iMaster Developers

Ana Amélia Erthal

Ana Amélia Erthal

é jornalista e mestre pela UERJ na linha de Novas Tecnologias em Comunicação. Coordenou diversos projetos digitais na área de planejamento e conteúdo como o Portal Mundo Oi, SulAmérica, PUC-RJ, Senac-RJ, HSBC, Bradesco e CBTU. Atualmente é professora da ESPM, UNESA, UCAM, INFNET e iMasters PRO. É pesquisadora pelo CAEPM e consultora da Fundação Roberto Marinho.
  • Publicou
    28
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    78400
    Vezes
    eye
  • Desde
    2011
    clock
awardArtigos Publicados
Ana Amélia Erthal
Marketing Digital
Os novos diálogos na era da economia da atenção

O conteúdo corporativo não pode ser apenas replicado na Internet. Deve ter uma linguagem própria e estruturada de acordo com a audiência.

Ana Amélia Erthal
Marketing Digital
Melhores de 2012 - Texto oral x texto escrito: dicas para produtores de conteúdo multimídia

O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço…

Ana Amélia Erthal
Marketing Digital
Rede social: jogo de tiro em primeira pessoa?

A maioria das pessoas no mundo joga. Qualquer coisa, em qualquer plataforma, em qualquer lugar, a qualquer hora, com quaisquer pessoas. O jogo é um fenômeno cultural, que antecede a cultura humana e que também pertence a natureza animal. Johan Huizinga diz que o jogo é mais do que “um fenômeno fisiológico ou reflexo psicológico”….

Ana Amélia Erthal
Marketing Digital
Texto oral x texto escrito: dicas para produtores de conteúdo multimídia

As faculdades de jornalismo têm se preocupado cada vez mais com a formação de jornalistas multimídia, aqueles profissionais que serão capazes de trabalhar nas rádios, TVs, jornais, revistas, assessorias e, sobretudo, nos múltiplos formatos do digital. Na verdade, a faculdade apenas espelha a tendência da generalização – e não da especialização – que marcou as…

Ana Amélia Erthal
Marketing Digital
Curadoria de Conteúdo: o estado da questão

Vamos falar a verdade bem claramente: é entediante ficar lendo sempre as mesmas coisas na internet. Parece que todo mundo – e quando eu digo todo mundo significa dizer todo mundo como potenciais produtores de conteúdo – replica, simplesmente e sem qualquer esforço, as notícias que correm mundo afora. É tanta replicação que ou se…

Ana Amélia Erthal
Design & UX
Análise do blog Amenidades do Design

A palavra amenidades significa, pelo bom e velho Aurélio, de trato suave, delicado, afável, que se processa de maneira fácil e agradável, aprazível. É exatamente assim que podemos descrever o blog Amenidades do Design, da designer Carol Hoffmann. Um blog com conteúdo temperado, moderado e suave, que se propõe a mostrar com brandura, sem alardes,…

Ana Amélia Erthal
Marketing Digital
Cartilha de Redação Web: uma enorme contribuição para a criação de um padrão nacional de redação

Desde 2001, o governo brasileiro vem fazendo esforços para criar padrões para a internet, numa tentativa de aproximar e estabelecer uma comunicação mais direta com a população.Este ano foi lançada a Cartilha de Redação Web, um passo de suma importância para os Padrões Brasil e-Gov, que faz com que o nosso país esteja numa lista…

Ana Amélia Erthal
Marketing Digital
Conteúdo on demand

No ecossistema da criação já há muito tempo é comum vermos empresas e pessoas físicas trabalhando para suprir necessidades que podem surgir por dois motivos: urgência – falta de tempo para criar -, ou por falta de criatividade mesmo. São os conhecidos “layouts prontos”, uma série de desenhos de sites que incluem dois ou três…

Ana Amélia Erthal
Marketing Digital
Listas do Twitter: o que muda em 2010 é a forma de consumo do conteúdo

Para 2010 não se fala em nenhuma ferramenta tecnológica inovadora que venha competir com o Twitter ou o Facebook. Tudo o que existe continuará existindo e a gangorra das novas tecnologias de comunicação levará ascensão e queda para uns e outros. Qual será a grande inovação? O que se fala a respeito de 2010 é…

Ana Amélia Erthal
Marketing Digital
Notícias geradas por usuários: MaYoMo (Map Your Moments)

O Youtube é a ferramenta de entrada de 85% de crianças e adolescentes em todo o mundo: mesmo aquelas que ainda não sabem ler e escrever e, principalmente porque não precisam ler, só precisam ver. Por que gostamos tanto dos vídeos da internet? Depois da disseminação das câmeras digitais todos nós passamos a fazer vídeos…

visualizando 10 de 28
Publicidade