma técnica de Link Building?

Do bom conteúdo ao Link Building

A produção de bom conteúdo não é link building em si, mas é um processo que diferencia meninos de homens em SEO. Não é o caminho mais fácil, mas é o melhor caminho de se conseguir links de qualidade, e ainda com a possibilidade do seu artigo ser lido por pessoas importantes do ramo.

Portanto, mãos à obra!