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2 fev, 2011

Cinco fases que movimentam o SEO no e-commerce

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Os motores de busca caracterizam-se pela medida mais eficaz quando se deseja
encontrar algo na web. Sabendo disso, foi criada a ação de marketing digital,
conhecida como SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para sites de
busca. E esta ação consiste na divulgação da empresa através de palavras-chave,
as quais são procuradas por clientes em potencial e indicadas pelos sites de
pesquisa, como o Google.

O SEO pode ser usufruído por qualquer empresa que deseja ser encontrada no
universo virtual. Contudo, a ação é uma ferramenta poderosa quando falamos,
principalmente, de lojas virtuais e comércio eletrônico. O objetivo de qualquer
empresa quando se investe em SEO é alcançar o primeiro lugar no ranking do site
de busca, o qual possui maior visibilidade e, consequentemente, mais acessos.

Para conquistar a tão almejada primeira posição no Google é necessário
realizar uma campanha bem estruturada e monitorada. Para isso, há empresas
competentes e profissionais que desenvolvem trabalhos de otimização, através de
técnicas que garantem resultados satisfatórios.

Abaixo, destacam-se cinco fases que provam a necessidade de investir
esforço, tempo e dinheiro nessa importante ferramenta de divulgação:

A primeira fase é a da negação. É quando o lojista pensa:
“Não preciso de ajuda profissional, nem parece ser tão difícil. Posso
fazer minhas campanhas de SEO sozinho!”. Na realidade, a maneira mais
eficaz e rápida de conquistar resultados com SEO é utilizar a técnicas
corretas, contratando uma empresa séria para administrar e monitorar as
campanhas.

Utilizando as técnicas erradas, sem o auxílio de profissionais capacitados,
você chegará facilmente à segunda fase: a da raiva. “Eu
já mudei o título, já adicionei diversas palavras-chave, mas ainda, não cheguei
ao ranking do Google!”. Esses são os primeiros pensamentos, pois diversos
artigos mostram que as estratégias de SEO prometem resultados automáticos, o
que não é verdade. É preciso realizar um trabalho constante de monitoria.

Após esta fase, ainda, sem possuir auxílio profissional, a terceira se
instala. É a fase da negociação: “Você, por acaso, sabe
se existe uma forma de comprar o ranking do Google? Tem que haver alguma
maneira de negociar com eles”. Não se preocupe, ao chegar a esse ponto,
pois isso é uma parte natural do processo. Mas é
claro que não existe negociação com o Google, e isso pode te levar à quarta
fase.

A depressão se estabelece. É quando você pensa:
“Chega! Isso é impossível. Tentei tudo que os artigos disseram, mas nada
deu certo…”. Na realidade este é um sentimento natural também. Você
tentou algumas coisas, aumentou o investimento no Google em troca de uma boa
divulgação, mas sua loja, ainda, não está na primeira página. Mas não tenha medo,
pois há uma luz no fim do túnel!

Chega-se, finalmente, à quinta
fase, a fase da aceitação
.
“Bem, o que  tentei sozinho não funcionou e não consegui comprar um
ranking do Google. Então acho que vou começar tudo de novo, mas de outra forma: vou entrar em
contato com uma empresa competente!” É agora,
que você vai arregaçar as mangas, juntamente com essa nova equipe e começar a
produzir bons conteúdos, trabalhando na construção de vínculos com o motor de
busca.

Após aceitar o fato de que é essencial contar com o auxílio de profissionais
para realizar suas campanhas de SEO e conquistar o primeiro lugar no ranking do
Google, é o momento de preparar sua loja virtual para crescer. Os motores de
busca assimilam bons conteúdos e os transmite aos visitantes, por isso, construir
boas informações fará com que as pessoas interessadas cliquem em seu anúncio e
encontrem sua loja virtual.

Quanto melhor e mais relevante você tornar sua loja virtual, na mesma
proporção o Google e outros motores de busca irão destacar seu e-commerce. Por
isso, é importante fazer a contratação de equipes preparadas para atender as
necessidades de suas campanhas de otimização, pois com as técnicas corretas e
monitoramento constante, os resultados se tornam cada vez mais evidentes.

Antes mesmo que você note, sua loja já
estará na primeira página. Isso porque você criou um conteúdo que é valioso,
que tem relevância; porque investiu na administração certa e permitiu que
as técnicas corretas fossem utilizadas. Por isso, o Google vai classificá-lo em
conformidade. Para seguir em sucesso, basta ter em mente que a campanha de SEO
é uma maratona, e que é preciso estar preparado para conquistá-la.

Boas vendas!