Estes dias estava pensando em alguma matéria interessante para escrever e inacreditavelmente um colega veio me perguntar se eu sabia aonde fazia cadastro no site das Americanas.
Achei estranho a pergunta e fui dar uma olhada. Depois de gastar alguns minutos, não consegui achar o tal “cadastro”. Impossível um e-commerce deste nível esconder o cadastro. Comecei a dar uma boa navegada, vi alguns erros críticos e acabei achando a tal matéria que buscava.
A idéia é apresentar erros de usabilidade, acessibilidade e arquitetura de informação em um grande portal e mostrar o quanto este tipo de estudo e preocupação ainda é deixado de lado, mas vamos lá.
Buscando o cadastro
Ao entrar no site da Americanas.com, no topo, não há nenhum opção “faça seu cadastro” ou “cadastre-se”. A opção mais próxima que existe é “Meu cadastro”, mas se eu não tenho cadastro, esta opção não me serve de nada. Mas vamos clicar, talvez esteja ai o tal cadastro…
Menu da americanas
Quando entramos na opção “Meu Cadastro”, nos deparamos com esta tela:
Imagem da tela de Meu Cadastro
Se você olhar bem, verá as opções “Já sou cliente”, “Consultar Pedido”, “Esqueci minha senha” e “Meu e-mail mudou”. Ou seja, NADA de “Cadastre-se”.
A única forma que achei de se cadastrar foi fazendo a simulação de uma compra. Ou seja, escolhendo um produto, indo para o carrinho, finalizando o pedido, ai aparece esta tela:
Tela com opção de cadastro
Chegamos, finalmente, à opção de se cadastrar, mas isto foi fácil ou intuitivo? Já pensou o número de pessoas que abandonou este e-commerce e foi navegar no concorrente? Veja como seria fácil solucionar o problema do cadastro:
Menu com opção para cadastro
Leitura cansativa
Navegando pelo site, percebi que em boa parte dos textos temos um erro de acessibilidade grave:
Pouco espaçamento entre as linhas
Repare que o espaçamento entre as linhas é muito pequeno. Algumas linhas como a que está destacada, chegam a estar grudadas e isso, para pessoas com idade avançada, é horrível, pois sua vista já está cansada e este pouco espaçamento dificulta a leitura. O que recomendo é um espaçamento de 18px, que é ideal para uma boa leitura.
Veja um exemplo de como a leitura fica mais fácil com um bom espaçamento:
Espaçamento maior entre as linhas
Pular para o conteúdo
Uma das recomendações para sites acessíveis é um link para pular diretamente para o conteúdo. Ou seja, quem usa leitor de tela ouvirá a cada nova página todo o topo do site da americanas e isso inclui todos os botões, menu lateral e etc, até chegar ao conteúdo que está no meio do site.
O grupo Acesso Digital já havia avisado isto em seu vídeo recente, mas nada foi feito na reformulação para a versão atual do site, veja abaixo:
Menu sem a opção de pular para o conteúdo
Veja como é fácil criar um menu acessível:
Menu com a opção de pular para o conteúdo
Ao clicar neste botão, o usuário iria para a parte de conteúdo e não seria obrigado a ouvir todo o conteúdo do menu novamente.
Cartão Americanas
Um outro erro de usabilidade é ao clicar em “Cartão Americanas”, no lado direito do menu:
Opção do Cartão Americanas no menu
Ao clicar neste link, o usuário é levado a uma página que lembra qualquer outra página da americanas, com flash com produtos e abaixo outros produtos:
Página do cartão americanas
Em nenhum momento, ao bater o olho inicialmente, você tem a certeza de estar em alguma página de aquisição de cartão, ou de vantagens e benefícios, mas se você reparar e começar a ler o menu que surgiu no lado esquerdo (que inclusive tem um erro de taxonomia), você percebe que fala sobre o cartão realmente, mas a página apresentada poderia ser mais expressiva, como por exemplo:
Página do cartão americanas reformulada
Fica bem mais fácil saber que você está na área certa e como utilizá-la desta forma, não!?
Por enquanto é só pessoal. Na próxima matéria trago outros erros no site da americanas, alguns bem graves como a busca. E em breve irei disponibilizar em meu blog um vídeo com todo este teste narrado, não percam.
E está no ar o site do 1º Workshop de Arquitetura da Informação, Acessibilidade e Usabilidade, que inclusive o iMasters está apoiando. As vagas são limitadas, então reserve já a sua: www.waiu.com.br
Forte abraço!